sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

OPINIÃO

 

A MACABRA ARTE DO POUCO CASO

Por Marcos Ivan de Carvalho

Parece que se institucionalizou a arte do pouco caso em todos os segmentos do existir brasileiro.
Destaque-se, de antemão, a seriedade de muitos profissionais especializados em promover a Justiça, outro tanto de administradores e um bom número de fazedores de leis. Entretanto, a coisa se complica pelo próprio comportamento daqueles que se postam nos pilares do “num tô nem aí com a torcida”, como já rezava a gíria do século passado.
Alguns exemplos:

01 – Shopping Pátio Pinda, numa tarde de dezembro. Enormes cartazes na vitrine de uma loja anunciavam promoção de ponta de estoque. Entramos para ver. No mesmo instante estavam por lá duas representantes da fiscalização específica para o comércio. Órgão estadual. Questionaram uma das atendentes, aparentemente dona do estabelecimento, a respeito da não exibição de preços nas mercadorias expostas na vitrine. Na base do pouco caso, do deboche, a moça retrucou que não deveria existir autuação pelo simples fato de não estarem os preços exibidos. Sorria ironicamente, ou talvez “medrada”, mas não levava muito a sério a situação. Foi quando uma das responsáveis pela fiscalização perguntou se possuíam na loja o Código de Defesa do Consumidor. O mesmo foi exibido e a mocinha debochada foi informada: “No código existe a obrigação de se informar os preços na vitrine”. Balde d’água na cara da moça. O auto infracional, corretamente, foi lavrado. Em se considerando o deboche, inclusive dos demais atendentes da loja, o preço da rapadura até que ficou barato…

02 – Muitas faixas anunciando eventos já ocorridos se espalham por pontos estratégicos da cidade. Algumas cidades do Estado mantêm projetos sociais que reutilizam o material dessas faixas para a confecção de sacolas. Em nossa cidade parece que há um pouco caso por parte dos responsáveis pela remoção do material publicitário e. por isso, muitas vezes as faixas ficam “balangando” ao sabor do vento já que, geralmente, têm um lado de suas amarras rompido.

03 – Proprietários de bares deitam e rolam com o mau uso das calçadas, depositando sobre elas mesas e cadeiras para uso de seus frequentadores. Com isso, fazem seu discurso do “que se danem” para os idosos, portadores de deficiências, grávidas e até mesmo crianças. Todo esse público que merece atenção, fica exposto ao risco de acidentes por ter de circular pelo leito carroçável das vias, no qual muitas vezes vários condutores pouco “se lixam” com quem vai e vem a pé, já que se acham os justos usuários das ruas e avenidas. Haveria pouco caso da fiscalização de posturas?

04 – Para arrematar, neste nosso comentário: a terceira edição da Virada Inclusiva, realizada no sábado 05 de dezembro, não contou com a presença de autoridades. Nem do Legislativo, muito menos do Executivo. Será que excluíram essa gente da agenda de compromissos? Certamente era, como o é, um compromisso sério se aproximar, de dar valor ao procedimento daqueles que, mesmo sem pernas para andar ou sem olhos para ver, correm atrás de seus direitos, olham para a possibilidade de melhor qualidade de vida. Falta, entretanto, a real vontade cidadã, senão a política. Portadores de necessidades especiais não esmolam atenção, muito menos piedade. Reivindicam respeito, carinho, fraternidade. Despojamento é receita para haver inclusão desses brasileiros de todas as idades. Enquanto os supostos representantes do povo se ausentam, numa possível justificativa de não se exporem ao controle da Lei Eleitoral, os deficientes terão maior deficiência no atendimento de suas reivindicações. Sem contar aqueles políticos paraquedistas ou papagaios de piratas que correm na contramão da história e cerceam ações públicas no gesto mais descarado de politicagem barata.

Resumo da ópera: o pouco caso de muitos, hoje, pode ser a lâmina que os decepará de boas oportunidades amanhã. Depois, não adianta vir dando uma de “João sem braço”. Afinal, serão vítimas do próprio gesto símio de “não ver, não ouvir, não falar nada”.

Pouco caso, aborte esse comportamento de sua rotina diária. Não deboche da possibilidade de ser melhor e merecer a recíproca boa em seus momentos de dificuldade.

Penso assim, por isso assino.
Marcos Ivan de Carvalho - Jornalista MTb 36001


Nenhum comentário:

Postar um comentário