quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

CIDADANIA

A Justiça vem trocando rápido demais seus ritos e tradições. Há bem pouco tempo os processos eram costurados com agulha e linha. De repente surgiram computadores, gravações em CD, e, agora leitura digital e assinatura eletrônica...

São passos importantes. Mas a inovação não para por aí. A juíza Tamara Gil Kemp, titular da 1ª Vara do Trabalho do Gama, resolveu um processo por acordo obtido da janela do gabinete. Usou mensagens instantâneas via WhatsApp. Se fosse hoje não poderia, diante da suspensão judicial do serviço.

Mas, em dia normal, foi a primeira vez que se viu um bate-papo telefônico resolver pendenga judicial.

Embora realizado informalmente e em esquema de teste, o diálogo ocorreu nos moldes das conversas formalmente praticadas em sala de audiência. No entanto, foi tudo online, sem que as pessoas sequer estivessem no mesmo lugar.

Melhor será o dia em que for pra valer em todos os locais do Brasil.  Inclusive, no âmbito penal,  se presos não precisarem ser deslocados de penitenciárias às salas de audiência para depoimentos ou julgamentos, reduzindo assim riscos de fuga e transtornos com a segurança.

Falei e disse!




Nenhum comentário:

Postar um comentário