sexta-feira, 13 de novembro de 2015

CIDADANIA 

NINGUÉM PODE MAIS RECEBER A PÍLULA DO CÂNCER
Ninguém mais vai poder conseguir a droga conhecida como fosfoetanolamina desenvolvida na USP de São Carlos contra o câncer, até que seja devidamente testada e homologada pela Agencia Nacional de Vigilância Sanitária.
O Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo cassou todas as liminares concessivas e proibiu que juízes de primeiro grau adotem decisões futuras. Considerou irresponsabilidade utilizar o fármaco que já estava sendo chamado de pílula do câncer sem qualquer comprovação científica.
Para o desembargador Sérgio Rui, relator da matéria, é imprudente que o Judiciário permita a distribuição de droga, já que nem mesmo os médicos conhecem seus efeitos e conseqüências.
A controvérsia na corte foi definir se a decisão valia ou não para pessoas que já são atendidas pela substância. Por maioria de votos, o Órgão Especial determinou que nem elas podem mais passar pelo tratamento.
O clamor que se levanta contra o câncer produz ansiedade na busca de soluções, mas as alternativas terapêuticas devem seguir uma série de etapas. Principalmente estudos aprovados em comitê de ética e protocolo de pesquisa clínica na Anvisa.

Falei e disse!

Nenhum comentário:

Postar um comentário