domingo, 1 de novembro de 2015

3 DATAS MÍSTICAS

Ontem foi Halloween. Originariamente era ritual dos Celtas, povo que habitou a Grã-Bretanha, Irlanda e a França entre o ano 2000 e o ano 100 antes da era cristã. Para eles, a noite de 31 de outubro, (data da comemoração até hoje), era a véspera do “Samhain”, importante celebração que acontecia no dia 1 de novembro e que marcava 3 fatos importantes: o fim da colheita, o Ano-Novo Celta e também o início do inverno.
Era período de resguardo, pois acreditava-se que o portal entre o mundo real e o mundo espiritual ficava aberto a bruxos, mortos e criaturas místicas. Nesta estação de trevas e frio eles vinham do além para vagar pela comunidade. E, a maioria das famílias se recolhia em oração pelos antepassados. Aqueles que, por necessidade saíam de casa, vestiam-se de mortos ou bruxos para não serem notado pelos verdadeiros “Seres do Além".
A tradição do dia dos bruxos foi mantida com variações bem parecidas. Se um bruxo ou morto batesse na casa de um Celta, deveria ser recebido com alguma comida para não amaldiçoar o lar no ano que estava começando. Agora as crianças batem às portas.
O ‘Ano Novo’ também era a época em que as tribos conquistadas pagavam tributo aos conquistadores. Também era o início do armazenamento de alimentos para o inverno, tempo de retorno dos rebanhos aos pastos e período de renovação das leis.
Na Europa durante a Idade Média a festa de ‘Halloween’ passou a ser chamada de “Dia das Bruxas”. Mas aqueles que comemoravam eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição. Por isso, com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja Cristianizou a festa. O Samhain, a 1º de novembro, virou “Dia de Todos os Santos”. Foi criado também o “Dia de Finados”, celebrado em 2 de novembro no calendário cristão. O “Dia de Todos os Santos” na língua Inglesa é chamado de All Hallows e a véspera desta festa é chamada de Halloween. Em Irlandês é chamada de Oiche Shamhna - literalmente, véspera de Samhain...
A chegada a América foi por volta do século XIX quando boa parte da população Irlandesa partiu em busca de oportunidades na América do Norte e a tradição seguiu com eles, como festa de fantasias, fogos de artifícios e fogueiras altas... Brincadeiras com maçãs, bolos com surpresas dentro, doces e histórias de pavor contadas em voz baixa.
Já no século XX a tradição da festa foi repaginada à moda americana. Crianças vão de casa em casa propondo a troca de “travessuras ou gostosuras”...
No Brasil a celebração do Halloween é recente. Foi chegando ao nosso país através da grande influência da cultura americana, principalmente vinda através da televisão. Os cursos de língua inglesa também colaboraram para a popularização da festa em território nacional, promovendo grandes eventos como uma forma de vivenciar com os estudantes a "cultura norte-americana". Porém, um movimento nacionalista liderado pelo ministro da defesa e deputado federal Aldo Rabelo (PCdoB) propõe, até aqui sem êxito, a troca da bruxa pelo Saci Pererê. Vai conseguir sim ... Como diz o sambista, quando o morcego doar sangue e o saci cruzar as pernas...
Falei e disse!


Nenhum comentário:

Postar um comentário