segunda-feira, 13 de julho de 2009

JÁ NÃO SE SABE MAIS QUEM É HOMEM, QUEM É PORCO...

O momento brasileiro está fazendo recordar a “Revolução dos Bichos” de George Orwell. Imagine você, Caríssimo Leitor, que por ter cumprido seu dever, cobrando o que a Petrobrás teria de pagar ao fisco, a Secretária da Receita Federal, Lina Maria Vieira foi demitida pelo ministro da fazenda Guido Mantega.
S Outro que está na linha de fogo é o secretário extraordinário de Reformas Econômico-Fiscais, Bernard Appy.
S Envergonhado e insatisfeito com o encaminhamento do projeto da reforma tributária, parado no Congresso.

Mantega justifica a saída de Lina Vieira, alegando reclamações que teria recebido do Planalto, entre elas da própria ministra da Casa Civil e presidenciável Dilma Rousseff, descontente com a decisão da Receita de investigar a Petrobras.
S O desgaste de Lina Vieira começou em maio, quando se descobriu que a Petrobras fez mudança contábil que proporcionou a redução de R$ 4,3 bilhões em pagamento de tributos. Citou a legislação que disciplinava a matéria e, em tese, vedava a manobra da estatal. Esse movimento foi considerado desastroso para a secretária, que passou a ser bombardeada nos bastidores do governo.
S A partir desse episódio, a oposição começou a defender uma CPI da Petrobras, que será instalada nesta terça-feira, se não roncar trovoada forte.
S Lina Vieira foi chamada às falas. Mas manteve posição firme, colocando a Petrobrás sob fiscalização, e, notificando-a para entregar documentos em sua defesa.
S Lina Vieira também vinha sendo criticada por decisões administrativas. Até o Presidente Lula chegou a questionar Mantega sobre a atuação da Receita.
S Como eu disse o momento brasileiro está fazendo lembrar George Orwell no Livro “A Revolução dos Bichos”:
s “Vozes gritavam cheias de ódio. Eram todas iguais. Não havia dúvida agora quanto ao que sucedera à fisionomia dos porcos. As criaturas de fora olhavam de um porco para um homem... De um homem para um porco, e, de um porco para um homem outra vez... Mas já era impossível de se ver, quem era homem, quem era porco ...”

Um comentário:

  1. QUERIDO AMIGO,
    SEMPRE NOS LEMBRAMOS DE VC. DE NOSSOS PAPOS NA RUA DO MERCADO !RADIO LIVRE),PASSEI PELA BAND AM E NO MOMENTO ATUO PARA EMISSORAS DO E.SANTO MESMO MORANDO AQUI O RIO.DE UMA OLHADA NO NOSSO BLO MANO blogdobirobirocarlosdesouza.blogspot.com
    SOU TIO DO DR ELOIM MOREIRA DAÍ DE PINDA.
    ABCS

    ResponderExcluir