quinta-feira, 16 de julho de 2009

AGORA A COBRA VAI FUMAR... OU NÃO?

Em Brasília, ainda não eram 19 horas quando Lula chamou os senadores da oposição de pizzaiolos. Agora ficou todo mundo contra ele, em meio ao barata voa em que se transformou o processo de escolha dos integrantes da Comissão de Ética do Senado ...
s Em São Luiz, o Ministério Público Federal no Maranhão entrou na cruzada da moralidade. Instaurou procedimento para apurar se houve irregularidades na aplicação de recursos públicos repassados à Fundação José Sarney pela Petrobrás.
s Se não for jogo de carta marcada, porque no Maranhão tudo é Sarney, e, lá o Sarney pode tudo; começa a ganhar corpo a luta pela libertação de um Povo há muitos anos oprimido.
s Segundo o MPF, os recursos para a Fundação Sarney teriam sido concedidos na forma de incentivo fiscal com base na Lei nº 8.313/91 (Lei Rouanet) para aplicação no projeto de preservação e recuperação dos acervos bibliográfico e museológico da Fundação José Sarney. A destinação, portanto, há de ser respeitada. Não pode haver desvios...
O Ministério Público Federal pediu que o Ministério da Cultura forneça cópia integral de toda a documentação relacionada ao projeto, incluindo prestação de contas. O prazo é de 10 dias. Já a Fundação José Sarney tem cinco dias para apresentar cópia da documentação apresentada ao Ministério da Cultura.
s A Fundação José Sarney abriga ou deveria abrigar, acervos (museológico, bibliográfico, textual e audiovisual). Segundo a Fundação, “documentos que foram classificados e arranjados a partir de 1985, quando da posse de José Sarney como presidente da República, todo o acervo passou a contar com a assistência de técnicos das principais instituições brasileiras que tratam de acervos documentais, para a realização de um trabalho de organização, preservação e guarda das informações”.
s O site da Fundação descreve que “manteve-se fiel aos seus objetivos iniciais, quais sejam promover a guarda, preservação, organização, pesquisa e divulgação de seus acervos documentais”. E que representa, “sem dúvida, uma parceria com a cultura brasileira e com suas raízes, constituindo, portanto, um significativo centro de cultura do Norte do país, localizado bem no centro de São Luís.”O acervo, segundo se esclarece, constitui, hoje, “um dos maiores do Estado do Maranhão e do Brasil, relativo a tempos de transição democrática”.
s O MPF é a esperança de que tudo isso não passe impunemente!

Portanto, contabilidade de festa junina não vai servir...
s O prédio que hoje abriga a Fundação José Sarney é o antigo Convento das Mercês, uma construção do século XVII. O nome antigo deve-se ao fato de o prédio ter sediado a Ordem dos Mercedários, antes de se tornar o Sarneycofago, para guardar os documentos da múmia.
s

Nenhum comentário:

Postar um comentário