sábado, 16 de janeiro de 2016

CIDADANIA

TEIMOSIA NA SURDINA

Honestamente acreditei que, em busca de um conceito mais democrático, o governo de São Paulo havia suspendido a tal “reorganização do ensino”, para voltar a ela depois de amplo debate com a sociedade civil.

Mas não! O governo de São Paulo prosseguiu no intento de fechar escolas e agrupar alunos por faixa etária. Tanto que um pedido liminar da administração chegou à Primeira Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça nesta quinta-feira, 14 de janeiro de 2016.

Para quem não lembra, o projeto foi divulgado no final de 2015. Previa o fechamento de 94 escolas e a transferência de 311 mil estudantes, a título de segmentar as unidades escolares em 3 grupos, por idade e ano escolar.

Todos hão de lembrar que, em resposta, estudantes decidiram ocupar as escolas para impedir as mudanças, algumas delas ainda ocupadas até semana passada. Até que o governador anunciasse acordo de suspender a execução do projeto, dando lugar a amplo debate previsto para este ano.

Só que o procedimento judicial foi mantido em surdina. No recurso, a procuradoria do estado argumentava pela necessidade da concessão antecipada da tutela, porque a suspensão iria produzir medidas desnecessárias como: estabelecimento de agenda oficial, deliberações a respeito de políticas públicas, inclusive com a participação de grêmios estudantis e conselhos de escola... Salvo melhor juízo, tudo que o amplo debate prometido deveria respeitar e prever.

O Julgador Marcus Pimentel Tamassia negou a liminar... Prova de que o governo de São Paulo não foi sincero quanto a suspensão, é que vai prosseguir com o recurso, aguardando o exame do mérito pelo próprio Tamassia e mais dois desembargadores...

Diria o poeta: “Não confie em ninguém com mais de 30 anos”. Muito menos em promessa de um governo do PSDB...


Falei e disse!

Nenhum comentário:

Postar um comentário