terça-feira, 19 de janeiro de 2016

CIDADANIA

A Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas estima que pelo menos 323 mil segurados do INSS em todo o país vão ter a remuneração reduzida a um salário mínimo. Resultado do achatamento dos benefícios que estavam na faixa salarial entre um e dois pisos e agora entraram no nível mais baixo.

Isso acontece porque quase 10 milhões de aposentados e pensionistas do INSS que têm benefícios superiores ao mínimo vêm ficando sem reajuste real. Ao longo do tempo, sofrem corrosão da inflação que realimenta apenas quem ganha o piso.

Ano passado, o Congresso chegou a aprovar emenda que garantia o mesmo reajuste a todos os aposentados do INSS, independentemente do valor do benefício. Mas a presidente Dilma vetou a iniciativa de igualar o percentual de aumento entre os dois grupos.

Para corrigir a injustiça, projeto a COBAP propõe recuperar gradualmente as aposentadorias em números de salários mínimos tomando por base o valor que o benefício tinha à época da concessão. Se for aprovado, garantirá correção em cinco anos, após a entrada em vigor até atingir o patamar original. A COBAP vai reforçar a campanha no  Dia do Aposentado, domingo, 24 de janeiro...

Tomara que dê certo dessa vez


Falei e disse!

Nenhum comentário:

Postar um comentário