segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

CIDADANIA

NA VOLTA DO RECESSO SUPREMO VAI POR EM PAUTA A DESAPOSENTAÇÃO.

Ao retomar atividades após o recesso, o supremo tribunal federal vai examinar questões polêmicas e de repercussão geral da constitucionalidade. Uma delas é a chamada “Desaposentação” que consiste na possibilidade ou não, do trabalhador aposentar-se e continuar trabalhando, tendo o direito de renunciar ao benefício da aposentadoria, para utilizar o tempo integral do serviço em busca do benefício mais favorável.

A matéria deu margem a muitas ações. Muitas delas já analisadas e reconhecidas no Superior Tribunal de Justiça. Mas como o INSS recorreu ao Supremo suscitando dúvida quanto a constitucionalidade, a vista do volume de requerentes em todo o Brasil, o relator, ministro Marco Aurélio entendeu que havia “presença de repercussão geral.

A votação está 2 a 2. Os ministros Luís Roberto Barroso e Marco Aurélio votaram a favor dos aposentados e os ministros Dias Toffoli e Teori Zavascki foram contra.  O julgamento foi interrompido, porém, porque a ministra Rosa Weber pediu mais tempo para analisar o tema. Mas já devolveu o processo. Votam em princípio 10 ministros. Mas, se persistir o empate, votará também o presidente da Corte, o chamado voto de minerva.

Muita gente aguarda a decisão. Tanto os que já entraram com ações, quanto alguns que pretendem entrar, e, só não fizeram isso porque o congresso manteve o veto da presidente da república ao dispositivo aprovado antes pelos parlamentares, reconhecendo o direito de troca das aposentadorias, sem devolução dos valores recebidos pelo tempo em que ficaram aposentados com o benefício menor.

Tenham piedade de nós!  


Nenhum comentário:

Postar um comentário