sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

PRO VALE

BOA LEITURA – O espaço da Irmandade da Misericórdia de Taubaté será pequeno, certamente; para o numeroso público leitor que estará presente ao lançamento da 2ª edição revisada do livro “Casa de Custódia de Taubaté – Revoluções, Rebeliões, Berço do PCC” que meu querido irmão Samuel Messias de Oliveira (Tenente Samuel da Ilha) e o coronel Lamarque Monteiro estarão autografando a 6 de março. O livro marca a passagem do centenário do estabelecimento prisional. Se conseguir chegar a tempo de outro compromisso pré-assumido, estarei lá. Mas é certeza que não perderei a chance da leitura.

DEU NA VEJA – O empreiteiro Ricardo Ribeiro Pessoa, dono da UTC Engenharia, está disposto a fazer revelações sobre o uso de caixa dois em campanhas do atual ministro da Defesa, Jaques Wagner (PT), na Bahia. Também estaria disposto a dizer que a UTC ajudou no pagamento de despesas pessoais do ex-ministro José Dirceu, simulando contratos de serviços de consultoria. Dirceu!  Ele de novo! Este é o PT...

DEU NA FOLHA – Vem aí tarifa extra... Com as finanças deterioradas, a Sabesp estuda aumento tarifário para abril, superior a inflação. Aquele que Geraldinho segurou durante a campanha. A companhia informa que é tudo consequência do dólar e dos gastos com a crise hídrica. Só não estão abatendo os lucros da empresa na bolsa de Nova Iorque, com o que deixou de investir em novos projetos. Bom que todos saibam que já se paga pelo ar nos canos, em decorrência do arrefecimento. Consumidores da Capital estão botando a boca no trombone. Mesmo antes do tal aumento, as contas aeradas já dobraram... Este é o PSDB dos tucanos emplumados... O daqui empurrou na gente a tarifa de iluminação com o nome de CIP. Já tem empresa terceirizada fazendo o serviço. Ô beleza!!!
PRESENTINHO – Inclusive, ao receber a conta de energia deste mês o consumidor vai se deparar com o presente ofertado pelo prefeito Vito Ardito Lerário (PSDB) e pelos vereadores Felipe César (PMDB), Martim César (DEM); Marcos Aurélio e Professor Eric (PR), Janio Ardito Lerário (PSDB), Toninho da Farmácia (PDT) e Cal (PTB). Este último, faltando à sessão, ajudou a que a taxa de iluminação pública, ou CIP, fosse aprovada.
É POUCO... – Eles dizem que o valor da CIP é pequeno... Detalhe: o muito é formado de vários poucos...
MINISTÉRIO PÚBLICO EM AÇÃO – Em Queimados, Rio de Janeiro, o Ministério Público agiu contra a LIGHT e conseguiu impor à empresa a emissão da conta com dois códigos de barras. Assim, quem não concordar em pagar a contribuição de iluminação pública inconstitucional, paga a tarifa de consumo domiciliar e não paga a outra, sem risco de ver cortado o fornecimento doméstico. Tomara que o MP daqui adote a mesma medida.

TAMUFU - Preparem-se! O arrocho está só começando. O clima de aperto econômico chegará também ao salário mínimo e às aposentadorias em 2016. O ministro Joaquim Levy tem admitido que o PIB - Produto Interno Bruto; pode ter sido negativo em 2014. Isso prejudicaria o piso de 2016, pois a fórmula considera a inflação do ano anterior mais o PIB de dois anos antes. Isso confirmado, nem o mínimo, nem o piso das aposentadorias terão ajuste real. Não passarão a inflação.

EFEITO ATAULFO - O país está entregue. Vem agora aumento de 50% na tarifa de luz da indústria, com cobrança retroativa a todo ano passado. Já viram para onde vão os preços ao consumidor??? Esse Levy está me fazendo ter saudade do Mantega ou manteiga, não sei bem... Diria cantando o filósofo Ataulfo Alves: “Eu era feliz e não sabia...”
UMA APÓS OUTRA – O ex-prefeito João Ribeiro tem recebido uma visita atrás da outra. Todo mundo pede que ele volte. Particularmente fui a ele pedir que lidere um movimento pelo rebaixamento da linha do trem. Respondeu que agora o problema é da União que já pagou por parte do projeto. 
ROLA NA REDE – Fernando Frangão e Arley Souza também foram à casa do ex-prefeito. Está na rede: (sic) “... Frangão perguntou a João Ribeiro se ele vai sair candidato a prefeito em 2016 e quem ganha está eleição? João responde: -Não e não tem nenhum grupo de aposição contra Vitor, seria eleito sem muito esforço!!! Porem se formar um grupo SERIO e UNIDO com o objetivo em PROL a CIDADE; Relembramos o episodio de 2008 que ouve (sic mesmo) um duelo só entre dois e claro nós vencemos, se em 2012 não tivesse saído 3 concorrente de Vitor, Tórino teria grande chance de vencer a eleição... OBS. Vamos dar uma chance aos jovens para governar !!! Frangão pergunta de novo : Estes jovens quem são ??? Seria, Totino, Dr. Isael, Carlinhos Caze, Vela, Ricardo Piorino Responde João: Seria, depende do trabalho que for feito !!! Por que hoje Vitor tem em media 35000 votos”. REPERCUSSÃO - Auxiliadora curtiu. Paulo acha que Cazé esta fora... “nesse eu não voto. João Bosco na cabeça.... Taí!!!”.
CARONA CARA – Leitor pede explicação sobre o instituto da “transação penal” que pode favorecer aos caroneiros da câmara... É direito de qualquer réu primário que pratica crimes de menor poder ofensivo: acidentes de trânsito, conto do paco, pequenos furtos, malandragem, baralho de ronda viciado e trapaças, entre outros... Para a ação ser encerrada, o Ministério Público propõe o pagamento de cestas básicas a entidades de caridade. Em seguida o juiz homologa por sentença. Pode parecer pouco. Mas, o réu tem que ficar 5 anos pianinho. Nesse período não pode fazer nada errado, senão... Quem tem dois processos em curso, por exemplo, não tem remédio. Não pode se beneficiar de novo. É num ou noutro.
 José Carlos Cataldi é jornalista, radialista e advogado. Foi fundador da CBN e consultor jurídico da Rádio Justiça do Supremo Tribunal Federal. É detentor da Ordem do Mérito Judiciário – grau de comendador; Atuou nas Empresas Globo, Radiobrás (Presidência da República); TV Rio/Record; Redes Manchete e Brasil de Televisão; foi 4 vezes Conselheiro Federal e Presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB. e-mail: josecarloscataldi@hotmail.coBlog:http://pensandovoce.blogspot.com.


Nenhum comentário:

Postar um comentário