sábado, 2 de março de 2013


VOCÊ SABE O QUE É CAMERLENGO?

O noticiário traz coisas extremamente interessantes. Outras disparatadas. Agora, com a renúncia do papa, muita gente lança ao ar afirmações distantes da realidade como verdadeiras.
 
“Sede vacante”, por exemplo... Os repórteres dão a impressão de que a Igreja Católica fica sem rumo sem o papa, quando apenas deixa momentaneamente de ter o pontífice. Mas, tem um condutor provisório: o camerlengo, definido pela própria Igreja como aquele que, no momento de falecimento ou abdicação do papa, ganha todos os seus atributos administrativos: devendo administrar o encerramento do papado, organizar novo conclave e realizar a transição para um novo soberano católico, extraído dentre os cardeais elegíveis. Processo que, aliás, pode levar meses.

A origem do título camerlengo é medieval. Deriva do latim camarlingus, que, por sua vez, vem do frâncico kamerling. Significa "adido à câmara", ao "tesouro" e ao "soberano". No inglês o título tomou a nomenclatura de chamberlain.

Pois para quem não sabe, o posto de camerlengo tem muita pompa e importância na Santa Sé. Principalmente na “sede vacante”. Saibam que seu brazão é ornado por duas chaves: uma prateada, simboliza a parte humana da igreja. Outra dourada, demonstra a parte divina. As duas são sobrepostas por um ombrellino, espécie de guarda-chuva de listras alternantes vermelhas e ouro, que também é o brasão da “sede vacante” que a turma global enche a boca pra dizer, sem saber que isso é apenas o tempo entre a morte ou renúncia de um papa e a eleição de outro, com o camerlengo dando as cartas, enquanto isso.

Simples assim. Portanto, a Igreja Católica enquanto não surge um novo papa tem comando sim. Quem manda é o camerlengo.

Outras curiosidades. Estas trazidas por quem conhece, e, quando não sabe, estuda antes de abrir a boca... O jurista Jorge Beja, que certa vez acertou como seria o desfecho da crise na Líbia, com base nas profecias de João XXIII, me conta agora, com base nos escritos do chamado “Papa da Paz” que o novo pontifice, sucessor de Bento XVI, pode adotar o nome “Alberto Primus”. A profecia de João XXIII é a seguinte:


"Será grande e breve o teu reino...e haverá um outro Pai, antes do teu sepultamento 
(Bento XVI não morreu. Outro Pai virá com ele em vida), a orar distante por ti, pelas feridas da Mãe  (a Igreja arrasada) ...e as urnas abertas em segredo delas se descobrirão os passos do primeiro homem...tempo de paz e sobre a lápide elevado será o nome de Alberto".

Beja também arrisca que o próximo papa possa adotar o nome de Leão XIV, mas ai por pura intuição. E acredita nas chances de um brasileiro assumir o comando da igreja. Aí catando pedaços de frases de João Paulo Segundo, quando o “papa carioca” esteve em porto alegre, falou em “papa gaúcho”... Dom Odilo Scherer, Arcebispo de São Paulo é gaúcho e jovem entre velhos cardeais. Tem 63 anos. Além disso, a Igreja tem um débito grande com o Brasil, maior nação católica do mundo, sofrendo forte debandada para o segmento evangélico...

Tudo isso, quem viver, verá! O que posso dizer com certeza aos Globais é que na “sede vacante”, a Igreja não perde comando. Tem um mandatário: o camerlengo. Plin Plin...

Falei e disse!

2 comentários:

  1. Excelente matéria, Cataldi! Eu não sabia que existia uma posição tão importante chamada de camerlengo. São de informações assim é que precisamos para nos ajudar a formar opinões. Muito obrigado!

    Anderson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Anderson. Grato pelo estímulo. forte abraço.

      cataldi

      Excluir