sexta-feira, 29 de março de 2013


GOVERNO GANHA MAIS COM A EMENDA DAS DOMÉSTICAS

Com a promulgação da emenda constitucional que garante 17 novos direitos aos empregados domésticos, na próxima terça-feira, o governo ganhará muito mais. Estimativa da Fundação Getulio Vargas indica que a arrecadação anual do fundo de garantia terá acréscimo de 5 bilhões e meio de reais. Tem também o INSS, que todos dizem ser falido, mas que é de onde o Tesouro se safa muitas vezes.

Tomara que dê tudo certo para os domésticos. Mas temo que o primeiro impacto seja negativo. Principalmente para aqueles que pernoitam no serviço, diante do risco que podem representar para os patrões, pela disponibilidade em que ficam para cobrar horas extras... Tendência é que o Brasil siga os passos dos países desenvolvidos, onde ter uma empregada em casa, devido aos altos custos trabalhistas, se tornou luxo restrito aos mais abastados.

Ainda falta regulamentação para a dinâmica de sete direitos previstos na emenda, principalmente o meio de prova seguro para o patrão quanto às horas extras. Ponto digital poderia ser a alternativa, mas, nem as próprias empresas estão satisfeitas em bancar seu custo. A regulamentação caberá ao Ministério do Trabalho, através de legislação complementar.

Creio que, num primeiro momento, a maioria das famílias vai substituir essa mão de obra por trabalho de diarista. O Tempo dirá...

Falei e disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário