quarta-feira, 6 de março de 2013


PERDEU A LINHA...

 

De um juiz, o mínimo que se exige é serenidade. Aprendi ao longo da vida profissional de mais de 40 anos, que não existe pergunta mal formulada. O que existe, em verdade, é resposta mal respondida. E foi o que aconteceu... O Ministro Joaquim Barbosa transformado pela própria mídia contra a qual investe, em misto de deus e de homem, nem deixou o repórter Felipe Recondo, do Estadão, concluir o que perguntaria. Respondeu de bate pronto: "Vai chafurdar no lixo como você faz..."

 

O Presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça  teve um ataque de ira ao ser questionado sobre criticas que associações de magistrados têm feito a ele. Joaquim Barbosa poderia ter se defendido, mas perdeu a linha justo contra quem lhe dava a chance de se posicionar.

 

O ministro caminhava em direção ao elevador quando o repórter disse: -“Como o senhor está vendo (...)”. Barbosa respondeu: - “Não estou vendo nada. Me deixa em paz, rapaz. Me deixa em paz. Vai chafurdar no lixo como você faz sempre”... Segundos depois, enquanto esperava o elevador, o ministro emendou: -“Palhaço”... E teve de ser contido pelo assessor de imprensa. O jornalista retrucou: -“Mas eu tenho que fazer pergunta, é meu trabalho ministro...”. Barbosa respondeu: -“Sim, mas eu não tenho nada a lhe dizer. Eu não quero nem saber o que o senhor está tratando”...

 

Tudo começou ao final da sessão do Conselho Nacional de Justiça, órgão do qual também é presidente. Barbosa foi abordado por um grupo de cinco jornalistas que buscavam repercutir os ataques que três associações de magistrados fizeram ao comandante do Poder Judiciário.

 

Em nota divulgada logo após, a secretaria de comunicação social do CNJ pediu desculpas aos profissionais envolvidos no episódio e atribuiu à longa jornada de trabalho do ministro a embaraçosa situação: “Após uma longa sessão do Conselho Nacional de Justiça, o presidente, tomado pelo cansaço e por fortes dores, respondeu de forma ríspida à abordagem feita por um repórter. Trata-se de episódio isolado que não condiz com o histórico de relacionamento do ministro com a imprensa”.

 

Triste que tenha faltado serenidade ao Ministro Joaquim Barbosa. Justo o que deve ser o mais sublime atributo de alguém que se predispõe a julgar o comportamento dos outros... Que seja mesmo um fato isolado. Eu diria único! Pra nunca mais acontecer...

 

Falei e disse!

Nenhum comentário:

Postar um comentário