quarta-feira, 13 de março de 2013

HOJE NO JORNAL DA CIDADE - PINDA E TAUBATÉ
 
COLUNA PENSANDO EM VOCÊ
 
por José Carlos Cataldi
 
SALVANDO A MIDIA – Foi por pouco. Em tempo a TV corrigiu o que seria gafe. A transmissão televisiva do júri de Misael Bispo pode ter sido a primeira de São Paulo. Mas não foi a do Brasil. O jurista Carioca Jorge Beja lembrou que a primeira transmissão foi o caso Aída Curi, quando o Rio ainda era Distrito Federal. Passado pela TV Tupi com comando de Hilton Gomes. Beja foi o menino que sorteou os jurados, a pedido do Juiz Bandeira Stampa. No Blog www.pensandovoce.blogspot.com contei todos os detalhes anteontem. A Tv consertou falando em tempo real. Mesmo assim não foi o primeiro. Ano passado o julgamento do caso da deputada Cecy Cunha em Alagoas foi antes.
RECEBIDO APÓS O BLOG – Beja comentou depois da nota no Blog: “Cataldi, me veio à lembrança O GRANDE JURI que você idealizou e comandou na TV Manchete. Assim, nesse quase meio século de ‘sem juri na tevê’, você teve a inspiração de criar um. Ainda que fosse ficção em cima da realidade, o povo teve, sim, a oportunidade de assistir a um Juri na Tv, que foi o seu programa. Participei apenas de um, que tratou do Erro Médico. Foi presidido por um Juiz de Direito (aposentado) que obteve licença da presidência do Tribunal de Justiça do Rio para vestir a toga, teve corpo de jurados, teve o depoimento das vítimas, teve defensor (o médico Carlos Bacelar), teve advogado de acusação (eu) e teve veredito. Era ao vivo, em cores e num dos mais belos cenários que a Tv já montou. Fato relevantíssimo para o Blog”.
HORA DA VERDADE, E, AGORA? – Vereadores que compuseram as Câmaras de 89/92 e de 93/96 em Pindamonhangaba estariam em maus lençóis. Podem ter de restituir ao erário 3 milhões 544 mil 680 reais, mais 15 por cento de honorários, ou seja, mais 531 mil e 702 reais. Parece que não são todos. Seriam apenas os que não obedeceram à redução de vagas... O jurídico da Câmara nega. Mesmo assim não queria estar na pele deles...  Aliás, a prevalecer a condenação, as leis que eles votaram serão anuladas?  
CASSAÇÕES EM TAUBATÉ – Não coloquem no mesmo elevador o ex-Vereador Luizinho da Farmácia (PR) e o deputado estadual Padre Afonso Lobato (PV). O primeiro andou dizendo cobras, lagartos e lagartixas do segundo, a quem culpa por ter sido cassado. O processo correu em segredo de justiça, e, a juíza eleitoral de Taubaté, Sueli Zeraik aplicou a mesma decisão ao agora ex-vereador Carlos Peixoto (PMDB). Não é possível precisar a fundamentação. Mas, como os dois tiveram de recorrer à justiça eleitoral para concorrer ao pleito, presume-se que tenham perdido no exame do mérito. O pivô da briga de Luizinho da Farmácia com o deputado é a secretária de Meio Ambiente de Taubaté, Andreia Gonçalves (PV). A devota de Padre Afonso deve deixar a secretaria para assumir a vaga de Luizinho.
 
CIDADANIA EM DOIS TEMPOS – Primeiro cumprimentando por bons serviços a atendente Carla Bogel. Veio de Taubaté cobrir férias de uma colega na NET de Pindamonhangaba... Já tinha ouvido falar na excelência de seu atendimento, e, agora tirei a prova. Sou cliente da NET há mais de 13 anos. Desde o Rio de Janeiro. Nunca fui tão bem atendido quanto agora por Carla Bogel. Ela faz a diferença. Que a NET faça dela um modelo. Parabéns.
SEGUNDO TEMPO – Cumprimentos também à presteza, precisão e rapidez da Juíza Laiz Helena de Carvalho Scamilla Jardim na atenção aos seus jurisdicionados. Assim como o Delegado Titular da Primeira Delegacia de Pinda, Dr. Vicente Lagioto. Agiram firmes contra a poderosa NEXTEL. O Delegado está investigando possível estelionato. A juíza decretou multa diária de R$100 caso a empresa não retire o nome de uma consumidora do SCPC, onde foi inscrita com abuso. Eis que sem nunca ter adquirido qualquer produto NEXTEL, o nome da consumidora de Pindamonhangaba, seu CPF e demais dados foram fraudulentamente incluídos no cadastro de maus pagadores por 9 vezes. A consumidora nada pactuou com a NEXTEL... Cruz credo ...
EM BOA HORA - Percebendo abuso, má qualidade dos serviços e pouca ou nenhuma justificativa das operadoras de telefonia móvel aos consumidores, os deputados federais Junji Abe (PSD-SP) e César Halum (PSD-TO) estão propondo a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito da Telefonia Móvel. Justificam que “A telefonia móvel figura como campeã de reclamações dos usuários em todo território nacional”. As instituições de proteção ao consumidor estão congestionadas de registros do serviço desclassificado prestado pelas operadoras. Halum e Junji Abe são autores do projeto de Lei 4524/2012, que proíbe as operadoras de cobrarem valores diferenciados entre as duas modalidades de serviço – pré e pós-pagos.
APELO – Paulo Skaf, o Povo recorre ao seu prestígio para abaixar o preço da gasolina, usando o patrocínio da FIESP a peso de ouro, com a mesma exposição nacional pela Rede Brasileira de Televisão. A redução da tarifa de energia foi pífia. E, afinal, diz a lenda que é mais fácil fazer um gato de luz no poste do que encontrar um poço de petróleo... Faz sentido...
O AVESSO DA VIDA – Na Venezuela manda um morto. Em cuba, o irmão do morto. Na argentina, a mulher do morto. No Brasil, a sucessora de um vivo que se faz de morto...
José Carlos Cataldi é jornalista, radialista e advogado. Foi fundador da CBN. Atuou nas Empresas Globo, Radiobrás (Presidência da República); TV Rio/Record; Redes Manchete e Brasil de Televisão; foi 4 vezes Conselheiro Federal e Presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB. E-mail: josecarloscataldi@hotmail.com - Blog: http://pensandovoce.blogspot.com.

3 comentários:

  1. Boa noite, muito obrigada pelo reconhecimento, abraços, Carla Bogel.

    ResponderExcluir
  2. Carla Bogel, uma gracinha de pessoa! Educacão e finesse é com ela mesma. Realmente ela faz a diferença. Felicidades e muito sucesso em sua vida! Ana P. JSilva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Ana fiquei tão feliz com seu comentário, muito obrigada. Carla Bogel

      Excluir