quarta-feira, 14 de outubro de 2009

VEM AI MAIS UMA BESTEIRADA DE VERÃO...

Ninguém até hoje conseguiu me provar a validade do famigerado horário de verão, que este ano começará ao primeiro minuto do próximo domingo, dia 18.
Os relógios deverão ser adiantados em uma hora no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. Medida que vale até a meia-noite do dia 20 de fevereiro de 2010.
s A mudança afetará os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.
s O Operador Nacional do Sistema acredita que o horário de verão reduza entre 4% e 5% a demanda de energia elétrica no país, proporcionando redução de consumo de 1.800 megawatts nas três regiões onde a medida será implantada.

A Folha fez esta bela arte para demonstrar a notícia

s Por quê o horário de verão é adotado, ao invés de impedir a construção de prédios blindados e com vidro fumê, que obrigam ao consumo exagerado de sistemas de refrigeração e iluminação o dia inteiro? É a pergunta que sempre faço, e ninguém me responde...

Dizem sempre que o horário de verão é adotado no período porque os dias têm maior duração por causa da posição da terra em relação ao sol, e a luminosidade natural pode ser melhor aproveitada.
SOU

por causa do aumento na demanda, resultado do calor e do crescimento da produção industrial às vésperas do Natal.

Verdade é que o horário de verão foi adotado pela primeira vez no Brasil em 1931, com duração de cinco meses. Até 1967 a mudança no horário ocorreu nove vezes. Desde 1985, no entanto, a medida vem sendo adotada sem interrupções, com diferenças apenas nos Estados atingidos e no período de duração.

O que eu sei é que o horário de verão existe para encher o saco das crianças e dos adultos que têm de acordar cedo, despertando no frio da madrugada e ganhando a insegurança das ruas escuras e desertas ...
S Porque em matéria de economia, o desperdício de verão supera qualquer resultado que o adiantado do relógio possa produzir...

Coisas que o brasileiro faz, para Seu Manéu rir lá em Lisboa...


Nenhum comentário:

Postar um comentário