segunda-feira, 19 de outubro de 2009

NÃO ADIANTA O CASTIGO FÍSICO

Pesquisa da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, sobre violência doméstica em crianças e adolescentes indica que 89 por cento dos entrevistados sofreram algum tipo de agressão por terem feito xixi na cama
sOs entrevistados eram pacientes do ambulatório de pediatria ou do Núcleo de Estudo da Saúde do Adolescente da Hospital Universitário Pedro Ernesto, da Uerj. E tinham entre 8 e 16 anos.
s Em todos os casos onde foi relatada agressão, houve ofensa verbal, com brigas, gritos ou xingamentos contra a criança ou adolescente. Em mais da metade deles (50,8%) houve punição física sem contato, ou seja, o menor sofreu algum castigo como ser obrigado a tomar banho frio, lavar o próprio lençol molhado ou ser obrigado a ficar de pé o resto da noite. Em 48%, os entrevistados disseram que levavam palmadas ou eram surrados quando faziam xixi na cama.
s Para os pesquisadores Melina Sapi, Juliana Vasconcelos, Fernando Silva, Ronaldo Damião e Eloísio Silva, os altos índices de agressão sugerem que as famílias brasileiras não reconhecem a enurese noturna como doença, e que a violência verbal ou física é culturalmente aceita como forma de educação.
s Os pesquisadores não revelaram se os castigos surtiram algum efeito...

Particularmente não creio que o método violento surta algum resultado. Consta que a Mãe de Sarney bateu muito nele, e, no entanto, até hoje, e, a todo momento, ele faz cocô sobre a constituição e o regimento interno do senado...
s

Nenhum comentário:

Postar um comentário