quarta-feira, 22 de abril de 2015




PEDIDO DE HABEAS CORPUS EM PAPEL HIGIÊNICO PODE SER PROTESTO...

Causou perplexidade um pedido de habeas corpus endereçado por um preso, em papel sanitário, ao Superior Tribunal de Justiça.

A atitude pode não ser comum. Mas, não é inusitada como alardeo a imprensa. Alguns vários, talvez não muitos, já aconteceram, e, com amparo na lei que tutela a liberdade como bem maior, permitindo que o recurso aconteça sem advogado, sem padrões de texto e sem digitalização, como tudo o mais hoje na Justiça. Há cerca de 1 ano, o STJ recebeu pedido de liberdade escrito por outro detento, num pedaço de lençol.

O inusitado é o protesto. O autor está no Centro de Detenção Provisória I, em São Paulo. E denuncia a prescrição do crime por haver participado de rebelião em 2006. Ele não foi alcançado pelos mutirões do Conselho Nacional de Justiça que, desde 2006 já concederam liberdade a 45 mil pessoas.

O Habeas Corpus em papel sanitário foi "caprichosamente dobrado" e chegou em um envelope comum. Tem cheiro e feitio de protesto. Mesmo assim foi digitalizado para tramitar como um processo convencional. E, se confirmados os precedentes, o preso será posto em liberdade.

Muito bem feito.


Falei e disse! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário