segunda-feira, 30 de setembro de 2013


PROJETO PODE RESTRINGIR A FARRA DOS INDULTOS.

Projeto da senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul propõe mudança na Lei de Execução Penal. Restringe a concessão do benefício da saída temporária de presos, para evitar que os detentos aproveitem a situação para fugir ou praticar novos delitos.

A proposta, já aprovada na Comissão de Constituição e Justiça, estabelece que os beneficiários estejam presos pela primeira vez.

O texto, aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado em decisão terminativa, deve seguir direto para a Câmara dos Deputados.

A ideia de aproximar o preso do convívio com a família, preparando seu regresso para a vida em liberdade foi mal aproveitada. Atualmente, a saída temporária é um direito previsto na Lei de Execução Penal, concedido a quem está no regime semiaberto, tem bom comportamento e cumpriu 1/6 da pena, se primário, ou 1/4 da pena, se reincidente.

Acontece que, todos os anos observamos uma lamentável ocorrência, que é a elevação do número de delitos praticados durante o ‘saidão’ dos presos. Eles já saem com “dever de casa” por parte dos “comandos do crime organizado”. Muitos detentos não retornam. Outros praticam vários crimes.

Não se pode garantir um direito humano do preso que se sobreponha ao direito humano de toda a sociedade.

Falei e disse!

Nenhum comentário:

Postar um comentário