terça-feira, 24 de setembro de 2013


A INTENÇÃO É BOA, MAS, PRECISAVA COMEÇAR NA CHINA...

Polêmica em torno da medida que proíbe a venda e fabricação de armas de brinquedos fica proibida a partir do ano que vem em Brasília, sob pena de multa de 100 mil reais e fechamento do estabelecimento. A lei será regulamentada nos próximos 120 dias.

Após esse prazo, os comerciantes terão mais seis meses -até julho de 2014- para retirar os produtos das lojas. Também está proibida a fabricação deles no Distrito Federal.

A intenção é boa, mas, infelizmente, a eficácia da lei é duvidosa, na medida que o arsenal de brinquedos vem da China e Coréia, para abastecer a camelotagem nas “Feirinhas do Paraguai” de norte a sul do Brasil, com produtos de péssima qualidade. Sem contar os jogos violentos que chegam de graça pela internet.

Conscientizar pais e crianças me parece mais eficaz. Aliás, vem do próprio Distrito Federal o resultado de um projeto desenvolvido em 11 escolas da periferia da capital que só neste ano recolheu, principalmente, espadas de heróis vingadores da TV, trocando-as por jogos educativos.

Os veículos de comunicação têm enorme responsabilidade nesse processo de educação, devendo sugerir subliminarmente outros brinquedos. Hoje a criançada aguarda com enorme ansiedade os novos lançamentos virtuais de jogos violentos. Lembrem-se do mau exemplo do garoto que matou e família toda e depois deu cabo à própria vida... Ai com “brinquedos” de verdade!

Falei e disse!

Nenhum comentário:

Postar um comentário