segunda-feira, 22 de abril de 2013


O POVO CONTRA A FIFA, REPERCUTE A DENUNCIA!

Compromisso firmado com a FIFA não veda o direito de acesso de quase 3 mil donos de cadeiras cativas do Maracanã aos jogos das Copas do Mundo e das Confederações... Essa intromissão do organismo internacional viola a soberania brasileira!

Hoje, após nossa veemente denúncia, a imprensa publica o posicionamento de diversos Juristas. Corroborando, dizem que, em tese, a lei estadual que destitui o direito perpétuo aos assentos, como pré-condição para sediar eventos é inconstitucional...

Essa história, tive oportunidade de relatar, me toca de perto. A questão remete até ao que nasci ouvindo em 1952: o triste retrospecto da derrota do Brasil na copa de 50 e o sacrifício que foi construir o Maracanã.

Meu Pai, como disse, trabalhou diretamente com Mário Rodrigues Filho, foi superintendente do Jornal dos Sports. Mário, por justiça, hoje dá nome ao estádio que ajudou a viabilizar, inclusive na campanha da venda das cadeiras perpétuas, num esforço para captar recursos para a realização do sonho megalômano do então prefeito Ângelo Mendes de Morais de construir, a qualquer preço, o que foi à época, o maior estádio do mundo.

A construção se deu em cima do Derby Club abandonado, com a mudança do Jockey Club Brasileiro para a Gávea. Terreno doado com “finalidade específica” pelo cavalariano Hans Wilhelm Von Suckow, um apaixonado por equitação, mais conhecido como “Major Suckow”. A obra foi inteiramente fotografada por Ângelo Gomes, do Jornal dos Sports, com a Rolley Flex que meu pai deu a ele.

Ângelo dizia que o local havia se transformado em depósito de sucata da segunda guerra mundial. Mostrava fotos da preparação do solo, onde encontraram  cápsulas de morteiros e granadas, inclusive.

Outra parte da história me foi contada pelo jurista carioca Jorge Beja, de quem fui estagiário, certa vez procurado pelo herdeiro do Major Sockow, Luis do Amaral Suckow - médico e ex-prefeito de Barra Mansa; que pretendia a retomada do Maracanã por “desvio de finalidade” da doação da gleba. O que Beja acha totalmente viável, porque, Segundo ele, a Lei nº 57, de 11 de Novembro de 1947, que autorizou a prefeitura do então Distrito Federal a desapropriar a área é inconstitucional.

 

Beja também acha que, o governo do Rio, ignorar os contratos dos que compraram as cadeiras perpétuas, e, de seus herdeiros, viola cláusula pétrea da Constituição Federal...

 

Depois da denuncia que fizemos, só vi uma discordância, através da imprensa: da bancada jurídica do Governo do Rio. Também, pudera, ganha para isso...

 

Portanto, perigam: o atropelamento do direito adquirido às cadeiras cativas e a transferência do Maracanã à iniciativa privada. E as controvérsias podem parar no Supremo Tribunal Federal. Quem manda o governo não rolar a bola, dentro das normas legais. Dá nisso ai...

 

Falei e disse!

Nenhum comentário:

Postar um comentário