quarta-feira, 17 de abril de 2013


A MALDIÇÃO DE DIRCEU...

Além da crítica de Zé Dirceu quanto a apoios espúrios que teria buscado para ser indicado ao Supremo, o ministro Luiz Fux está em posição desconfortável, por causa do amigo Sérgio Bermudes, dono de banca de advocacia festejadíssima no Rio de Janeiro.

Fux confessou a ida ao então ministro da casa civil, quando tentava viabilizar a candidatura à suprema corte. Depois, cancelou às pressas uma comemoração pelo seu aniversário de 60 anos, promovida por Bermudes. Mas não conseguiu segurar a notícia destacada hoje nos jornais de São Paulo, de que a filha – Marianna Fux trabalha no escritório de Sérgio Bermudes, e que ele, enquanto ministro, não se deu por suspeito em pelo menos 3 julgamentos de ações patrocinadas pelo escritório do amigo festeiro.

Os jornais dão conta que, para a festa cancelada, já havia lista de convidados e que, um deles, era o governador do Rio, a quem cabe nomear novos desembargadores, escolhidos pelo chamado “Quinto”, sendo a filha de Fux uma das candidatas.

O advogado Sérgio Bermudes destaca que a legislação não obriga o ministro a se afastar dos processos e destaca: “Ele não pode julgar os processos da filha dele”... Bermudes, inclusive, observa que há 115 advogados atuando em seu escritório, frisando que “não teria como ter impedimento para todos, seria um absurdo”...

O fato é que, com a “maldição Dirceu”, veio igualmente à tona que o ministro Gilmar Mendes também tem parente que trabalha com Bermudes:  Guiomar Feitosa Lima Mendes é casada com o ministro, e, é uma das advogadas do escritório. Além disso os jornais também informam que Gilmar Mendes, além de não se julgar impedido ou suspeito de participar de julgamentos de processos do escritório Bermudes, não quis se manifestar sobre o tema.

Dias atrás, vários magistrados em posição de liderança, criticaram e acharam grosseiro o presidente do STF e do Conselho Nacional de Justiça, Joaquim Barbosa, denunciar “conluio” entre advogados e magistrados. Pois os jornais também lembram, hoje, que Barbosa é próximo de Fux. O convidou para discursar em sua posse na presidência da Suprema Corte...

É a maldição de Dirceu, Amigos...

Falei e disse!

Nenhum comentário:

Postar um comentário