segunda-feira, 15 de abril de 2013


FAZ SENTIDO

A presidente Dilma Rousseff sancionou a Lei 12 mil 799, que isenta do pagamento de inscrição para ingresso nas universidades federais, candidato que comprovar renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, além de ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada.

A lei determina ainda que as instituições federais de educação adotem critérios para a isenção total e parcial do pagamento de taxas de inscrição, de acordo com a carência socioeconômica dos candidatos.

Faz sentido. Mas, seria melhor estabelecer gratuidade de curso para os comprovadamente pobres e obrigatoriedade de pagamento para quem possa pagar em todas as universidades, mesmo nas públicas, pois o que se vê nos pátios de estacionamento das federais são carros luxuosos, ou seja, ricos tirando as vagas de pobres...

Mas não se pode condenar os ricos de estudarem nas federais, onde o me engana que eu gosto ainda funciona. Passam mais tempo paralisadas do que dando aula. Mas, mesmo assim, o diploma vale mais.

Há quem diga que a grade das federais é assim: Introdução à filosofia da greve 1, introdução à filosofia da greve 2 e assim sucessivamente...

A universidade pública hoje vive da fama.

Falei e disse!!!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário