sexta-feira, 5 de abril de 2013


CARTILHA SUGERE TRIBUTAÇÃO SOBRE A RIQUEZA

Será que dessa vez sai? Já ouvi essa lenda algumas vezes, mas agora é o DIEESE - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos que volta ao assunto, e, dessa vez, com o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal à tiracolo.

DIEESE e Sindfisco elaboraram cartilha com dez propostas de revisão do sistema tributário nacional. A intenção de "torná-lo mais justo".

A publicação incidência maior da carga tributária sobre quem tem mais condições de pagá-la. Entre as propostas estão a tributação de bens supérfluos de luxo - como bebidas alcoólicas e cigarros, alcançando itens como joias e perfumes, além da extensão da cobrança do Imposto de Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) sobre aeronaves e embarcações, já que, hoje em dia, segundo o Dieese, "quem é dono de um iate ou de um jatinho, nada recolhe".

Outro ponto sugerido consiste na taxação das grandes fortunas, a exemplo da França, onde famílias com patrimônio líquido acima de 790 mil euros pagam esse tipo de imposto.

A cartilha ainda propõe a correção da tabela do Imposto de Renda de forma a melhorar sua progressividade, já que "o peso maior dos tributos recai sobre o assalariado de menor renda". Também sugere tributação maior sobre  propriedades territoriais e a desoneração permanentemente da cesta básica.

Se tudo der certo, finalmente entraremos no paraíso...

Falei e disse!

Nenhum comentário:

Postar um comentário