quinta-feira, 11 de novembro de 2010

CARTA ABERTA A GERALDO ALCKMIN

“Na primeira noite eles se aproximam / roubam uma flor do nosso jardim./ E não dizemos nada./ Na segunda noite, já não se escondem : / pisam as flores, / matam nosso cão, e não dizemos nada./ Até que um dia / o mais frágil deles / entra sozinho em nossa casa, / rouba-nos a luz, e, / conhecendo o nosso medo / arranca-nos a voz da garganta./ E já não dizemos nada.”

Há uma polêmica se os versos são de ou para Mayakovsky. No entanto entre nós, Pindenses por natureza ou adoção, não há a menor dúvida de que Pindamonhangaba precisa voltar a ser o melhor lugar do Mundo para se viver.

Era assim antes de recebermos tudo que a maior Capital do País não queria mais. Hoje vivemos sobressaltados nas ruas, no trabalho e em nossas casas. Contando as horas da chegada de cada ente querido, e, rezando para que não entrem rendidos por marginais que acabam por barbarizar nossas famílias. Em Pinda os assaltos com reféns, as saidinhas de banco, são episódios diários.

Nos últimos doze anos o limite dos municípios de Taubaté, Tremembé e Pindamonhangaba foi transformado numa cidade presídio. De lá saem hordas, para passar as datas mais importantes com nossas famílias, ao invés das deles. Alguns até já constituíram família por aqui, transformando-se em importantes comerciantes do ramo das drogas pesadas.

Perdemos a paz, Governador! Pior que isso, perdemos respeito! Corremos, agora, o risco de perder nossas vidas, principalmente no outrora pacato Residencial Lessa, bairro que homenageia com justiça a Mãe do Governador que escolhemos, dando o nome da professora Myriam Penteado Rodrigues Alckmin à sua rua principal.

A escolha nas urnas deste 2010 se resume em esperança. A fé de que Geraldo Alckmin repare a grave injustiça social feita à sua Cidade: a instalação aqui de uma super colônia penal, diante de um contingente policial mínimo, envergonhado e tíbio. Companhias de Polícia Militar que são postos de passagem de comando, apenas pelos seis meses que um capitão vai precisar para passar a major e ir embora, sem tempo e material humano para traçar qualquer estratégia de combate ao crime organizado. Uma policia civil desmotivada, com quadros e material precário.

Os marginais não se resumem a tirar de nós o pouco de conforto que acumulamos com o trabalho honesto e suado. Nos subjugam. Nos humilham. Nos arrasam diante de nossos filhos.

Governador Geraldo Alckmin! Socorro!
ASS. Moradores do Residencial Lessa

3 comentários:

  1. Fazemos de nossos vizinhos nossas palavras. Moramos no bairro Vila Rica, sendo o Lessa o caminho percorrido por nossos filhos ao virem das faculdades. Não temos paz pois os mesmos sofrem agressões, assaltos, humilhações. Senhor Governador, socorra a cidade que foi berço de sua vida pessoal e política.

    ResponderExcluir
  2. Terezinha Barbosa Silva
    Governador sou sua eleitora (sem opção)
    Meu protesto é contra a falta de segurança que se intalou em nossa cidade Pindamonhangaba sou diarista e não tenho hora pra chegar do trabalho e nos ultimos meses venho convivendo com o medo e falta de segurança pois esta cidade antes pacata se transformou em reduto de ladrões traficantes e toda espécie de meliantes por façor peço que tome uma providêcia.

    ResponderExcluir
  3. Terezinha Barbosa
    Governador sou estudante e adoro fazer cursos gostaria de entender porque foi tirada nossa escola tecnica de celulose há alguns anos de Pindamonhagaba Uma das poucas no Brasil.

    ResponderExcluir