segunda-feira, 8 de junho de 2009

MORREU SEM VER A FILHA

Há 45 anos o Brasil praticava, provavelmente, a maior injustiça de sua história. Cassava a 8 de junho de 1964, os direitos políticos do Homem que fez 20 anos em 5: implantou a indústria automobilística e fez uma capital considerada pela UNESCO, Patrimônio da Humanidade.
Juscelino Kubitschek de Oliveira, ou seu Nonô para os mais íntimos, morreu a 22 de agosto de 1976, em acidente na Via Dutra, altura de Rezende, que muita gente acredita possa ter sido um atentado.

a

JK estava prestes a completar 74 anos. O inquérito policial informa que o Opala 1970, conduzido pelo motorista Geraldo Ribeiro, que trabalhava com ele desde 1940, foi atingido por um ônibus, na direção de São Paulo para o Rio, e, desgovernado, atravessou o canteiro central, batendo de frente com uma carreta que vinha na outra pista. Verdade ou mentira, só Deus é quem sabe.
a

Mineiro de Diamantina, nascido em 12 de setembro de 1902, Juscelino Kubitschek foi jovem para Belo Horizonte, onde concluiu Medicina e casou com Sarah Luiza Gomes de Lemos. De chefe de gabinete do interventor federal em Minas Gerais, Benedito Valadares, em 1934, no mesmo ano, foi eleito deputado federal. Em 39 já era prefeito de Belo Horizonte. Em 46 novamente deputado federal, e, quatro anos mais tarde foi eleito governador das Minas Gerais.
a

Eleito presidente da República em 1955, prometeu e cumpriu fazer 20 anos em 5. Implantou a indústria brasileira. Mas foi a construção de Brasília, com o projeto urbanístico de Lúcio Costa e a arquitetura de Oscar Niemeyer, que o imortalizou, a partir da inauguração em 21 de abril de 1960.

A ditadura militar de 1964 cassou JK, suspendeu seus direitos políticos por dez, e, o pior: nunca mais o deixou ver Brasília, a filha mais nova, como considerava.
Eu entrevistei Juscelino Kubitschek de Oliveira. Ele morreu com essa mágoa!

3 comentários:

  1. Eu não sou dessa época mas com certeza a ditadura estava era muito das certas, afinal caçou o culpado de tudo, caçõu o homem que criou a ilha da fantasia e que Alá ilumine o Bin Laden para jogar umas bombas e tornar Brasília ao que era.

    ResponderExcluir
  2. O problema nao esta na cidade e sim nos senhores de bem que roubam nosso dinheiro com nossa autorização.
    E´realmente uma pena o distanciamento que colocam de alguem que teve mais visao que a media.

    ResponderExcluir
  3. O problema de Brasília não está apenas nos "Senhores de Engenhos" que comandam o País e sim na população hipócrita que votaram nesses cafagestes!

    Não adianta, os políticos roubam e o povo imbecil coloca novamente eles no poder e depois querem reclamar que falta escola, falta vaga em UTI de hospital, falta medicamentos, alimentos caros, impostos caros, falta segurança, falta transporte...

    E quando é em épocas de eleições, os bandidos estão lá novamente pedindo votos através de: Cesta básicas para os carentes, garantia de vaga de estágio para o filhinho que tá cursando o 2º ano letivo do 2º grau; uma vaguinha em Cargo Comissionado em algum órgão público, 1 milheiro de tijolo para concluir a obra do barraco...

    Se JK estivesse vivo ainda hj com os seus 109 anos de idade, acho que ele passaria o resto do seu tempo de vida com um saco de pão na cabeça! Morrendo de vergonha dessa escória brasileira (políticos e a população)!

    ResponderExcluir