sábado, 20 de junho de 2009

BRASIL, O PAÍS DOS ESCÂNDALOS

O Brasil é um país cíclico. De crise em que crise, de escândalo em escândalo, vamos vivendo...
s
Agora que está todo mundo de olho no Sarney, o Lula sacode ali, Michel Temmer sacode aqui... E de repente todo mundo grita que o Sarney tem um passado! Como se mais ninguém tivesse passado no mundo, ou se o passado tivesse o poder de perdoar o futuro.
s
Gente, o Fernandinho Beira Mar também tem passado! Não nasceu criminoso!
s
O fato é que mais eficiente que qualquer perdão é o esquecimento produzido por um novo escândalo. E ele está aí! A Folha já publicou que a temperatura no Supremo vai voltar a subir, com o segundo tempo do affair entre os Ministros Joaquim Barbosa e Gilmar Mendes. Consta que o Joaquinzão, que andou sumido do altar dos “Príncipes do Notório Saber”, teria procurado os colegas Carlos Ayres de Britto e Celso de Mello para dar-se por desobrigado do acordo de cavalheiros que os dois intermediaram, para que não criticasse mais Gilmar Mendes, a quem acusou de ter capangas.
s Joaquinzão estava evitando até as sessões, inclusive a que acabou com a obrigatoriedade do diploma de jornalista. Mas se sentiu atingido pela entrevista de Gilmar, dada a “Isto É”, em que o Presidente do Supremo declarou que “essa tese de a Justiça ‘ouvir as ruas’ serve para encobrir déficits intelectuais”. Gilmar Mendes inclusive foi mais mordaz quando disse textualmente: “Eu posso assim justificar-me facilmente, não preciso saber a doutrina jurídica. Posso consultar o taxista”.
s
Depois disso, e, de aprovar o fim da obrigatoriedade do diploma de jornalista, tese bastante razoável, Gilmar Mendes se viu diante da arapuca que armou para o próprio Supremo: decidir se cobra diploma de seus jornalistas, às vésperas da corte lançar edital de concurso para contratar 14 profissionais da área. As vagas de analista na Secretaria de Comunicação do STF, deverão, no mínimo, ser preenchidas por quem tenha concluído qualquer faculdade, pois o cargo de analista exige nível superior.
s
Isso está desviando o foco do Sarney, porque o presidente da Federação Nacional dos Jornalistas, Sérgio Murilo de Andrade, já demonstrou indignação com a decisão do STF, frisando que a suprema corte agiu de forma irresponsável. O Ministro das Comunicações, Hélio Costa também pulou em defesa do diploma, contra a decisão do Supremo. Gilmar Mendes, por sua vez, aprofundou o debate, declarando que também o registro profissional de jornalista perdeu o sentido, frisando da possibilidade de outras profissões serem desregulamentadas. Afinal o princípio da ampla defesa poderia permitir que alguém agisse em causa própria sem ser bacharel em direito.
s
De modo que o circo está armado. E é nessa hora que o Bigode espertamente tenta reverter o quadro de acusações contra ele! Afirmou que caso fique provada a responsabilidade de senadores nas denúncias de nomeações feitas por meio de atos secretos, as eventuais punições ficarão a cargo do STF. Sarney também disse que os responsáveis serão punidos

Pensei que fosse anunciar o suicídio, quando foi textual: "Vamos punir, não tenham dúvida disso. Não teremos nenhuma outra maneira a não ser dar ao Senado a função de ser uma repartição exemplar. Isso tudo vai servir muito bem para outras repartições depois que o trabalho for feito. É claro que não será fácil, mas meu desejo é exclusivamente de ajudar a Casa, para que possa ser um exemplo dentro da parte administrativa".
s
As novas medidas administrativas anunciadas pelo presidente do Senado foram avaliadas com cautela por alguns senadores. Cristovam Buarque (PDT-DF), disse que só se pronunciará na terça-feira, após a reunião da Mesa Diretora.
S
O senador Renato Casagrande (PSB-ES), corporativista, defende que se dê "um crédito de confiança" a Sarney.
s
Já o vice-líder do PSDB, Álvaro Dias (PR), considera que a convocação do Ministério Público e do Tribunal de Contas da União é uma atitude que deveria ter sido tomada logo que as primeiras denúncias de irregularidades foram publicadas na imprensa.
s
Eu acho graça disso tudo. Tem gente na internet já distribuindo o que seria a foto do Sarney depilado...

Minha Gente, o Bigode é presidente do Senado. Os atos secretos se deram sob a presidência dele. Alguns, beneficiando a parentes dele. Que receberam dinheiro dos recursos da União, talvez sem produzir nada...
s
De modo que, se o Bigode sabia, a situação é mais grave. Se não sabia também é grave, porque não tomou conta direito da coisa pública confiada a ele.
s
Enquanto o diploma vale, posso dizer que a faculdade de direito ensina que a culpa pode se dar por cometimento, omissão ou eleição do preposto errado. Resta saber em qual das três situações Sarney deverá ser enquadrado no Supremo. Isso se até lá os ministros Gilmar Mendes e Joaquim Barbosa não acabarem se matando.
s A propósito, o Supremo Tribunal Federal já teve um nível melhor. Tanto em conhecimento quanto em postura.

2 comentários:

  1. Tal e qual nos contos policiais de Agatha Christie, nesta história de atos secretos no Senado não poderia faltar o personagem do mordomo! Amaury de Jesus Machado, conhecido muito apropriadamente como "Secreta" trabalha para a governadora do Maranhão Rosena Sarney mas quem lhe paga o salário é o Senado...ou melhor, nós brasileiros pagamos através de nossos escorchantes impostos o salário do mordomo de Roseana Sarney, no valor de R$12.000,00! Dá para se perceber agora porque nossos impostos são tão elevados? Olhem só para onde vão...

    ResponderExcluir
  2. "Dois quintos dos infernos"
    Durante o século XVIII, o Brasil Colônia pagava um alto tributo para seu colonizador, Portugal. Esse tributo incidia sobre tudo o que fosse produzido em nosso país e correspondia a 20% da produção. Essa taxação altíssima, absurda, era chamada de "O Quinto". Esse imposto recaía principalmente sobre nossa produção de ouro. O Quinto era tão odiado pelas pessoas que foi apelidado de "o quinto dos infernos". Portugal quis, em determinado momento, cobrar os quintos atrasados de uma única vez - no episódio conhecido como a derrrama. Isso revoltou a população gerando a incofidência mineira, que teve seu ponto culminante no enforcamento do líder Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Essa história me faz pensar no presente. De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário - IBPT, a carga tributáriabrasileira deverá chegar ao final deste ano em 38% do PIB, praticamente 2/5 (dois quintos) de nossa produção. Calcula-se que nossa capacidade tributária é de 24% do Produto Interno Bruto. Hoje, a carga tributária é o dobro daquela época da inconfidência mineira, ou seja, pagamos hoje dois quintos dos infernos!!!
    Só precisamos encontrar um novo Tiradentes...

    ResponderExcluir