segunda-feira, 27 de maio de 2013


DEVAGAR COM O ANDOR, O COBERTOR DA PREVIDÊNCIA É CURTO...

Todo mundo reconhece que o senador Romero Jucá (PMDB – RR) tem o direito de apresentar a proposta que quiser. Por mais demagógica que seja. Mas é importante frisar a ele que o cobertor da previdência social é curto. Pode faltar dinheiro mais adiante, por tantos favores que vem sendo feitos com aquele caixa pré-falimentar.

O governo não esconde a preocupação com o relatório apresentado pelo senador Jucá na Comissão Mista que trata da regulamentação dos novos direitos para os trabalhadores domésticos. Principalmente por causa do aumento de despesas para a Previdência, se houver redução da alíquota paga pelo empregador, de 12 para 8 por cento.

A ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann alerta que isso "vai onerar o sistema previdenciário e, em consequência, todos os contribuintes"... ou seja, quem tem e quem não tem empregada doméstica. Lembra ainda que o governo já vai bancar, com o nosso dinheiro – claro; o ônus de pagamentos de salário-família, auxílio-acidente e seguro-desemprego, benefícios previstos na CLT, agora estendidos aos domésticos, produzindo impacto de 2 bilhões de reais/ano.

Não é possível abrir mão de mais receita com o sacolão de bondades que já assola o país. Pena de desequilíbrio ainda maior nas contas públicas. Outra maluquice é conceder aos trabalhadores domésticos mais benefícios do que aos demais celetistas. Caso, por exemplo, do pagamento da indenização de 40 por cento a quem for dispensado, mesmo havendo justa causa.

Todo mundo vai querer. Vai  virar uma babel.

Falei e disse!

Nenhum comentário:

Postar um comentário