terça-feira, 21 de maio de 2013


BARBOSA TEM CORAGEM DE DIZER O QUE MAUS BRASILEIROS NÃO GOSTAM DE OUVIR...

Tem gente achando que o presidente do Supremo Tribunal Federal se excedeu, mais uma vez, ao criticar o modelo político brasileiro, ao falar a estudantes de direito de Brasília. Acham que Joaquim Barbosa agrava a crise entre o judiciário e o legislativo.

Barbosa diz sempre a verdade. Talvez de maneira dura. Mas quem vai contestar que os partidos brasileiros são de mentirinha? Quem terá coragem de desmentir que o Congresso Nacional é dominado pelo executivo. Eu diria mais: come na mão do executivo. Tai o episódio do “mensalão” com as vísceras expostas. Tai a recente votação vergonhosa da MP dos Portos.

A única coisa que se pode dizer é que as palavras, verdadeiras, agridem o Congresso Nacional.

Barbosa, depois, não quis responder perguntas de jornalistas sobre a indisposição entre Poderes. Mas, apesar de não comentar, destacou que todo mecanismo de controle que o Supremo exerce ao examinar a constitucionalidade das leis está previsto na Constituição. E concluiu: “Permitir que isso seja submetido ao Congresso e a referendo, significaria o fim da Constituição”.

O presidente do Supremo afirmou que as distorções no modelo político brasileiro reforçam a necessidade de uma reforma institucional urgente, como a substituição do voto obrigatório pelo voto facultativo e a alteração do sistema de voto proporcional pelo sistema de voto distrital, para que os parlamentares tivessem mais representatividade...

Eu diria que mais responsabilidade, também. Nada de pichar o Barbosa. Ele quer mudar o Brasil para melhor, e assina embaixo do que diz.

Falei e disse!

Nenhum comentário:

Postar um comentário