terça-feira, 19 de fevereiro de 2013


NO PAÍS DOS FERIADOS 2013 REGISTRARÁ PREJUÍZO MENOR

Os feriados deste ano, em numero reduzido, vão causar um prejuízo menor à indústria nacional. Estimado em 42 bilhões e 200 milhões de reais, segundo a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro. O valor é quase 20 por cento inferior ao apurado no ano passado. De acordo com o gerente de Estudos Econômicos da entidade, Guilherme Mercês “Isso dá ideia do tamanho do prejuízo que os feriados podem causar à atividade produtiva”.

O economista ressalta que dos 12 feriados nacionais oficiais, oito ocorrerão em dias de semana. Serão dois a menos que em 2012. Em relação aos feriados estaduais, dos 39 previstos, 24 cairão em dias úteis.

Em termos absolutos, os principais estados industrializados deverão sofrer as maiores perdas, liderados por São Paulo, onde os números estimados giram em torno de 15 bilhões de reais. Seguem-se Rio de Janeiro, com 5 bilhões e 200 milhões; Minas Gerais com 4 bilhões e 200 milhões e Rio Grande do Sul, com 3 bilhões e 2 milhões.

Mercês diz ainda que a grande discussão econômica gira em torno dos custos de produção. E, para diminuir as perdas que os feriados deverão provocar à indústria brasileira, a Firjan sugere o deslocamento para perto dos fins de semana, como a segunda-feira anterior ou a sexta-feira seguinte ao feriado, reduzindo os "enforcamentos”.

Em verdade, temos feriados demais. País rico é assim mesmo...

Falei e disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário