quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013


DISPARIDADE SALARIAL CAUSA REVOLTA NO BRASIL

Nunca houve uma preocupação tão grande com o noticiário sobre o Brasil quanto agora, pelo The New York Times. O Jornal, dias atrás focalizou a ascenção dos miseráveis e o Corinthians. Agora publica a revolta da maioria da população com a disparidade salarial que estabelece castas, a partir de cargos no governo.

O artigo faz comparações entre os servidores daqui e funcionários públicos da Europa e dos Estados Unidos, que tiveram salários achatados ou cargos eliminados de vez. Mostra que alguns empregos públicos no Brasil oferecem salários e benefícios que fazem seus colegas nos países desenvolvidos passarem vergonha.

Cita como exemplo um servidor de um tribunal de Brasília, ganhando 226 mil dólares anuais, ou seja, mais do que o presidente do Supremo Tribunal Federal. Igualmente, o departamento de rodovias de São Paulo desembolsava a um de seus engenheiros 263 mil dólares por ano, mais do que em tese recebe a presidente da república. Outra disparidade citada pelo New York Times dá conta que 168 servidores do Tribunal de Contas do Município São Paulo recebem salários mensais de pelos menos 12 mil dólares e, às vezes, até 25 mil – mais do que o ordenado do prefeito da maior cidade do país. E narra com humor que um prefeito fez piada, comentando que planejava se candidatar a um emprego no estacionamento do prédio da Câmara Municipal, depois de o poder legislativo da cidade ter revelado que um dos manobristas recebia 11 mil e 500 dólares mensais.

Pena que toda vez que o The New York Times dedica espaços ao Brasil seja para expor nossas mazelas. Mas, afinal, é o que temos a exibir é a miséria moral...

Falei e disse!

Nenhum comentário:

Postar um comentário