terça-feira, 22 de janeiro de 2013


MINAS SAI NA FRENTE CONTRA CORRUPÇÃO EM PRESÍDIO

 

Minas terá o primeiro complexo penitenciário construído e administrado por uma empresa privada. Fica em Ribeirão das Neves, na Grande Belo Horizonte. Destina-se a detentos do sexo masculino, que cumpram pena em regime fechado ou semiaberto por crimes que não sejam considerados violentos, nem sejam chefes de quadrilha. Quando inteiramente concluído terá cinco unidades e 3 mil e 40 vagas. O investimento na primeira unidade, com capacidade para 608 presos foi de 280 milhões.

A administração da cadeia será feita pelo consórcio "Gestores Prisionais Associados" por meio de contrato com 27 anos de vigência. As demais unidades do complexo devem ser inauguradas até o fim de 2013.

Para que receber integralmente as verbas repassadas pelo governo, a administradora deverá cumprir 380 indicadores de desempenho. Uma das metas é manter a totalidade dos encarcerados trabalhando e estudando. Também deverá ser oferecida assistência médica, odontológica, social e jurídica aos detentos a cada dois meses.

Isso funciona muito bem nos Estados Unidos. Tive a oportunidade de visitar um presídio privado de mulheres em Albuquerque, no Novo México. As presas tinham acesso inclusive a uma biblioteca completa, onde recebiam fundamentos e orientação para elaborarem seus próprios recursos. Nunca houve indisciplina. A telefonia por meio de orelhões, controlada. A alimentação maravilhosa. A higiene era perfeita. O interior das celas era tão bonito que mais parecia casa de bonecas. Nenhuma caso de suborno ou de corrupção.

Num sistema assim, talvez seja possível recuperar alguém...

Falei e disse!

Nenhum comentário:

Postar um comentário