terça-feira, 15 de janeiro de 2013


DILMA GARANTE REDUÇÃO DA TARIFA DE LUZ...

Está em vigor. Mas o efeito só será sentido na cobrança em março. Dilma Rousseff está mesmo disposta a cumprir a palavra empenhada. Vai reduzir o valor das contas de fornecimento de energia elétrica residenciais em até 16 vírgula 2 por cento e em 28 por cento para a indústria. Mas, vetou seis alterações feitas no congresso ao texto da Medida Provisória 579.

Para compensar as distribuidoras o governo manteve a possibilidade de prorrogação das concessões uma única vez, por até 30 anos. Com isso afasta um dos vilões da carestia, já que o Brasil praticava a quinta tarifa mais cara do mundo.

Enfrentou pressões. Teve de vetar a submissão das prorrogações à Agencia Nacional de Energia Elétrica por adequação aos padrões de saúde e segurança no trabalho e respeito aos direitos e garantias dos consumidores, já que na avaliação do Ministério das Minas e Energia isso daria à ANEEL competência estranha à sua finalidade institucional. A agência ficaria acima da legislação trabalhista e de defesa do consumidor. Ambas já disciplinam a matéria.

A presidente vetou também o dispositivo que permitia a devolução da Taxa de Fiscalização de Serviços de Energia Elétrica aos empreendedores, porque para o Ministério da Fazenda, isso "desvirtua a vinculação do produto da arrecadação da atividade que deu causa à sua instituição".

Foi vetado ainda o artigo 31, que permitia às concessionárias de energia o direito de reivindicar equilíbrio econômico-financeiro, se comprovassem que não iniciaram obras em razão de atos ou fatos alheios à sua gestão. Na avaliação do governo, os termos de reequilíbrio estabelecido no texto "violam os princípios da isonomia e da modicidade tarifária".

Em resumo: tem gente remando contra. Mas o desconto vem!

Falei e disse!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário