terça-feira, 17 de julho de 2012

SOMOS QUASE 140 MILHÕES DE ELEITORES...



A rigor somos 138 milhões 490 mil 950 eleitores, nos 5 mil 569 municípios brasileiros. Vamos todos às urnas para escolher prefeitos, seus respectivos vices e vereadores, e um senador, a 7 de outubro, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral. Até ontem, o sistema registrava 464 mil 701 candidaturas para os cargos.

Em Pinda a eleição vai ser decidida numa única ida às urnas. Mas, em Taubaté, com mais de 200 mil eleitores, caso seja necessário, o segundo turno para os cargos do executivo, já está marcado para 28 de outubro, entre os dois candidatos mais votados na fase inicial.

São Paulo detém o maior eleitorado do país: 31 milhões 229 mil 307 pessoas aptas a votar. Também é o estado com maior número de candidatos inscritos. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral 79 mil 467 políticos fizeram o pedido de candidatura, sendo 2 mil e 12 para prefeito, 2 mil e 16 para vice-prefeito e 75 mil 439 para vereador.

O número pode mudar porque, pelo calendário eleitoral, até 4 de agosto pode haver pedidos de impugnação de candidaturas.

A propaganda eleitoral gratuita no Rádio e Televisão começa a 21 de agosto e termina 3 dias antes do pleito, ou seja, 4 de outubro. A campanha pode seguir na rua até 5 de outubro.

Desde a implantação do sistema informatizado de votação é possível conhecer o resultado da eleição na mesma noite do pleito. Segundo o calendário eleitoral, a conclusão de processo de apuração deve ocorrer até o dia 12 de outubro, porque no dia 13, onde houver segundo turno, a propaganda eleitoral recomeça no Radio e na Televisão até 26 de outubro, para a votação dois dias depois.

Portanto, Amigos, a sorte está lançada. Prestem atenção nas campanhas, nas plataformas, nos gastos, na lisura dos concorrentes, e escolham aqueles que lhes parecerem melhores. A não ser nas cidades em que existe apenas um candidato, vocês podem tentar fazer com que vença o melhor, o mais experiente...

Nenhum comentário:

Postar um comentário