quinta-feira, 26 de julho de 2012

E NADA DE SOLUÇÃO PARA O VALOR E O TEMPO DA APOSENTADORIA



Para quem vive sonhando com o fim do fator previdenciário, formula que derruba o valor pago pelas aposentadorias, ainda não há proposta definitiva por parte do Ministério da Previdência Social. O Ministro Pedro Rolim diz que a negociação com o Congresso Nacional não foi concluída.

A discussão da matéria com a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvati, acabou não ocorrendo por incompatibilidade de agendas. Cogitou-se, nova reunião para agosto, mas não está confirmada.

A regra atual estabelece que a aposentadoria dos contribuintes do INSS seja feita de acordo com a combinação de dois critérios: idade mínima de 65 anos para homens e 60 anos para mulheres, no caso da aposentadoria urbana; e 60 anos para homens e 55 anos para mulheres que exercem trabalho rural; batendo com o tempo de contribuição - 35 anos para homens, 30 anos para mulheres.

A proposta em trâmite no Congresso, chamada de 85 por 95, é o somatório do tempo de contribuição com a idade, garantindo o teto, atualmente em 3 mil 916 reais e 20 centavos, a quem atingir 85 anos, no caso das mulheres, e, 95 anos para os homens, com expectativa de aumento médio de 20 por cento nas aposentadorias.

Mas quando o benefício é para as camadas mais humildes da população, fica evidente que não há pressa...

Falei e disse...

Nenhum comentário:

Postar um comentário