segunda-feira, 9 de julho de 2012

PRA QUE EXISTEM FERIADOS?



Nesses dias em que a gente não sabe no que vai pensar, fiquei com meus botões, matutando a razão da existência dos feriados, se afinal, ninguém pensa de fato no que ocorreu nas datas. A galera só quer saber de esticar o fim de semana, como hoje, em todo o estado de São Paulo, onde praticamente não se trabalha...

Pouca gente vai lembrar da luta armada, com derramamento de sangue entre brasileiros, que culminou com a convocação de uma Constituinte. Morreu gente. Dizem que mais de 2 mil. O Estado de São Paulo foi traído. O movimento foi sufocado aqui no Vale do Paraíba... O feriado é pra isso. Pra gente lembrar...

O que motivou a Revolução de 1930 foi a deposição do presidente Washington Luís e o impedimento da posse do paulista Júlio Prestes. O gaúcho Getúlio Vargas assumiu em lugar dele, pondo fim à chamada política do café com leite. Humilhou as elites paulistas. O estado mais rico da federação foi posto em submissão.

Os poderes de todos os estados foram dissolvidos pela ditadura Vargas. Mas São Paulo foi o único que não teve interventores natos. Teve militares de outros locais.

Começaram as pressões sobre Getúlio. São Paulo exigia uma nova Assembleia Constituinte. Novas eleições e o fim do governo provisório. Em dois anos, passaram pelo governo paulista quatro interventores federais. Nenhum deles conseguiu se estabilizar. Em 1932 a capital do estado era um barril de pólvora.

Vargas tentou acalmar a situação apresentando um novo código eleitoral e marcando eleições para 1933. Nomeou enfim o paulista Pedro Toledo como interventor. Mas, a 23 de maio um comício de estudantes da Faculdade São Francisco, levou à morte cinco jovens: Mário Martins de Almeida, Euclides Bueno Miragaia, Dráusio Marcondes de Sousa, Antônio Américo Camargo de Andrade e Orlando de Oliveira Alvarenga. O movimento ganhou força...

Em 9 de julho as forças paulistas lideradas pelo General Isidoro Dias Lopes tomaram o estado e iniciaram a marcha para o Rio de Janeiro. Estados que ficaram de apoiar enviando forças para retirar Getúlio Vargas do poder traíram o movimento.

São Paulo, que planejava uma ofensiva rápida contra a capital, o Rio de Janeiro, se viu cercado por mais de 100 mil tropas federais. Praticamente sitiado, São Paulo se viu sem alternativa para conseguir armamentos. Passou a arrecadar ouro doado pelo Povo para comprar armas dos Estados Unidos, mas o navio foi interceptado pela Marinha.

A revolução foi sufocada 87 dias depois, a 2 de outubro de 1930, na cidade de Cruzeiro, no Vale Histórico. Mas, apesar de derrotadas, as forças paulistas viram seus objetivos principais atingidos: em 1933, Armando Sales foi eleito governador civil do estado e a luta pela Constituição foi fortalecida, com a promulgação da carta de 16 de julho de 1934.

Um pouco de história, no feriado, faz bem à saúde.

Falei e disse!

Nenhum comentário:

Postar um comentário