terça-feira, 24 de julho de 2012

DE OLHO NOS NOMES CASADOS NAS ELEIÇÕES...



Candidatos que estão recorrendo este ano a antiga estratégia para fisgar o eleitor, associando seus nomes aos de autarquias e fundações federais, provedoras de benefícios ao cidadão comum, que se cuidem. Estão na mira da Advocacia Geral da União. Gente que se apresenta como fulano do INSS, beltrano da Funasa e coisas do gênero, vai ser denunciada e passará pelo pente fino do Tribunal Superior Eleitoral...

A AGU pede que os registros dos candidatos sejam alterados e os casos, comunicados ao Ministério Público para que avalie a possibilidade de haver crime eleitoral.

A justificativa é que artigos da Constituição, do Código Civil e da Lei de Propriedade Industrial protegem nomes, siglas e marcas das pessoas jurídicas, inclusive órgãos do governo. Sendo assim, não podem ser apropriados para servir a interesses particulares.

Deu no “Estadão” que a situação cria distorções no processo eleitoral. É que, ao vincular-se aos órgãos federais, o candidato vende a falsa expectativa de que, eleito, poderá ajudar o cidadão na administração pública. Além disso, cria desigualdade em relação aos concorrentes, ao sugerir, pelo nome, ter acesso mais fácil à estrutura do governo.

"É uma apropriação da força e do poder das marcas do Estado. Gera a impressão de que o candidato pertence à máquina oficial. Parcela do eleitorado pode entender que, futuramente, ele poderá lhe trazer alguma vantagem", afirma o procurador geral federal da Advocacia Geral da União, Marcelo de Siqueira Freitas, para quem a situação é um resquício do clientelismo na política brasileira.

Faz sentido!

Falei e disse...

Nenhum comentário:

Postar um comentário