terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

CAUTELAS PARA UM CARNAVAL SEGURO

Faltando poucos dias para o Carnaval, nunca é demais lembrar o óbvio. O que todo mundo já sabe. A alegria só será completa se houver responsabilidade. Pois é neste período que acontecem as coisas mais graves, por causa dos excessos praticados ou ainda a falta de atenção.

Nunca é demais colocar um crachá com indicações de endereço e telefone dos pais nas crianças pequenas.

Bom lembrar que bebida e direção só combinam em batida.

Que mais vale dar o boi para não perder a boiada, evitando brigas e conflitos...

Lembrar que muita gente viaja internamente, transferindo doenças de norte-a-sul; leste-a-oeste, e, que outros trazem vírus de fora.

Que a aids é uma realidade para os que não praticam o sexo seguro...

No capítulo saúde também é bom ter em mente que o país ainda não está livre de uma epidemia de dengue, em que pese o anuncio feito ontem, sobre a queda de 62 por cento nos casos registrados, em comparação com o mesmo período no ano passado. Aliás, o Secretário Nacional de Vigilância Sanitária, Jarbas Barbosa adverte que a batalha não está ganha e que ainda há muito a ser feito.

Que não se aborreçam comigo, meus irmãos cariocas, mas convém avisar a quem pretende passar o carnaval no Rio, que estará correndo o sério risco de voltar de lá dengoso, pois de acordo com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha a “Cidade Maravilhosa” corre o risco de ter a maior epidemia de dengue de sua história neste verão. Está entre as 90 piores em matéria de incidência, em função de 3 fatores: alto índice de criadouros do mosquito transmissor, aumento da circulação do vírus tipo 4, com quem o grosso da população ainda não teve contato; e, ainda a infestação dos tipos 1 e 2.

Temos sorte aqui em Pinda. Graças a ação preventiva da prefeitura, parece que ainda guardamos certa imunidade. Somos uma espécie de ilha em meio a cidades com alta incidência da doença.

Mas além das cautelas e dos programas desenvolvidos pelas autoridades sanitárias é necessária a colaboração da população, combatendo os criadouros do aedes aegipty. Uma das ameaças do carnaval é a propagação de doenças. A dengue é uma delas. Cuidado!

Falei e diss

Um comentário:

  1. Dr°José Carlos Cataldi
    A forma que se preocupa com o cidadão é muito forte,esta em sua corrente sanguinea,continue assim sempre pensando na população,pois eles precisam de um ombro amigo!!
    aneolli@hotmail.com
    viviane souza!!!

    ResponderExcluir