sexta-feira, 29 de agosto de 2014

GRANDE VALE
ELEITORAL EM AÇÃO - Chapas do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) e do Partido da Causa Operária (PCO) ao governo de São Paulo são barradas pelo Tribunal Regional Eleitoral. No caso do PRTB, Walter Paiva Ciglione não justificou ausência nas últimas eleições. Pagou a multa, mas, depois do prazo legal. No PCO, problema foi do candidato a vice-governador Ulisses Mendes Coelho. Não entregou uma das certidões exigidas por lei. O Tribunal também negou registro a candidatura de Netinho de Paula a deputado federal pelo PCdoB e Soninha Francine, federal pelo PPS. Netinho por não ter se licenciado da vereança. Soninha, por pendência de contas quando foi diretora técnica da superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades de São Paulo.
NA RETA FINAL – Faltando pouco mais de 30 dias para a eleição, andei lendo reflexões interessantes, como uma que indaga se aqui em Pinda haverá eleição ou pesquisa? “Cinco candidatos a deputado federal. Cinco postulantes a cadeiras na assembléia legislativa... Mais os candidatos de outras zonas eleitorais... Pelo visto vamos ter que chamar eleitores de fora para eleger tanta gente aqui de dentro!” Disputam votos a federal: Rafael Goffi (PSDB), Gugu Melo (PSDC), Dona Zélia (PSDC) Dr. Isael (PV) e Michele Camargo (PSC). Estaduais: Carlinhos Casé (PT), Dr. Daniel Ferreira (PSC), Edison Flores (PC do B) e Professor Eric (PR). Faz lembrar Mamonas Assassinas: - nesse raio de S... não se C.... ninguém”...
DISPUTA NA EDILIDADE – Enquanto a campanha eleitoral se desenvolve nas ruas, nos bastidores da Câmara de Pinda rola intensa costura pela presidência do legislativo municipal, ano que vem. Uns apostam na experiência do Vereador Felipe César (PMDB), que já ocupou o cargo. Outros na esperança de mudança, com o Vereador Marcos Aurélio Villardi (PR).
QUEDA DE BRAÇO – Tem vereador fuçando para saber se alguém sai beneficiado com a troca de tubulões na Rua Emílio Moreira dos Santos, em fase de duplicação, no Maria Áurea... Em compensação, tem gente na prefeitura orientando a área administrativa e o setor de finanças a levantar benefícios que alguém possa ter concedido a devedores do IPTU na administração anterior. Mas, a Coluna recebeu indicativo de fonte da Câmara, quanto à possível cobrança de explicações ao Executivo sobre a ponte que caiu no Mantiqueira, cuja reforma foi orçada em 480 mil, mas pode custar 700 mil, na realidade... De uma forma ou de outra é muita grana...
AÇÃO PELA ÁGUA – Só o Supremo pode dar a palavra final sobre conflito das águas do Paraíba do Sul. Verificando a possibilidade do mar invadir, ainda mais, o território de Campos dos Goitacázes, no Estado do Rio de Janeiro, pela falta de força na vazão do rio, o ministério Público acionou a 2ª Vara Federal no Norte Fluminense. A ação civil pública, com pedido de liminar, contra a União, a Agência Nacional de Águas, o Estado de São Paulo e o Ibama, visava impedir a transposição do rio Paraíba do Sul, direcionada ao sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista, com seu nível cada dia mais baixo. O juiz Gilson David Campos entendeu que os efeitos do projeto e a ação contra a transposição envolvem 3 estados: São Paulo, Minas Gerais e o Rio de Janeiro. Por isso declinou da competência para o Supremo Tribunal Federal. Pelo visto, o mal estar não vai acabar tão cedo...
GUARDA ARMADA – Nova lei diz: “Aos guardas municipais é autorizado o porte de arma de fogo, conforme previsto em lei”. Mas há um detalhe importante. O direito pode ser suspenso “em razão de restrição médica, decisão judicial ou justificativa da adoção da medida pelo respectivo dirigente”. A lei, de autoria do deputado federal Arnaldo Faria do PTB de São Paulo, também estabelece que além da segurança patrimonial, estabelecida pelo artigo 144 da Constituição Federal, os guardas terão poder de polícia. Finalmente algo que dará às guardas papel de utilidade. Mas ainda acho que existe polícia demais e falta de concentração de comando. Por mim juntava tudo num comando só.
PARABENS – bela iniciativa da Gerdau em contemplar os melhores trabalhos de nossos jovens que fizerem “projetos para implantação de bases industriais”. É assim que se estimula a juventude.
INFERNO NO UNIVERSO METALÚRGICO – O Comércio de Taubaté é o primeiro a sentir o efeito da crise no setor metalúrgico do Vale. Remarcações e remarcações, com descontos de até 50 por cento. Mesmo assim, neca de vendas... A GM licencia 930 por 11 meses, praticamente. A Volks  dá férias intrigantes de 10 dias a 4 mil e 500 trabalhadores... Pergunta que não quer calar: isso pode causar reflexo nas eleições?
POSTOS ESTÃO IRREGULARES – Desde 21 de maio de 1998 está em vigor a resolução 38 do CONTRAN que regulamenta o artigo 86 do Código de Trânsito Brasileiro que, aliás, teve por relator o então deputado federal Ary Kara José (PMDB), hoje, postulante a uma cadeira na ALESP. Dispõe sobre a obrigatoriedade dos postos revendedores de gasolina identificarem as suas entradas e saídas. Da maneira em que estão, concorrem para acidentes. Em Taubaté a Prefeitura deu prazo de 30 dias para que sejam encaminhados projetos à aprovação...
INSEGURANÇA PÚBLICA – Família é feita refém durante assalto em condomínio no Cataguá, em Taubaté. Uma das vítimas saía de casa. Abordada por criminosos, abriu a área, fechada e supostamente segura por câmeras e vigilantes... Ocupantes da casa foram amarrados. Bandidos roubaram televisores, vídeo-game, notebook, jóias, 500 reais em dinheiro e um carro, encontrado horas depois no bairro do Belém. E ainda tem gente que acha que, cercado, o Residencial e Comercial Dr. Lessa ficará livre da violência em Pindamonhangaba. Projeto que murava a área, emparedando ruas, foi contestado pela Promotora Luciana Polenti, denunciando a inconstitucionalidade.
Falei e disse!

José Carlos Cataldi é jornalista, radialista e advogado. Foi fundador da CBN. Atuou nas Empresas Globo, Radiobrás (Presidência da República); TV Rio/Record; Redes Manchete e Brasil de Televisão; foi 4 vezes Conselheiro Federal e Presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB. e-mail: josecarloscataldi@hotmail.coBlog:http://pensandovoce.blogspot.com.

Um comentário:

  1. Dois tópicos chamaram particularmente minha atenção: GUARDA ARMADA e POSTOS ESTÃO IRREGULARES. O primeiro pelo risco de expor cidadãos armando gente despreparada num momento em que a própria Polícia Militar tem sido responsabilizada por um sem número de desvio de conduta relacionados com uso abusivo de armas de fogo, e segundo, para dizer que o tiro foi certeiro (este sim) na questão de sinalização das entradas e saídas nos Postos de abastecimento de combustíveis. Aberrante exemplo em Pindamonhangaba pode ser visto naquele Posto próximo ao Supermercado Pão de Açúcar, ocupando “gostosamente” uma testada superior a cem metros, sem qualquer delimitação ou sinalização, o que representa uso demasiado e indevido de espaço público (calçadas), e mais a questão, colocada no tópico, do alto risco para transeuntes... Viva a imprensa atenta e pensando na gente!

    ResponderExcluir