terça-feira, 1 de março de 2011

VOCÊS ACREDITAM EM BONDADE DOS BANCOS?


Amigos! Os bancos estão liberados, a partir de hoje, para oferecer gratuidade aos clientes em serviços exclusivamente eletrônicos nas respectivas contas. À primeira vista, nada mais interessante. Mas, à medida que vamos conhecendo os detalhes...

Vamos lá! A isenção vale apenas para quem utilizar a internet, caixa eletrônico e celular. E, segundo o Banco Central, cabe à instituição financeira decidir se irá ou não oferecer o serviço e a gratuidade aos clientes.

Em caso positivo, poderão cobrar a tarifa de cadastro para início de relacionamento, somente no caso de novos correntistas. Mas, se o cliente precisar utilizar um meio não eletrônico, como guichê de caixa, correspondente bancário ou atendimento telefônico, com auxílio de telefonista, terá de pagar as tarifas previstas para a prestação desses serviços.

Hoje também vigoram mudanças na área de cartões de crédito. Além da obrigação de enviar um contrato ao consumidor, aquele cartão indesejado que chega pelo correio sem que a gente peça, agora é infração também às normas do Banco Central. Além da multa, a empresa fica obrigada a cancelá-lo imediatamente após o pedido da vítima.

Outras mudanças na área de cartões previstas para este ano. Essas a vigorar a contar de primeiro de junho. As administradoras só poderão cobrar cinco tipos de tarifas de seus clientes: anuidade, emissão de 2ª via, saque em dinheiro na função crédito, pagamento de contas e avaliação do limite de crédito do cliente. Atualmente estamos sujeitos a 80 tipos de tarifas.

Agora uma medida bem desagradável. A partir de 1º de junho o mínimo a ser pago pelo devedor passa a ser de 15 por cento do montante da fatura, ao invés dos dez por cento que pagamos hoje. E, a partir de primeiro de dezembro, esse limite mínimo sobe para 20 por cento.

Não tenham duvida que, espremendo todas as medidas, o suco amargo para nós será bem adocicado para os argentários banqueiros.

Falei e disse!

Nenhum comentário:

Postar um comentário