sexta-feira, 18 de março de 2011

POR POUCO NÃO VALEU PARA O LULA!


A Comissão de Reforma Política do Senado aprovou o fim da reeleição no país. Se for aprovada também pelo plenário do Congresso, a regra não valerá para quem já ocupa cargos de comando no Executivo. Dilma Rousseff, por exemplo, continuará com direito a disputar a reeleição daqui a quatro anos. Se fosse aprovado ao tempo do Lula, o “Companheiro” poderia ser tri-presidente, concorrendo mais uma vez, seguida.

Se for votada e valer agora, a matéria permitirá que prefeitos reeleitos conquistem mais um mandato, e, de 5 anos, de acordo com a nova regra.

O Senador e ex-presidente Itamar Franco foi veemente ao declarar seu voto contrário à reeleição. Disse que Fernando Henrique Cardoso impôs a reeleição ao país em 1997 enquanto estava na presidência, em benefício próprio. “Não teve nem o cuidado de dizer que seria depois do mandato dele”.

Os senadores também decidiram propor ao plenário do Congresso a manutenção do sistema do voto obrigatório no país. Aécio Neves afirmou que em tempos de crise, o voto facultativo poderia gerar instabilidade...

Concordo plenamente com ele. Hoje quem não quer exercer o direito do voto pode muito bem votar nulo ou em branco. A ida facultativa às urnas daria ao voto um preço tentador, facilitando o poder econômico nesse país, rico em miséria moral.

Falei e disse!

Nenhum comentário:

Postar um comentário