Quinta-feira, 31 de março, Dia da Integração Nacional, da Saúde e da Nutrição. Inauguração da Torre Eiffel (1889). Rodada dupla inaugurava os primeiros refletores em campo de futebol no Brasil. América e São Cristóvão empataram em um gol e o Vasco venceu o Wanderers, do Uruguai por 1 a 0, em São Januário (1928). Com a adesão de Carlos Lacerda, governador do Rio, consumava-se o golpe militar, apoiado pela operação Brother Sam, com 110 toneladas de explosivos a bordo de navios e aviões norte-americanos (1964). Morte de Jessé Owens, o atleta negro norte-americano que ganhou 4 medalhas de ouro e bateu 3 recordes nas Olimpíadas de Berlin em 1936, superando a tese nazista da superioridade ariana (1980). 33 mortos na chacina de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense (2005). Festa de Aniversário de 35 anos do Jornal da Cidade de Pinda e Taubaté.
quinta-feira, 31 de março de 2011
SÓ MATANDO...
Detesto dizer isso, porque em tese sou contra a pena de morte. Mas se um dia o Brasil adotá-la acho que, por justiça, deveria contemplar primeiro aos corruptos, sobretudo aos que fazem trapaças com a merenda escolar.
O caso da Verdurama ainda não está cicatrizado em nossos corações, embora pouco se diga sobre esse assunto atualmente, e já surge um novo escândalo envolvendo compras de produtos destinados a 7 mil crianças das redes estadual e municipal da Cidade de Aguaí, que fica a 193 quilômetros de São Paulo.
Segundo a Folha, cerca de 200 quilos de frango foram comprados ao supermercado Marino, com o prazo de validade vencido. A carne apreendida pela vigilância sanitária foi encaminhada a perícia.
Constatada a impropriedade para o consumo, o Delegado Alessandro Serrano Morcillo procedeu a abertura de inquérito...
O sujeito que lucra com uma operação dessas, na certa não liga para possíveis fatalidades decorrentes de sua ganância irresponsável.
Penso que, por caridade, a lei poderia oferecer a ele a opção da morte indolor numa cadeira elétrica ou então, a morte sem pena, comendo de seu próprio veneno: o frango podre.
Infelizmente, essa gente da merenda, só matando mesmo!!!
Falei e disse...
quarta-feira, 30 de março de 2011
O DIA NA HISTÓRIA
Quarta-feira, 30 de março, Data da emancipação de Jambeiro (1876). Primeira travessia aérea do Atlântico Sul pelos aviadores portugueses Sacadura Cabral e Gago Coutinho (1922). Nascimento do músico Eric Clapton (1945). A véspera do golpe militar Jango faz discurso pró-reformas e inflama a assembléia de sargentos no Automóvel Clube do Rio de Janeiro (1964). O cantor Lindomar Castilhos matava a mulher Eliane de Grammont (1981). Morte do ator James Cagney – “O Papai Sabe Tudo” (1986).
A FALTA QUE FAZ UM GPS...
Aparelhinho porreta esse tal de GPS. A gente programa ele. Coloca o endereço em que quer chegar e cai no mundo. Ele apita avisando que tem radar. Manda dobrar à direita e à esquerda... Tem uns que tem até televisão. É uma maravilha... Teria sido a salvação para o ladrão que chegou ao posto de gasolina do Jardim Piratininga, em Limeira, e mostrou ao frentista um bilhete com a mensagem “é um assalto”. Num primeiro momento o funcionário do posto pensou que era brincadeira. Mas, ao perceber volume debaixo da camisa do homem, que depois explicou a razão de seu estilo, o frentista preferiu não arriscar, e, entregou 392 reais da féria. A.J.F, servente de pedreiro desempregado já tinha antecedentes criminais. E para não deixar duvida de que era mesmo um assalto, explicou com muita dificuldade que usava o bilhete porque era ga-gui-ga-gago... E foi-se embora tranquilo numa bicicleta, com o dinheirinho no bolso. Mas perdeu tempo para fazer-se entender a um transeunte, ao qual recorreu para pedir explicação sobre o caminho de volta a Campinas. A polícia chegou e creu! Tá tudo no BO. E o gago já passou essa noite no Centro de detenção Provisória de Piracicaba. Nessas horas, a falta que faz um GPS... Falei e disse...
terça-feira, 29 de março de 2011
O DIA NA HISTÓRIA
Terça-feira, 29 de março – data da Fundação de Salvador, capital da Bahia e primeira cidade do Brasil (1549) e de Curitiba (1693). Aniversário do ator global Lima Duarte (1930). Vitória de Nelson Piquet – o Pai – no Grande Prêmio Brasil de fórmula Um, disputado no Rio de Janeiro (1981). Morte do cantor Jessé (1993)
FAMÍLIA DE JUSCELINO DEVE ACHAR KASSAB UM FANFARRÃO...
Bem fez a família de JK que não deixou o brincalhão do Kassab usar o nome de Juscelino Kubistchek para batizar um instituto desse novo PSD que ele está inventando.
Logo nas primeiras infelizes declarações o prefeito de São Paulo afirmou que o novo Partido Socialista Democrático não será de direita, nem de esquerda, nem de centro.
Deve ser uma legenda própria para eunucos, que não fazem sexo.
Onde é que já se viu? Nem direita, nem esquerda, nem meio...
Só o Kassab mesmo, né???
Falei e disse!
Logo nas primeiras infelizes declarações o prefeito de São Paulo afirmou que o novo Partido Socialista Democrático não será de direita, nem de esquerda, nem de centro.
Deve ser uma legenda própria para eunucos, que não fazem sexo.
Onde é que já se viu? Nem direita, nem esquerda, nem meio...
Só o Kassab mesmo, né???
Falei e disse!
segunda-feira, 28 de março de 2011
O DIA NA HISTÓRIA
Segunda-feira, 28 de março Dia do Diagramador e do Revisor. Reunião dos Generais Odilo Diniz e Mourão Filho com o governador de Minas, Magalhães Pinto, em Juiz de Fora, acertou a deposição de João Goulart, que se deu 3 dias depois (1964). Morte do estudante Edson Luís, em protesto depois de sair do restaurante Calabouço, no Rio de Janeiro. Eu estava lá (1968). Morte do Presidente norte-americano e ex-comandante na segunda guerra mundial Dwight Eisenhower (1969). Beatificação do Padre José de Anchieta pelo Papa João Paulo II. Morte do criminalista Antonio Evaristo de Moraes Filho (1997).
MORAL, POSTURA E RESPONSABILIDADE...
Fui ao Rio, tipo bate e volta, assim que soube que minha netinha caçula, Laura, já tinha deixado a Maternidade Casa de Saúde São José, em direção ao doce lar dos bisavós, Lauro e Jorgete.
Na cidade que voltou a ser maravilhosa, sem bala perdida, fiquei sabendo que o primeiro show do Iron Maiden, que aconteceria domingo, no ‘HSBC Arena’, havia sido cancelado por falta de educação e compostura do público.
Dizem que, logo na primeira música, o alambrado que separava o palco da plateia desabou. Não suportou o empurra-empurra e caiu.
Com toda a classe, o vocalista do grupo, Bruce Dickinson, interrompeu a música e disse que a banda voltaria em dez minutos, assim que o alambrado fosse consertado.
Vinte minutos depois, a organização avisou que não seria possível o reparo para o mesmo dia.
O próprio Dickinson, então, voltou ao palco dizendo que, pela segurança do espetáculo o ‘Iron Maiden’ estava cancelando o primeiro show.
Gostei da Postura. Se todos agissem assim, o mundo seria diferente.
No entanto, o mais gostoso de ter ido ao Rio das praias encantadoras foi ver meus três netinhos juntos: Pedro, Mariana, e, a caçulinha Laura. São lindos.
E olhem que eu não sou coruja...
Falei e disse!
sexta-feira, 25 de março de 2011
O DIA NA HISTÓRIA
Sexta-feira, 25 de março, Outorga da primeira Constituição Brasileira por Pedro I (1824). Invasão do Jornal O Estado de São Paulo, com intervenção por 5 anos (1940). Aniversário de Elton John (1947). Revolta dos Marinheiros do Rio de Janeiro, liderada pelo traidor Cabo Anselmo, infiltrado no movimento de esquerda (1964). Ampliação do mar territorial brasileiro para 200 milhas (1973). Comissão Especial de Mortos e Presos Políticos reconhece que Zuzu Angel foi morta pela repressão (1998).
Sábado, 26 de março é dia do cacau. Morte de Ludwig Van Beethoven (1827). Aniversário do pugilista Eder Jofre (1936), de Diana Ross (1944). Constituição do Mercosul, por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai (1991).
Domingo, 27 de março é Dia do Circo e do Teatro. Término da guerra civil espanhola (1939). Aniversário de Maria das Graças Meneghel, a apresentadora Xuxa (1963). Morte do primeiro homem a fazer uma viagem espacial, Yuri Gagarin (1968), e do ator Felipe Carone (1995).
Sábado, 26 de março é dia do cacau. Morte de Ludwig Van Beethoven (1827). Aniversário do pugilista Eder Jofre (1936), de Diana Ross (1944). Constituição do Mercosul, por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai (1991).
Domingo, 27 de março é Dia do Circo e do Teatro. Término da guerra civil espanhola (1939). Aniversário de Maria das Graças Meneghel, a apresentadora Xuxa (1963). Morte do primeiro homem a fazer uma viagem espacial, Yuri Gagarin (1968), e do ator Felipe Carone (1995).
PAROLE, PAROLE, PAROLE
Palavras, nada mais que palavras. Mais do que nunca a gente vê que em Campanha vale tudo. A prática nem sempre corresponde às promessas.
Geraldo Alckmin admitiu ontem que a revisão dos pedágios, tão esperada, pode não acontecer neste ano. São Paulo então pode continuar sendo o estado que mais beneficia as concessionárias e o que mais arrecada com radares de multas.
Pior de tudo é a sordidez com que são instalados os equipamentos aferidores da velocidade, SEM SINALIZAÇÃO, atrás de pilastras, verdadeiras armadilhas que contrariam o Código de Trânsito Brasileiro.
Alckmin prometeu em campanha, e em discursos que marcaram estes primeiros meses de gestão, que até julho seria trocado o índice de reajuste das tarifas. Mas ontem, apesar de reconhecer que os valores cobrados são altos, justificou a necessidade de estudos antes de adotar a medida.
Mas a cidadania exige que toda a política para as estradas paulistas seja revista. A malha rodoviária não foi ampliada. A Carvalho Pinto, a Ayrton Sena e a Dom Pedro não avançaram, nem melhoraram em qualidade de piso e atendimento.
Bem feito pro Povo que ainda acredita em PAROLE, PAROLE, PAROLE, o que traduzido ao português castiço, significa dizer PAPO FURADO...
Falei e disse!
Geraldo Alckmin admitiu ontem que a revisão dos pedágios, tão esperada, pode não acontecer neste ano. São Paulo então pode continuar sendo o estado que mais beneficia as concessionárias e o que mais arrecada com radares de multas.
Pior de tudo é a sordidez com que são instalados os equipamentos aferidores da velocidade, SEM SINALIZAÇÃO, atrás de pilastras, verdadeiras armadilhas que contrariam o Código de Trânsito Brasileiro.
Alckmin prometeu em campanha, e em discursos que marcaram estes primeiros meses de gestão, que até julho seria trocado o índice de reajuste das tarifas. Mas ontem, apesar de reconhecer que os valores cobrados são altos, justificou a necessidade de estudos antes de adotar a medida.
Mas a cidadania exige que toda a política para as estradas paulistas seja revista. A malha rodoviária não foi ampliada. A Carvalho Pinto, a Ayrton Sena e a Dom Pedro não avançaram, nem melhoraram em qualidade de piso e atendimento.
Bem feito pro Povo que ainda acredita em PAROLE, PAROLE, PAROLE, o que traduzido ao português castiço, significa dizer PAPO FURADO...
Falei e disse!
quinta-feira, 24 de março de 2011
JÁ ESPERAVA O DESFECHO DADO AO CASO “FICHA LIMPA”
"O melhor dos direitos não pode ser aplicado contra a Constituição". Palavras que não me surpreenderam no voto com que o mais novo ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux desempatou a questão do ficha limpa.
Fux sabe o verdadeiro papel da suprema corte, guardiã principal dos princípios constitucionais. Não podia negar vigência ao artigo 16 da Carta Magna, para estabelecer impor novos preceitos eleitorais em cima pleito, ainda que o clamor público o exigisse.
O intuito da moralidade é de todo louvável, mas a legalidade exige respeito ao princípio da anterioridade eleitoral. Garantia não apenas do cidadão eleitor, mas também do candidato e dos partidos políticos.
O ministro ainda afirmou que "a tentação de aplicação da lei era grande, até para quem votava contra. Mas devia ser resistida".
Com acerto! Se rasgarmos a constituição vai-se embora o Estado de Direito...
E, afinal, "o melhor dos direitos não pode ser aplicado contra a Constituição". Isso faz sentido...
Falei e disse!
Fux sabe o verdadeiro papel da suprema corte, guardiã principal dos princípios constitucionais. Não podia negar vigência ao artigo 16 da Carta Magna, para estabelecer impor novos preceitos eleitorais em cima pleito, ainda que o clamor público o exigisse.
O intuito da moralidade é de todo louvável, mas a legalidade exige respeito ao princípio da anterioridade eleitoral. Garantia não apenas do cidadão eleitor, mas também do candidato e dos partidos políticos.
O ministro ainda afirmou que "a tentação de aplicação da lei era grande, até para quem votava contra. Mas devia ser resistida".
Com acerto! Se rasgarmos a constituição vai-se embora o Estado de Direito...
E, afinal, "o melhor dos direitos não pode ser aplicado contra a Constituição". Isso faz sentido...
Falei e disse!
quarta-feira, 23 de março de 2011
QUAL SERÁ A COR DAS PESSOAS DE COR?
A pergunta foi bem formulada e exige uma boa resposta. Deveria dirigi-la ao nobre deputado federal Júlio Campos, do DEM do Mato Grosso que, ontem, defendendo o indefensável foro privilegiado e a prisão especial para autoridades, em vias de cair; recorreu ao artifício do ‘moreno escuro’ para burlar a “Lei Caó”, que o colocaria numa situação inafiançável.
O Deputado, ex-governador do Mato Grosso, disse que temia a perda dos dois benefícios – cadeia e juízo especiais; porque poderia ter um caso pessoal caindo nas mãos daquele ministro “moreno escuro”, referindo-se ao Ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal.
Depois tentou consertar. Pediu desculpas ao Ministro que é negro, e, remendou dizendo que “a gente não é obrigado a lembrar o nome de todo mundo, toda hora”. Mas curioso: será que ao referir-se a qualquer outro magistrado, o ministro Marco Aurélio, por exemplo, falaria: aquele ministro “branco claro”?
Amigos! Penso que o pejorativo foi além da negritude, por espelhar também o medo em relação à competência do “ministro moreno escuro” em apreciar a hipótese personalíssima que lançou no ar.
Lembrei do dia que estava em Brasília, ao lado da Advogada Moema Batista, então presidente da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas, quando uma pessoa referiu a ela sobre alguém individualizado como “aquela pessoa de cor”. Moema – brasileira típica, sangue mestiço nas veias – de pronto interrogou rebatendo: -mas qual é a cor das pessoas de cor?
Deputado Júlio Campos! O senhor, por seu discurso, tem toda a razão de lutar pela manutenção da prisão especial e do foro privilegiado, em causa própria. Mas devo lembrá-lo que racismo no Brasil é imprescritível, em qualquer juízo ou fora dele.
E viva o deputado Caó. Ele é do PDT! Fez a lei pra tentar nos educar contra a hipocrisia.
Falei e disse!
O Deputado, ex-governador do Mato Grosso, disse que temia a perda dos dois benefícios – cadeia e juízo especiais; porque poderia ter um caso pessoal caindo nas mãos daquele ministro “moreno escuro”, referindo-se ao Ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal.
Depois tentou consertar. Pediu desculpas ao Ministro que é negro, e, remendou dizendo que “a gente não é obrigado a lembrar o nome de todo mundo, toda hora”. Mas curioso: será que ao referir-se a qualquer outro magistrado, o ministro Marco Aurélio, por exemplo, falaria: aquele ministro “branco claro”?
Amigos! Penso que o pejorativo foi além da negritude, por espelhar também o medo em relação à competência do “ministro moreno escuro” em apreciar a hipótese personalíssima que lançou no ar.
Lembrei do dia que estava em Brasília, ao lado da Advogada Moema Batista, então presidente da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas, quando uma pessoa referiu a ela sobre alguém individualizado como “aquela pessoa de cor”. Moema – brasileira típica, sangue mestiço nas veias – de pronto interrogou rebatendo: -mas qual é a cor das pessoas de cor?
Deputado Júlio Campos! O senhor, por seu discurso, tem toda a razão de lutar pela manutenção da prisão especial e do foro privilegiado, em causa própria. Mas devo lembrá-lo que racismo no Brasil é imprescritível, em qualquer juízo ou fora dele.
E viva o deputado Caó. Ele é do PDT! Fez a lei pra tentar nos educar contra a hipocrisia.
Falei e disse!
terça-feira, 22 de março de 2011
O DIA NA HISTÓRIA
Terça-feira, 22 de março, é dia Mundial da Água. Data da emancipação de Canas (1993). Instalação da Base Militar de Guantánamo, pelos Estados Unidos, em Cuba (1903). Aniversário de Jorge Benjor (1942). Morte do Saudoso Moacyr Augusto Soares Brandão, o ator e comediante Brandão Filho, o primo pobre do Programa “Balança Mas Não Cai” da Rádio Nacional do Rio (1998).
NA CUECA E NAS MEIAS! VIDA QUE SEGUE...
Enquanto no PT já se fala em perdão para Delúbio e, Zé Dirceu charla em altas rodas, inclusive no novo Programa da Hebe, como provável adquirente de 30 por cento do capital da Rede TV, a Comissão de Ética Pública da Presidência da República decide, por unanimidade, aplicar mera censura ética à ex-ministra Erenice Guerra, por conta das acusações de tráfico de influência.
É a segunda censura aplicada à ex-ministra, que deixou o cargo em setembro, durante a campanha eleitoral, após denúncias de tráfico de influência, porque parentes dela teriam intermediado contratos de empresas com entidades ligadas ao governo.
Na prática, a censura funciona como simples puxão de orelha. Reconhecimento de que a ex-ministra teve conduta não-condizente com o cargo que ocupava. Mas nada que a impeça de assumir outros cargos públicos.
Questionado sobre o efeito prático da medida, o relator do caso, Fabio Coutinho, afirmou que "Funciona como algo desabonador".
Vamos ver quanto tempo vai levar para surgir o pedido de anistia em favor dela, assim como aconteceu com Delúbio, Dirceu e outros da meia e da cueca...
Prova de que em eleição, no Brasil, a única vergonha é perder!
Falei e disse!
É a segunda censura aplicada à ex-ministra, que deixou o cargo em setembro, durante a campanha eleitoral, após denúncias de tráfico de influência, porque parentes dela teriam intermediado contratos de empresas com entidades ligadas ao governo.
Na prática, a censura funciona como simples puxão de orelha. Reconhecimento de que a ex-ministra teve conduta não-condizente com o cargo que ocupava. Mas nada que a impeça de assumir outros cargos públicos.
Questionado sobre o efeito prático da medida, o relator do caso, Fabio Coutinho, afirmou que "Funciona como algo desabonador".
Vamos ver quanto tempo vai levar para surgir o pedido de anistia em favor dela, assim como aconteceu com Delúbio, Dirceu e outros da meia e da cueca...
Prova de que em eleição, no Brasil, a única vergonha é perder!
Falei e disse!
segunda-feira, 21 de março de 2011
TUDO ACABA MESMO EM SAMBA
De repente o Brasil virou exemplo de democracia para o mundo. Barak Obama disse isso ao discursar no municipal, onde não faltaram frases feitas, como “país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza”... O Presidente americano fez média até na Cidade de Deus, onde chegou blindado, mas depois caminhou junto ao povo num trecho pequeno.
Durante sua estada na Cinelândia não faltaram os atos panfletários, inclusive de simpatizantes de Muhammar Kadafi. E eu queria ver se a mãe deles estivesse lá em Trípoli, nas mãos do ditador. Mas no Rio de Janeiro há espaço para tudo. Pro Obama fazer média, num discurso ao povo, ao qual o povo não teve acesso, e, aos partidários do Kadafi.
Faltou uma entrevista no Fastão, daquelas em que só o Fastão fala, dispensando tradutor, para explicar o inexplicável: o que Obama veio fazer aqui?
Por pouco não saiu um carnavalzinho fora de época na avenida Rio Branco para saudar o presidente, a patroa e as crianças. Esse é o Brasil brasileiro. É como papel, aceita tudo. Até a interferência abusiva da segurança dos Estados Unidos, fechando bairros inteiros com 24 horas de antecedência. O Amarelinho que nunca fechou em 90 anos, teve de seguir as instruções da USIA e baixar as portas. Duvido que a Dilma, indo lá, façam a mesma coisa...
Falei e disse!
Durante sua estada na Cinelândia não faltaram os atos panfletários, inclusive de simpatizantes de Muhammar Kadafi. E eu queria ver se a mãe deles estivesse lá em Trípoli, nas mãos do ditador. Mas no Rio de Janeiro há espaço para tudo. Pro Obama fazer média, num discurso ao povo, ao qual o povo não teve acesso, e, aos partidários do Kadafi.
Faltou uma entrevista no Fastão, daquelas em que só o Fastão fala, dispensando tradutor, para explicar o inexplicável: o que Obama veio fazer aqui?
Por pouco não saiu um carnavalzinho fora de época na avenida Rio Branco para saudar o presidente, a patroa e as crianças. Esse é o Brasil brasileiro. É como papel, aceita tudo. Até a interferência abusiva da segurança dos Estados Unidos, fechando bairros inteiros com 24 horas de antecedência. O Amarelinho que nunca fechou em 90 anos, teve de seguir as instruções da USIA e baixar as portas. Duvido que a Dilma, indo lá, façam a mesma coisa...
Falei e disse!
sexta-feira, 18 de março de 2011
O DIA NA HISTÓRIA
Sexta-feira, 18 de março, data da inauguração da primeira estrada pavimentada do Brasil: Rodovia União e Indústria, ligando a Cidade de Petrópolis ao distrito de Pedro do Rio, no Rio de Janeiro (1858). Mahatma Gandhi era condenado a prisão em que passaria 2 anos (1922). Hitler e Mussolini acertavam aliança contra França, em Brenner (1940). Aniversário da Senadora Marta Suplicy (1945) e da atriz Julia Lemmertz (1963). Morte do piloto brasileiro José Carlos Pace, “O Moco” (1977) e do comediante do grupo “os Trapalhões” Zacarias (1990). Morte do músico John Phillips do Grupo The Mamas and The Papas (2001).
Sábado, 19 de março é dia Nacional do Artesão, do Carpinteiro, do Consertador e da Escola. Data da estréia mundial da ópera “O Guarani”, do Campinense Carlos Gomes, no teatro Scala de Milão (1870).
Domingo, 20 de março é aniversário do ator global Paulo José (1937). Nascimento de Alfredo Pujol, que é nome de escola em Pinda, por ter se notabilizado na política paulista, embora tenha nascido em São João Marcos, cidade inundada pela represa de Ribeirão das Lajes, entre Piraí e Rio Claro, no Estado do Rio de Janeiro (1865). Aniversário do ator Edson Celulari (1958) e do ex-jogador de voleibol Tande (1970). Morte do escritor e jornalista Graciliano Ramos (1953) e da atriz Dina Sfat (1989).
Sábado, 19 de março é dia Nacional do Artesão, do Carpinteiro, do Consertador e da Escola. Data da estréia mundial da ópera “O Guarani”, do Campinense Carlos Gomes, no teatro Scala de Milão (1870).
Domingo, 20 de março é aniversário do ator global Paulo José (1937). Nascimento de Alfredo Pujol, que é nome de escola em Pinda, por ter se notabilizado na política paulista, embora tenha nascido em São João Marcos, cidade inundada pela represa de Ribeirão das Lajes, entre Piraí e Rio Claro, no Estado do Rio de Janeiro (1865). Aniversário do ator Edson Celulari (1958) e do ex-jogador de voleibol Tande (1970). Morte do escritor e jornalista Graciliano Ramos (1953) e da atriz Dina Sfat (1989).
POR POUCO NÃO VALEU PARA O LULA!
A Comissão de Reforma Política do Senado aprovou o fim da reeleição no país. Se for aprovada também pelo plenário do Congresso, a regra não valerá para quem já ocupa cargos de comando no Executivo. Dilma Rousseff, por exemplo, continuará com direito a disputar a reeleição daqui a quatro anos. Se fosse aprovado ao tempo do Lula, o “Companheiro” poderia ser tri-presidente, concorrendo mais uma vez, seguida.
Se for votada e valer agora, a matéria permitirá que prefeitos reeleitos conquistem mais um mandato, e, de 5 anos, de acordo com a nova regra.
O Senador e ex-presidente Itamar Franco foi veemente ao declarar seu voto contrário à reeleição. Disse que Fernando Henrique Cardoso impôs a reeleição ao país em 1997 enquanto estava na presidência, em benefício próprio. “Não teve nem o cuidado de dizer que seria depois do mandato dele”.
Os senadores também decidiram propor ao plenário do Congresso a manutenção do sistema do voto obrigatório no país. Aécio Neves afirmou que em tempos de crise, o voto facultativo poderia gerar instabilidade...
Concordo plenamente com ele. Hoje quem não quer exercer o direito do voto pode muito bem votar nulo ou em branco. A ida facultativa às urnas daria ao voto um preço tentador, facilitando o poder econômico nesse país, rico em miséria moral.
Falei e disse!
Se for votada e valer agora, a matéria permitirá que prefeitos reeleitos conquistem mais um mandato, e, de 5 anos, de acordo com a nova regra.
O Senador e ex-presidente Itamar Franco foi veemente ao declarar seu voto contrário à reeleição. Disse que Fernando Henrique Cardoso impôs a reeleição ao país em 1997 enquanto estava na presidência, em benefício próprio. “Não teve nem o cuidado de dizer que seria depois do mandato dele”.
Os senadores também decidiram propor ao plenário do Congresso a manutenção do sistema do voto obrigatório no país. Aécio Neves afirmou que em tempos de crise, o voto facultativo poderia gerar instabilidade...
Concordo plenamente com ele. Hoje quem não quer exercer o direito do voto pode muito bem votar nulo ou em branco. A ida facultativa às urnas daria ao voto um preço tentador, facilitando o poder econômico nesse país, rico em miséria moral.
Falei e disse!
quinta-feira, 17 de março de 2011
O DIA NA HISTÓRIA
Quinta-feira, 17 de março, é data transferência da Capital de Sergipe de São Cristóvão para Santo Antonio de Aracajú (1855). Morte do humorista Manoel da Nóbrega, criador do Baú da Felicidade, dado a Silvio Santos, e, do modelo do programa “A Praça é Nossa”, que apresentou antes do filho, Carlos Alberto da Nóbrega (1976). Morte do ensaísta, autoir de “Crepúsculo da Idade Média em Portugal”António José Saraiva (1993). Mike Tyson recuperava o título mundial de boxe, pesos pesados, ao derrotar o britânico Frak Bruno (1996).
JAPÃO URGENTE! SERIA HORA DE REVER O PROGRAMA NUCLEAR BRASILEIRO?
O Ministério de Relações Exteriores do Reino Unido recomendou aos cidadãos britânicos que vivem no Japão que deixem o país, diante da situação de emergência da usina nuclear de Fukushima. Depois do terremoto e do tsunami Tóquio chegou a limite máximo de tolerância à radiação. Os brasileiros residentes lá estão sendo repatriados...
Comecei a pensar na situação aqui do Brasil. Projeto ultra moroso para três usinas nucleares. Uma das quais é carinhosamente apelidada de “vagalume”, porque vive em regime de acende e apaga... Se no Japão que é Japão a coisa chegou ao intolerável, imaginem um acidente nuclear no Brasil, em Angra dos Reis, tão próximo de nós...
Li o trabalho do físico Heitor Scalambrini Costa, publicado agora dia 13. Confesso que conhecendo as precárias condições da Rodovia Rio-Santos para um escape, fiquei bastante preocupado. Afinal, Scalambrini não é um Zé Mané na vida. É simplesmente professor associado da Universidade Federal de Pernambuco; graduado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP/SP), com Mestrado em Ciências e Tecnologias Nucleares na Universidade Federal de Pernambuco e Doutorado em Energética, na Universidade de Marselha/Comissariado de Energia Atômica da França.
Ele explica que não existe uma fonte energética que só tenha vantagens, e, frisa: “não há energia sem controvérsia, mas a nuclear, pelo poder destruidor que tem qualquer vazamento de radiação, não deve ser utilizada para produzir eletricidade, ao menos em nosso país, onde existem tantas outras opções”.
Scalambrini afirma que o lobby nuclear é tão forte nos setores legislativos, que está impondo o falso argumento de que a energia nuclear é uma fonte limpa, segura e que contribui para combater o aquecimento global.
O físico sustenta que é um equívoco retomar a construção de Angra 3, sob alegação de que os apagões se devem a um déficit nas matrizes energéticas. Segundo ele, temos folga no abastecimento por mais 5 anos, mesmo considerando as atuais taxas de crescimento econômico. Acentua que o custo de uma central nuclear é enorme. Da ordem de 10 bilhões de reais. E, geralmente o valor fica aquém dos preços finais da obra.
Na Finlândia, por exemplo, as usinas planejadas já estão custando o dobro do estimado, antes mesmo da obra começar. Aliás, no caso de Angra III a estimativa de custos da obra, que era de 7 bilhões e 200 milhões de reais em 2008, pulou para 10 bilhões e 400 milhões até o final de 2010, de acordo com a Eletronuclear.
O resumo leva a concluir que o uso da eletricidade nuclear irá contribuir para elevação ainda maior das tarifas de energia elétrica no Brasil. E, do ponto de vista ambiental, é meia verdade afirmar que as centrais nucleares não contribuem para os gases de efeito estufa, e que são “limpas”. Em operação rotineira, as centrais nucleares de fato agridem pouco o meio ambiente, porém, expõem a sociedade ao risco de acidentes que liberam na biosfera produtos de fissão nuclear de alta radioatividade, como acontece agora no Japão.
De modo que, como eu não gostaria de viver a mesma situação em que vivem agora nossos irmãos japoneses, rogo a nossos governantes, e, espero que cada um de nós pressione o seu deputado e o seu senador, para que antes de pensarem no nuclear, esgotemos primeiro a energia que vem do sol e dos ventos.
Que se desligue de vez a Usina Vagalume Angra Um, e se desista do programa nuclear brasileiro, debitando o prejuízo na conta das burrices perpetradas no governo Geisel...
Falei e disse!
Comecei a pensar na situação aqui do Brasil. Projeto ultra moroso para três usinas nucleares. Uma das quais é carinhosamente apelidada de “vagalume”, porque vive em regime de acende e apaga... Se no Japão que é Japão a coisa chegou ao intolerável, imaginem um acidente nuclear no Brasil, em Angra dos Reis, tão próximo de nós...
Li o trabalho do físico Heitor Scalambrini Costa, publicado agora dia 13. Confesso que conhecendo as precárias condições da Rodovia Rio-Santos para um escape, fiquei bastante preocupado. Afinal, Scalambrini não é um Zé Mané na vida. É simplesmente professor associado da Universidade Federal de Pernambuco; graduado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP/SP), com Mestrado em Ciências e Tecnologias Nucleares na Universidade Federal de Pernambuco e Doutorado em Energética, na Universidade de Marselha/Comissariado de Energia Atômica da França.
Ele explica que não existe uma fonte energética que só tenha vantagens, e, frisa: “não há energia sem controvérsia, mas a nuclear, pelo poder destruidor que tem qualquer vazamento de radiação, não deve ser utilizada para produzir eletricidade, ao menos em nosso país, onde existem tantas outras opções”.
Scalambrini afirma que o lobby nuclear é tão forte nos setores legislativos, que está impondo o falso argumento de que a energia nuclear é uma fonte limpa, segura e que contribui para combater o aquecimento global.
O físico sustenta que é um equívoco retomar a construção de Angra 3, sob alegação de que os apagões se devem a um déficit nas matrizes energéticas. Segundo ele, temos folga no abastecimento por mais 5 anos, mesmo considerando as atuais taxas de crescimento econômico. Acentua que o custo de uma central nuclear é enorme. Da ordem de 10 bilhões de reais. E, geralmente o valor fica aquém dos preços finais da obra.
Na Finlândia, por exemplo, as usinas planejadas já estão custando o dobro do estimado, antes mesmo da obra começar. Aliás, no caso de Angra III a estimativa de custos da obra, que era de 7 bilhões e 200 milhões de reais em 2008, pulou para 10 bilhões e 400 milhões até o final de 2010, de acordo com a Eletronuclear.
O resumo leva a concluir que o uso da eletricidade nuclear irá contribuir para elevação ainda maior das tarifas de energia elétrica no Brasil. E, do ponto de vista ambiental, é meia verdade afirmar que as centrais nucleares não contribuem para os gases de efeito estufa, e que são “limpas”. Em operação rotineira, as centrais nucleares de fato agridem pouco o meio ambiente, porém, expõem a sociedade ao risco de acidentes que liberam na biosfera produtos de fissão nuclear de alta radioatividade, como acontece agora no Japão.
De modo que, como eu não gostaria de viver a mesma situação em que vivem agora nossos irmãos japoneses, rogo a nossos governantes, e, espero que cada um de nós pressione o seu deputado e o seu senador, para que antes de pensarem no nuclear, esgotemos primeiro a energia que vem do sol e dos ventos.
Que se desligue de vez a Usina Vagalume Angra Um, e se desista do programa nuclear brasileiro, debitando o prejuízo na conta das burrices perpetradas no governo Geisel...
Falei e disse!
quarta-feira, 16 de março de 2011
O DIA NA HISTÓRIA
Quarta-feira, 16 de março, Aniversário de emancipação de São Sebastião (1636). O presidente eleito Rodrigues Alves morria atacado pela gripe espanhola sem chegar a tomar posse (1919). Nascimento do ator Jerry Lewis (1926) e do ator e teatrólogo Juca de Oliveira (1935). Entrega da Cidade de Jericó, por Israel, à autoridade Palestina (2005).
OBAMA É MESMO OCARA
Tai! A menos de uma semana da chegada do presidente dos Estados Unidos com a patroa e os filhos, a embaixada americana em Brasília postou informações no ‘Twitter’ sobre a trajetória política do seu quadragésimo-quarto chefe de estado.
Na visita que fará ao Brasil entre 19 e 20 de março, Obama visitará Brasília, onde terá muitos compromissos sérios com Dilma e Companhia, para tratar inclusive de barreiras comerciais e até das dificuldades que temos, quando queremos ir pra Disnelandia.
Em compensação, no Rio, ele e família terão todas as facilidades do mundo para visitar o que quiserem. Obama vai fazer até discurso na Cinelândia, ocupando o espaço da Brizolândia.
Só não tô entendendo porque esse pessoal tem mania de levar os visitantes em favelas desinteressantes. Ao invés de levar o gringo na Cidade de Deus que é barra pesada, deviam levá-lo à Mangueira, pra ele ver que aqui tudo acaba em samba, e, ainda por cima, pintar alguém da ‘Velha Guarda’ pra repetir a mesma fala do Jamelão pro Bill Clinton: - “vai sair daqui mais feliz do que pinto no lixo...”.
Falei e disse!
Na visita que fará ao Brasil entre 19 e 20 de março, Obama visitará Brasília, onde terá muitos compromissos sérios com Dilma e Companhia, para tratar inclusive de barreiras comerciais e até das dificuldades que temos, quando queremos ir pra Disnelandia.
Em compensação, no Rio, ele e família terão todas as facilidades do mundo para visitar o que quiserem. Obama vai fazer até discurso na Cinelândia, ocupando o espaço da Brizolândia.
Só não tô entendendo porque esse pessoal tem mania de levar os visitantes em favelas desinteressantes. Ao invés de levar o gringo na Cidade de Deus que é barra pesada, deviam levá-lo à Mangueira, pra ele ver que aqui tudo acaba em samba, e, ainda por cima, pintar alguém da ‘Velha Guarda’ pra repetir a mesma fala do Jamelão pro Bill Clinton: - “vai sair daqui mais feliz do que pinto no lixo...”.
Falei e disse!
terça-feira, 15 de março de 2011
O DIA NA HISTÓRIA
Terça-feira, 15 de março, é dia do Consumidor, inspirado em discurso do Presidente John Kennedy ao congresso dos Estados Unidos em 1962. Data de Posse de três ditadores militares: Costa e Silva (1967), Geisel (1974) e Figueiredo (1979). Morte do Armador Grego Aristóteles Onassis (1975). Entrada em funcionamento da Usina Angra I (1982). Covarde bloqueio das poupanças por Fernando Collor de Mello (1990). Morte do Cantor e compositor Sebastião Rodrigues Maia, o Tim Maia (1998). Acidente com a Plataforma P-36, da Petrobrás, matava 11 funcionários da empresa (2001).
A PRISÃO É UM PAIOL DE POLVORA – ÓDIO EM CIMA E EMBAIXO...
Eu era presidente da Comissão Nacional de Diretos Humanos da OAB, quando fui convidado pelo Governo Bill Clinton a visitar oficialmente os Estados Unidos. Foi uma das experiências mais importantes de minha vida.
Algo que me impressionou muito foi verificar no Estado de Illinois, precisamente no Condado de County, Chicago; que a sociedade pagava multa de diária de mil dólares, porque faltava cama para um preso. Um preso, apenas!
Fiquei pensando na situação aqui no Brasil, onde mais de 300 presos, às vezes, disputavam os metros quadrados em que, no máximo, caberiam 20 pessoas comprimidas pelo ódio, em cima e embaixo...
Pois a providencia está para chegar aqui. O Supremo Tribunal Federal colocou a bomba relógio no colo do Ministro Ayres de Brito. Mês passado o plenário virtual da mais alta corte brasileira reconheceu “repercussão geral” num recurso extraordinário da Defensoria Pública Estadual do Mato Grosso do Sul, pleiteando que o estado pague indenização por dano moral aos presidiários e presos provisórios submetidos a tratamento desumano e degradante, por conta da superlotação carcerária...
Primeiro advogado brasileiro que vi postular indenização por um preso comum e vencer a demanda foi o jurista carioca Jorge Beja, defendendo interesses da família de Fernando Gomes de Carvalho, “o português” Fernando-CO, casado com Kátia Lúcia Vilar Lyrio, irmã de Lucio Flávio; por entender que ao homem privado da liberdade eram devidas todas as garantias à vida e à dignidade. E não foi apenas essa ação. Foram 33 processos em que defendeu gratuitamente os interesses de familiares de presos assassinados nas celas, dos quais venceu 31 e perdeu 2.
Perguntei certa vez por que fazia isso e por que deixou de fazer. Beja respondeu que lutou pelo ideal de ver o Estado brasileiro melhorar o sistema prisional. Mas como viu que a resposta foi banalizada com o simples valor indenizatório, desistiu.
A causa proposta pelos defensores é nobre e humanitária. Mas uma eventual decisão em favor dos presos certamente não será popular. A opinião pública vai gritar quando sentir arrancado de seu bolso o preço da desídia do poder estatal, na prática de um pseudo programa socioeducativo em prol da recuperação do homem degradado.
A “repercussão geral” é um instrumento processual criado pela emenda da reforma do judiciário de 2004. Possibilita ao Supremo selecionar recursos extraordinários que por sua relevância, devem ter prioridade no julgamento, obrigando que, sequencialmente as demais instâncias adotem o mesmo entendimento.
Os Estados poderão falir, é bem verdade. Mas quem sabe, dessa vez, criem condições melhores para os presos. Passem de fato a recuperá-los, impedindo a formação de verdadeiro paiol de pólvora que, como definiu Graciliano Ramos em ‘Memórias do Cárcere’, é o inferno que comprime ódio, em cima e embaixo...
Mas francamente, não queria estar na pele do Ministro Ayres de Brito.
Falei e disse!
Algo que me impressionou muito foi verificar no Estado de Illinois, precisamente no Condado de County, Chicago; que a sociedade pagava multa de diária de mil dólares, porque faltava cama para um preso. Um preso, apenas!
Fiquei pensando na situação aqui no Brasil, onde mais de 300 presos, às vezes, disputavam os metros quadrados em que, no máximo, caberiam 20 pessoas comprimidas pelo ódio, em cima e embaixo...
Pois a providencia está para chegar aqui. O Supremo Tribunal Federal colocou a bomba relógio no colo do Ministro Ayres de Brito. Mês passado o plenário virtual da mais alta corte brasileira reconheceu “repercussão geral” num recurso extraordinário da Defensoria Pública Estadual do Mato Grosso do Sul, pleiteando que o estado pague indenização por dano moral aos presidiários e presos provisórios submetidos a tratamento desumano e degradante, por conta da superlotação carcerária...
Primeiro advogado brasileiro que vi postular indenização por um preso comum e vencer a demanda foi o jurista carioca Jorge Beja, defendendo interesses da família de Fernando Gomes de Carvalho, “o português” Fernando-CO, casado com Kátia Lúcia Vilar Lyrio, irmã de Lucio Flávio; por entender que ao homem privado da liberdade eram devidas todas as garantias à vida e à dignidade. E não foi apenas essa ação. Foram 33 processos em que defendeu gratuitamente os interesses de familiares de presos assassinados nas celas, dos quais venceu 31 e perdeu 2.
Perguntei certa vez por que fazia isso e por que deixou de fazer. Beja respondeu que lutou pelo ideal de ver o Estado brasileiro melhorar o sistema prisional. Mas como viu que a resposta foi banalizada com o simples valor indenizatório, desistiu.
A causa proposta pelos defensores é nobre e humanitária. Mas uma eventual decisão em favor dos presos certamente não será popular. A opinião pública vai gritar quando sentir arrancado de seu bolso o preço da desídia do poder estatal, na prática de um pseudo programa socioeducativo em prol da recuperação do homem degradado.
A “repercussão geral” é um instrumento processual criado pela emenda da reforma do judiciário de 2004. Possibilita ao Supremo selecionar recursos extraordinários que por sua relevância, devem ter prioridade no julgamento, obrigando que, sequencialmente as demais instâncias adotem o mesmo entendimento.
Os Estados poderão falir, é bem verdade. Mas quem sabe, dessa vez, criem condições melhores para os presos. Passem de fato a recuperá-los, impedindo a formação de verdadeiro paiol de pólvora que, como definiu Graciliano Ramos em ‘Memórias do Cárcere’, é o inferno que comprime ódio, em cima e embaixo...
Mas francamente, não queria estar na pele do Ministro Ayres de Brito.
Falei e disse!
segunda-feira, 14 de março de 2011
DIA NA HISTÓRIA
Segunda-feira, 14 de março é dia Mundial da Poesia. Choque entre Brasileiros e Portugueses passou à História como “Noite das Garrafadas” (1831). Morte do Teórico do socialismo Karl Marx (1883). Criação do transistor, diminuindo o tamanho do Rádio, e tornando-o portátil (1955). Morte do compositor Ismael Silva (1978).
NO TREMOR E NAS PAIXÕES!
Imagine como você ficaria se faltasse terra abaixo de seus pés. Assim devem estar milhões de japoneses até agora. Provável que tenha sido o pior entre os piores tremores que o arquipélago já viveu. Tanto que a reunião do Grupo das Oito potências mundiais, previsto para começar semana que vem em Paris, já tem dois assuntos em destaque na Pauta: a coordenação da ajuda aos japoneses e a crise na Líbia, onde a terra continua a tremer por conta do tirano louco, Muammaar Gaddafi, seus seguidores e opositores. E a população civil apavorada no meio.
Sinceramente não sei qual o tremor pior. A sensação de insegurança e incerteza é terrível... Pois vivendo um terremoto muito menor, não na escala Richter, mas no emocional de sua vida, Murici Ramalho não resistiu ao perceber a terra balançar debaixo dos seus pés. Ele que era festejado pela torcida tricolor pela conquista do campeonato nacional, não faz muito tempo; se viu sozinho após o empate com o Flamengo. Milton Neves urrava na Band a ingratidão da diretoria do Fluminense, com o homem que recusou comandar a seleção brasileira para honrar o contrato que assinara recentemente com o tricolor das Laranjeiras, agora na rua da amargura, vítima de um tsunami emocional.
É a vida, sempre em movimento. É sempre o terremoto de paixões. Nada que não se renove e recomece com mais força. Assim como o Japão voltará a ser das maiores potencias do mundo, pela fibra de seu Povo, Murici retomará o ponto de partida porque é um vencedor. O Fluminense? Nem tanto...
Falei e disse!
Sinceramente não sei qual o tremor pior. A sensação de insegurança e incerteza é terrível... Pois vivendo um terremoto muito menor, não na escala Richter, mas no emocional de sua vida, Murici Ramalho não resistiu ao perceber a terra balançar debaixo dos seus pés. Ele que era festejado pela torcida tricolor pela conquista do campeonato nacional, não faz muito tempo; se viu sozinho após o empate com o Flamengo. Milton Neves urrava na Band a ingratidão da diretoria do Fluminense, com o homem que recusou comandar a seleção brasileira para honrar o contrato que assinara recentemente com o tricolor das Laranjeiras, agora na rua da amargura, vítima de um tsunami emocional.
É a vida, sempre em movimento. É sempre o terremoto de paixões. Nada que não se renove e recomece com mais força. Assim como o Japão voltará a ser das maiores potencias do mundo, pela fibra de seu Povo, Murici retomará o ponto de partida porque é um vencedor. O Fluminense? Nem tanto...
Falei e disse!
sábado, 12 de março de 2011
O DIA NA HISTÓRIA
Sábado, 12 de março é dia do Bibliotecário. Aniversário da atriz Liza Minelli (1946) e do músico James Taylor (1948). O Havaí tornou-se o 50º estado norte-americano (1959). Morria a cantora lírica Bidu Sayão (1999) e o Papa João Paulo Segundo pedia perdão pelos erros da Igreja Católica (2000).
Domingo, 13 de março é data do lançamento do Jornal dos Sports, no Rio de Janeiro, por Argemiro Bulcão (1931). Aniversário de Neil Sedaka (1939). Morte do compositor Custódio Mesquita (1945), da Irmã Dulce (1992) e do empresário Paulo Viriato Correia da Costa, ex-presidente do Rotary Internacional (2000).
Domingo, 13 de março é data do lançamento do Jornal dos Sports, no Rio de Janeiro, por Argemiro Bulcão (1931). Aniversário de Neil Sedaka (1939). Morte do compositor Custódio Mesquita (1945), da Irmã Dulce (1992) e do empresário Paulo Viriato Correia da Costa, ex-presidente do Rotary Internacional (2000).
RECEBI DO JURISTA CARIOCA JORGE BEJA
Antes devo esclarecer que Jorge Beja é o melhor Advogado que conheci até hoje. É um prazer privar de sua amizade. Foi uma honra estagiar em seu escritório. Além de cultor do Direito é detentor de vasta cultura geral. Pois sabedor que gosto de João XXIII, me mandou relatos proféticos de quando ele ainda era arcebispo e nem sonhava com o papado.
O interessantíssimo e-mail:
Amigo CATALDI. Resolvi ler "As Profecias do Papa João XXIII". Dizem respeito à história da humanidade, de 1935 a 2033. Por lhe faltar o "imprimatur" ou, o "nihil obstat", as profecias não contam com o aval do Vaticano, o que não retira o interesse e a natural curiosidade de conhecê-las. Foram escritas em 1935, quando Angelo Roncalli era arcebispo de Masembria, legado apostólico na Turquia e tornadas públicas pelo escritor italiano Pier Capri, no início da década de 70 ("Le Profezie di Papa Giovanni", Edizioni Mediterranee, Roma). Os relatos são precisos, embora escritos em linguagem marcada por simbolismo e enigmas, não tão obscuros.
Das muitas profecias, destaco duas delas: 1) "Entre as nuvens, as mais tristes, erguer-se-á a pomba eleita, o décimo segundo pio de perfil metal. Única paz na guerra, única oração entre os gritos, dos lobos da cruz usurpada". Seria a previsão da eleição do novo Papa e o nome que assumiria, Pio XII. A "cruz usurpada" seria a suástica de Hitler. 2) "O homem de túnica amarela semeará o terror. Acontecerá onde termina a África. Quando o Islã for dividido, e os filhos de Maomé lutarem contra os filhos de Fátima...os filhos de Maomé triunfarão, o nome de Fátima será de novo consagrado, e o sangue do cruel banhará o deserto. E da ilhazinha do Mediterrâneo partirá o grito do novo cavalheiro".
Não estaria a Profecia referindo-se a Kadafi e à Líbia? Kadafi, sempre usando aquela túnica, ora marrom, ora amarela... A Líbia, porque situa-se justamente onde termina a África, ao norte do continente. Fátima é a famosa filha do Profeta Maomé. "O sangue do cruel banhará o deserto". A profecia aqui prevê a morte do homem da túnica amarela --- que seria Kadafi ---, ditador de país encravado no deserto e que no deserto político se encontra, por tantas desgraças que causou e vem causando. Quanto "à ilhazinha do Mediterrâneo", tudo indica ser a Ilha de Malta, que vem acolhendo milhares de fugitivos do terrível ditador. Abraços, Jorge”.
A premonição é fenômeno atribuído a pessoas especiais. Sintonizadas com o que emana como emissora de rádio, de parte de um poder superior, que alguns chamam de Deus outros de Grande Arquiteto do Universo, pouco importa... Ele existe!
Se defendido ou proposto por pessoas comuns, alguns consideram o fenômeno feitiçaria. Quando provém de religiosos, são conversas diretas e íntimas com o Criador.
Nostradamus foi fantástico. Júlio Verne, também. João XXIII, idem.
Jorge Beja é muito mais que um competentíssimo Amigo.
O interessantíssimo e-mail:
Amigo CATALDI. Resolvi ler "As Profecias do Papa João XXIII". Dizem respeito à história da humanidade, de 1935 a 2033. Por lhe faltar o "imprimatur" ou, o "nihil obstat", as profecias não contam com o aval do Vaticano, o que não retira o interesse e a natural curiosidade de conhecê-las. Foram escritas em 1935, quando Angelo Roncalli era arcebispo de Masembria, legado apostólico na Turquia e tornadas públicas pelo escritor italiano Pier Capri, no início da década de 70 ("Le Profezie di Papa Giovanni", Edizioni Mediterranee, Roma). Os relatos são precisos, embora escritos em linguagem marcada por simbolismo e enigmas, não tão obscuros.
Das muitas profecias, destaco duas delas: 1) "Entre as nuvens, as mais tristes, erguer-se-á a pomba eleita, o décimo segundo pio de perfil metal. Única paz na guerra, única oração entre os gritos, dos lobos da cruz usurpada". Seria a previsão da eleição do novo Papa e o nome que assumiria, Pio XII. A "cruz usurpada" seria a suástica de Hitler. 2) "O homem de túnica amarela semeará o terror. Acontecerá onde termina a África. Quando o Islã for dividido, e os filhos de Maomé lutarem contra os filhos de Fátima...os filhos de Maomé triunfarão, o nome de Fátima será de novo consagrado, e o sangue do cruel banhará o deserto. E da ilhazinha do Mediterrâneo partirá o grito do novo cavalheiro".
Não estaria a Profecia referindo-se a Kadafi e à Líbia? Kadafi, sempre usando aquela túnica, ora marrom, ora amarela... A Líbia, porque situa-se justamente onde termina a África, ao norte do continente. Fátima é a famosa filha do Profeta Maomé. "O sangue do cruel banhará o deserto". A profecia aqui prevê a morte do homem da túnica amarela --- que seria Kadafi ---, ditador de país encravado no deserto e que no deserto político se encontra, por tantas desgraças que causou e vem causando. Quanto "à ilhazinha do Mediterrâneo", tudo indica ser a Ilha de Malta, que vem acolhendo milhares de fugitivos do terrível ditador. Abraços, Jorge”.
A premonição é fenômeno atribuído a pessoas especiais. Sintonizadas com o que emana como emissora de rádio, de parte de um poder superior, que alguns chamam de Deus outros de Grande Arquiteto do Universo, pouco importa... Ele existe!
Se defendido ou proposto por pessoas comuns, alguns consideram o fenômeno feitiçaria. Quando provém de religiosos, são conversas diretas e íntimas com o Criador.
Nostradamus foi fantástico. Júlio Verne, também. João XXIII, idem.
Jorge Beja é muito mais que um competentíssimo Amigo.
sexta-feira, 11 de março de 2011
FINALMENTE ALGUÉM COM ATITUDE AJUIZADA NO FLAMENGO!
Apesar de todos os pesares que se possa ter contra Vanderlei Luxemburgo, dessa vez, acho que o técnico está com absoluta razão. Eis que após a notícia de que Adriano rescindira contrato com o Roma e estaria vindo para o Brasil, torcedores ficaram eufóricos. Acreditavam na possibilidade de ter novamente o atacante no time.
A própria presidente Patrícia Amorim, que um dia disse que não queria o Flamengo nas manchetes policiais, estava dando linha na pipa, numa possível jogada de marketing...
Não tenho duvida que nas partidas em que jogou com a camisa do Flamengo, Adriano praticamente levou a equipe nas costas, inclusive durante a conquista do Campeonato Brasileiro em 2009.
Mas a instabilidade de jogadores como ele, pode levar toda equipe a perdição. E Vanderlei Luxemburgo tratou de jogar uma ducha de água fria na estória, logo após a vitória sobre o Bangu. O treinador afirmou que Adriano não está nos planos do Flamengo e descartou qualquer possibilidade dele vestir novamente a camisa rubro-negra.
Foi textual: -“Esqueçam! O Adriano não vem para o Flamengo e isso tem de acabar. Respeitamos o Adriano, é um grande profissional, mas temos um projeto, um entrosamento muito legal”. Deixou crer, com isso, que jogadores do tipo do Adriano desagregam... E, é verdade!
Por isso, Amigos, hoje eu paro pra dizer: -Luxemburgo Falou e disse...
A própria presidente Patrícia Amorim, que um dia disse que não queria o Flamengo nas manchetes policiais, estava dando linha na pipa, numa possível jogada de marketing...
Não tenho duvida que nas partidas em que jogou com a camisa do Flamengo, Adriano praticamente levou a equipe nas costas, inclusive durante a conquista do Campeonato Brasileiro em 2009.
Mas a instabilidade de jogadores como ele, pode levar toda equipe a perdição. E Vanderlei Luxemburgo tratou de jogar uma ducha de água fria na estória, logo após a vitória sobre o Bangu. O treinador afirmou que Adriano não está nos planos do Flamengo e descartou qualquer possibilidade dele vestir novamente a camisa rubro-negra.
Foi textual: -“Esqueçam! O Adriano não vem para o Flamengo e isso tem de acabar. Respeitamos o Adriano, é um grande profissional, mas temos um projeto, um entrosamento muito legal”. Deixou crer, com isso, que jogadores do tipo do Adriano desagregam... E, é verdade!
Por isso, Amigos, hoje eu paro pra dizer: -Luxemburgo Falou e disse...
quinta-feira, 10 de março de 2011
O DIA NA HISTÓRIA
Quinta-feira, 10 de março, é dia do sogro. Dia do telefone, porque Graham Bell fez nessa data o primeiro teste (1876). Aniversário do Cantor Wanderley Cardoso (1945). Morte do compositor Assis Valente (1958); do escritor José Américo de Almeida (1980); de Gustavo Capanema (1985) e de Zenny de Azevedo – o Algodão, capitão da seleção brasileira campeã mundial de Basquete de 1959, a 10 de março de 2001.
SALGUEIRO FOI A MINHA ZEBRA...
Arrisquei dizer que, ou dava Unidos da Tijuca ou Beija Flor. Última escola a desfilar, a Beija Flor levou o público ao delírio. Conquistou o título, seguida pela Unidos da Tijuca, numa disputa acirrada que foi até a penúltima nota. A festa varou a madrugada, na quadra de Nilópolis. Com direito a Roberto Carlos, muito simpático, abraçando todo mundo, do alto dos seus 70 anos...
Fui também vitorioso em meus palpites para a Rádio Princesa-Fm aqui de Pinda, porque emplaquei 5 dos seis primeiros. Não dispensei palpites sobre a Mangueira, Vila Isabel e Imperatriz. Mas errei ao achar que o atropelo do Salgueiro na reta final o deixaria fora do desfile das campeãs. Mas pesaram as cores e a tradição da escola. Jurado fica com receio de dar nota baixa, apesar de justa, a escola grande.
Mas também, em festa de nove, chegar em sexto nem é assim tão grande coisa. O resultado final você sabe, mas não custa lembrar. Voltam sábado à Sapucaí, no carnaval em que ninguém desceu por causa do incêndio na Cidade do Samba, a Beija Flor, Unidos da Tijuca, Mangueira, Vila Isabel, Salgueiro e Imperatriz Leopoldinense.
No Anhembí, amanhã, vai ter Vai-Vai, a grande campeã; Tucuruvi, Vila Maria, Mancha Verde, e Gaviões.
E aí, depois disso tudo, o ano de 2011 começa... Pelo menos é o que se espera!
Falei e disse...
Fui também vitorioso em meus palpites para a Rádio Princesa-Fm aqui de Pinda, porque emplaquei 5 dos seis primeiros. Não dispensei palpites sobre a Mangueira, Vila Isabel e Imperatriz. Mas errei ao achar que o atropelo do Salgueiro na reta final o deixaria fora do desfile das campeãs. Mas pesaram as cores e a tradição da escola. Jurado fica com receio de dar nota baixa, apesar de justa, a escola grande.
Mas também, em festa de nove, chegar em sexto nem é assim tão grande coisa. O resultado final você sabe, mas não custa lembrar. Voltam sábado à Sapucaí, no carnaval em que ninguém desceu por causa do incêndio na Cidade do Samba, a Beija Flor, Unidos da Tijuca, Mangueira, Vila Isabel, Salgueiro e Imperatriz Leopoldinense.
No Anhembí, amanhã, vai ter Vai-Vai, a grande campeã; Tucuruvi, Vila Maria, Mancha Verde, e Gaviões.
E aí, depois disso tudo, o ano de 2011 começa... Pelo menos é o que se espera!
Falei e disse...
terça-feira, 8 de março de 2011
O DIA NA HISTÓRIA
Segunda-feira, 07 de março é dia dos Fuzileiros Navais. Fundação da Casa da Moeda (1694). Chegada da Corte Portuguesa ao Rio (1808). Aniversário de Danilo Caymmi (1948). Estréia do Sítio do Pica-Pau Amarelo na TV (1977). Morte de Luiz Carlos Prestes (1990). Morte do Filólogo Antonio Houaiss (1999).
O DIA NA HISTÓRIA
Terça-feira, 08 de março, é dia Internacional da Cor e da Mulher. A origem do dia Internacional da Mulher foi a greve das tecelãs da Cotton, em Nova York, pela jornada de 10 horas. Patrões provocaram incêndio criminoso, que matou 129 delas (1857). Pedro Álvares Gouveia (depois Cabral) iniciava a viagem do descobrimento (1500). Aniversário de Hebe Camargo (1929).
O DIA NA HISTÓRIA
Quarta-feira, 09 de março, aniversário de emancipação de São José do Barreiro (1859) e de Cachoeira Paulista (1880). lançamento da boneca barbie (1959). Morte de Menahem Begin, político israelense (1992).
O DIA NA HISTÓRIA
Terça-feira, 08 de março, é dia Internacional da Cor e da Mulher. A origem do dia Internacional da Mulher foi a greve das tecelãs da Cotton, em Nova York, pela jornada de 10 horas. Patrões provocaram incêndio criminoso, que matou 129 delas (1857). Pedro Álvares Gouveia (depois Cabral) iniciava a viagem do descobrimento (1500). Aniversário de Hebe Camargo (1929).
O DIA NA HISTÓRIA
Quarta-feira, 09 de março, aniversário de emancipação de São José do Barreiro (1859) e de Cachoeira Paulista (1880). lançamento da boneca barbie (1959). Morte de Menahem Begin, político israelense (1992).
sexta-feira, 4 de março de 2011
O DIA NA HISTÓRIA
Sexta-feira, 04 de março, é aniversário de emancipação de Queluz (1842). Morte do coronel Antonio Moreira César após insistir em atacar Canudos (1897). Data da inauguração da Ponte Rio-Niterói (1974). Seria aniversário de Tancredo Neves (1910). É aniversário de Dario José dos Santos, o jogador Dadá Maravilha (1946).
Sábado, 05 de março é dia do Filatelista. Nascimento de Heitor Villa-Lobos (1879). Prisão de Luiz Carlos Prestes e Olga Benário (1936). A FEB ocupava Castelnuovo (1945). Independência do Cambodja (1953). Inauguração do Metrô do Rio (1979).
Domingo, 06 de março Independência de Gana (1957). Morte de Magalhães Pinto, um dos líderes civis do golpe militar de 64 (1996). Morte do Governador Mario Covas (2001).
Sábado, 05 de março é dia do Filatelista. Nascimento de Heitor Villa-Lobos (1879). Prisão de Luiz Carlos Prestes e Olga Benário (1936). A FEB ocupava Castelnuovo (1945). Independência do Cambodja (1953). Inauguração do Metrô do Rio (1979).
Domingo, 06 de março Independência de Gana (1957). Morte de Magalhães Pinto, um dos líderes civis do golpe militar de 64 (1996). Morte do Governador Mario Covas (2001).
GILMAR TEM TODA A RAZÃO!
Não vai ser comum você me ouvir, daqui dessa Tribuna democrática da Rádio Princesa, dar razão ao Ministro Gilmar Mendes. Mas ontem, durante a posse de meu amigo, o Carioca Luiz Fux no Supremo Tribunal Federal, ele teve toda razão em contestar o ministro chefe da Controladoria Geral da União. Jorge Hage foi infeliz por dois motivos: primeiro por ter sido autor de tremenda baixaria na solenidade, ao atacar a Corte num momento inoportuno. Segundo por não ter razão alguma.
Num dia de festa, Jorge Hage, inopinadamente, resolveu acusar o Supremo de leviandade no trato de criminosos de colarinho branco, acobertando-os com excessivas garantias individuais. Sem destacar a quem dirigia a crítica, ante a todo o colegiado, disse mais: que “o princípio da presunção da inocência, garantido pela constituição, tem sido interpretado como garantia extrema de se colocar a versão do réu acima de tudo”.
Gilmar Mendes respondeu que o Supremo não é bonzinho. Apenas não pode suprir as falhas de instrução dos processos, contribuindo para um estado policial.
De fato, hoje o que mais se vê entre os acusadores, são pessoas querendo ser mais notícia do que os próprios fatos alardeados. Principalmente diante da imprensa e dos refletores da TV. Acusa-se levianamente. O clamor público é posto acima da razão e das provas, e, os linchamentos processuais se tornam mais frequentes.
Sou obrigado a dar razão ao Gilmar, coisa que não gosto de fazer. Que os acusadores sejam menos preguiçosos e instruam melhor os processos, evitando aberrações e nulidades, barradas com razão pelo Supremo. Afinal, a acusação está a cargo de gente muito bem paga para isso pelo contribuinte.
Falei e disse!
Num dia de festa, Jorge Hage, inopinadamente, resolveu acusar o Supremo de leviandade no trato de criminosos de colarinho branco, acobertando-os com excessivas garantias individuais. Sem destacar a quem dirigia a crítica, ante a todo o colegiado, disse mais: que “o princípio da presunção da inocência, garantido pela constituição, tem sido interpretado como garantia extrema de se colocar a versão do réu acima de tudo”.
Gilmar Mendes respondeu que o Supremo não é bonzinho. Apenas não pode suprir as falhas de instrução dos processos, contribuindo para um estado policial.
De fato, hoje o que mais se vê entre os acusadores, são pessoas querendo ser mais notícia do que os próprios fatos alardeados. Principalmente diante da imprensa e dos refletores da TV. Acusa-se levianamente. O clamor público é posto acima da razão e das provas, e, os linchamentos processuais se tornam mais frequentes.
Sou obrigado a dar razão ao Gilmar, coisa que não gosto de fazer. Que os acusadores sejam menos preguiçosos e instruam melhor os processos, evitando aberrações e nulidades, barradas com razão pelo Supremo. Afinal, a acusação está a cargo de gente muito bem paga para isso pelo contribuinte.
Falei e disse!
quinta-feira, 3 de março de 2011
NÃO DIGAM DEPOIS QUE NÃO CONTEI
Ultimamente só não tenho acertado na mega-sena. Também não sou de jogar muito...
Cantei a pedra em minha coluna, ontem, no Jornal da Cidade. Minha fonte é o gabinete do deputado Federal Jungi Abe. Vem aí um novo partido de sustentação ao Governo. Com asas grandes para abrigar insatisfeitos. Michel Temer já sentiu cheiro de chifre queimado. Acendeu o alerta vermelho no PMDB. Tem gente achando que o Lula está por traz das negociações e acertos, visando seu próprio futuro em 2014, caso não tenha espaço no próprio PT, agora com Dilma.
Quem viver verá...
Mas ninguém deve subestimar a inteligência do Prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. Vai deixar o DEM vazio. E, ao criar novo partido, abrirá brecha para que todos os descontentes com suas respectivas legendas tenham liberdade de voar para o partido dele, sem qualquer prejuízo ou alegação de infidelidade.
Com isso o PDB já nasce potencialmente grande, e com possibilidade de tornar-se ainda maior, adotando discurso mais à esquerda, para, a futuro, atrair o Partido Socialista Brasileiro a uma fusão, sendo nova opção de aliança para o governo do PT se livrar das cansativas chantagens que o PMDB está acostumado a fazer, em busca de cargos, entre outras mumunhas.
Para viabilizar o novo partido Kassab precisa de apenas 483 mil assinaturas. Isso ele tira de letra... E, para atrair os socialistas do PSB, não precisa tanta ideologia. Afinal, Paulo Skaf está lá, e, não me consta que goste de socializar o que tem...
Falei e disse!
quarta-feira, 2 de março de 2011
O DIA NA HISTÓRIA
Quarta-feira, 02 de março, é dia da Oração. Em dia como hoje o Coronel Antonio Moreira César insistia em atacar Canudos, ao levantar-se de um surto epilético severo. Dois dias depois era derrotado e morto pelos jagunços que seguiam o fanático “beato Antonio Conselheiro” no Belo Monte, sertão Baiano. Foram necessárias quatro expedições do Exército para destruir o reduto, inclusive com uso de canhões (1897). A narrativa do episódio inspirou um dos mais belos enredos de todos os tempos no carnaval carioca em 1976, de autoria do compositor Edeor de Paula Machado, para a Escola de Samba “Em Cima da Hora”. “Os Sertões” enfatizava o refrão: “Os jagunços lutaram até o final, defendendo Canudos naquela Guerra Fatal”... Data da Inauguração do Sambódromo do Rio de Janeiro, uma das conquistas emblemáticas de Leonel Brizola, imitado em todo o Brasil (1984). Morte dos ‘Mamonas Assassinas’ em acidente aéreo (1996).
É MUITA LAMBANÇA...
Inconformado com a decisão da CBF que considerou o Flamengo campeão brasileiro de 1987, o Presidente do Sport Club Recife, Gustavo Dubeux recorreu à Justiça Federal de Pernambuco. Anunciou que o Juiz Francisco Alves, da Segunda Vara, no Recife, desconsiderou o posicionamento. Determinou que a Confederação Brasileira de Futebol seja obrigada a reverter sua decisão, consagrando o título exclusivamente ao time pernambucano.
Mas antes que os são-paulinos comemorem não ter de devolver a taça das bolinhas, o jurídico do Flamengo lembra que em direito existe uma coisa chamada competência, em razão do lugar e da matéria. E, que, sendo a CBF uma entidade privada, com sede no Rio de Janeiro, a competência para apreciar feitos contra os atos praticados por ela seria da Justiça comum do Rio de Janeiro. Pode suscitar o conflito de competência perante o Superior Tribunal de Justiça. Tudo isso, ironicamente, em nome do espírito desportivo...
Falei e disse!
Mas antes que os são-paulinos comemorem não ter de devolver a taça das bolinhas, o jurídico do Flamengo lembra que em direito existe uma coisa chamada competência, em razão do lugar e da matéria. E, que, sendo a CBF uma entidade privada, com sede no Rio de Janeiro, a competência para apreciar feitos contra os atos praticados por ela seria da Justiça comum do Rio de Janeiro. Pode suscitar o conflito de competência perante o Superior Tribunal de Justiça. Tudo isso, ironicamente, em nome do espírito desportivo...
Falei e disse!
terça-feira, 1 de março de 2011
O DIA NA HISTÓRIA
Terça-feira, 01 de março, é aniversário de Fundação da Mui Heroica Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro (1565). Data da Fundação do Jardim Botânico do Rio (1811). É dia Nacional do Turismo. A Primeira eleição direta da história do Brasil elegia Presidente Prudente de Morais (1894). Morte de Rui Barbosa (1923). Destruição de imagens de Buda, construídas no ano 500, pelo governo talibã do Afeganistão (2001).
VOCÊS ACREDITAM EM BONDADE DOS BANCOS?
Amigos! Os bancos estão liberados, a partir de hoje, para oferecer gratuidade aos clientes em serviços exclusivamente eletrônicos nas respectivas contas. À primeira vista, nada mais interessante. Mas, à medida que vamos conhecendo os detalhes...
Vamos lá! A isenção vale apenas para quem utilizar a internet, caixa eletrônico e celular. E, segundo o Banco Central, cabe à instituição financeira decidir se irá ou não oferecer o serviço e a gratuidade aos clientes.
Em caso positivo, poderão cobrar a tarifa de cadastro para início de relacionamento, somente no caso de novos correntistas. Mas, se o cliente precisar utilizar um meio não eletrônico, como guichê de caixa, correspondente bancário ou atendimento telefônico, com auxílio de telefonista, terá de pagar as tarifas previstas para a prestação desses serviços.
Hoje também vigoram mudanças na área de cartões de crédito. Além da obrigação de enviar um contrato ao consumidor, aquele cartão indesejado que chega pelo correio sem que a gente peça, agora é infração também às normas do Banco Central. Além da multa, a empresa fica obrigada a cancelá-lo imediatamente após o pedido da vítima.
Outras mudanças na área de cartões previstas para este ano. Essas a vigorar a contar de primeiro de junho. As administradoras só poderão cobrar cinco tipos de tarifas de seus clientes: anuidade, emissão de 2ª via, saque em dinheiro na função crédito, pagamento de contas e avaliação do limite de crédito do cliente. Atualmente estamos sujeitos a 80 tipos de tarifas.
Agora uma medida bem desagradável. A partir de 1º de junho o mínimo a ser pago pelo devedor passa a ser de 15 por cento do montante da fatura, ao invés dos dez por cento que pagamos hoje. E, a partir de primeiro de dezembro, esse limite mínimo sobe para 20 por cento.
Não tenham duvida que, espremendo todas as medidas, o suco amargo para nós será bem adocicado para os argentários banqueiros.
Falei e disse!
Assinar:
Postagens (Atom)