segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

TESTE DA TORNOZELEIRA ESTÁ SENDO AVALIADO

Por enquanto, dos 4 mil 635 presos que estão gozando do indulto usando tornozeleira eletrônica de monitoramento, apenas um rompeu o lacre. O teste mais importante será a volta deles, no dia 3 de janeiro.

O caso de ruptura do lacre ocorreu em Marília. Foi testemunhado. O detento ainda não foi recapturado. Há outros doze casos suspeitos, porque ao invés de quebra do lacre pode ter havido falha no sistema, ainda em fase de testes.

Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária, em 2009, ainda sem as tornozeleiras, 23 mil 331 detentos saíram na época de Natal. Desse total, Mil 985 não voltaram para a cadeia.

O sistema de monitoramento começou este ano, em meio a uma batalha jurídica. Dezenas de presos tentaram obter Habeas Corpus para sair sem a tornozeleira, instituída por lei federal para controlar presos do regime semiaberto, que têm direito de sair da prisão cinco vezes por ano para visitar a família, ou que, quando não há vagas em oficinas ou serviços na cadeia, podem trabalhar fora dos presídios e voltar à noite.

Pelo visto os que tentaram hábeas corpus não estavam bem intencionados. Devem merecer maior controle ainda.

Falei e disse!

Nenhum comentário:

Postar um comentário