terça-feira, 8 de setembro de 2015

TCC NÃO É REQUISITO OBRIGATÓRIO PARA COLAÇÃO DE GRAU E DIPLOMA

Há jurisprudência de sobra. Cabe ao aluno buscar seu direito. A imposição do “Trabalho de Conclusão de Curso”  é exigência desnecessária. Fruto do desconhecimento da instituição de ensino.
O tema quase não é divulgado. As universidades mais tradicionais ainda insistem em colocar este fardo pesado nos lombos dos alunos. A elaboração da Monografia, porém, não é mais requisito obrigatório em cursos de mera graduação. E por não ser um trabalho legalmente obrigatório a maioria das instituições de ensino, não exigem mais.

A jurisprudência majoritária entende que as instituições de ensino não possuem regulamento seguro acerca das normas aplicáveis à avaliação e à elaboração das monografias, ferindo, dessa forma, as normas expedidas pelo próprio MEC.

Os maiores especialistas em direito educacional, orientam que o mandado de segurança pode ser interposto tanto individual como coletivo, contra instituições de ensino que não se atualizam e não inovam seu projeto pedagógico, mais preocupadas com o faturamento e o valor de cada ação investida na bolsa de valores.
Portanto, cabe o aluno buscar seu direito, pois o que não falta é jurisprudência, ou seja, julgados em favor dos formandos contra imposição e exigência desnecessária por parte da instituição.
Falei e disse!


Um comentário: