sexta-feira, 18 de setembro de 2015

PRO VALE 


MALDIÇÃO - A Ordem dos Advogados do Brasil, a Confederação Nacional da Indústria, a Confederação Nacional do Transporte, a Confederação Nacional de Saúde e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas avaliam que, ao elevar a pressão fiscal sobre os contribuintes, com a recriação da CPMF, o governo está transferindo para a sociedade e o setor produtivo o custo do ajuste fiscal. O Brasil possui carga tributária das mais elevadas para países com a sua renda, que passa de 35% do Produto Interno Bruto. O aumento dos tributos neste momento repete a fórmula anticompetitividade e impeditiva do crescimento. A CPMF é um tributo de má qualidade por ser pouco transparente e incidir de forma cumulativa na cadeia produtiva.

PREPARAÇÃO E SEQUÊNCIA - O Vale do Paraíba está em 5º no Ranking do IDH por região. O governo João Ribeiro foi responsável por transformar a cidade. Preparou-a estrategicamente. Tornou-a importante para a economia do país. Inclusive, nos últimos 5 anos, Pinda registrou crescimento de 83 por cento. Lidera a geração de empregos no Grande Vale, por conta da GV, novas instalações da Gerdau e a ampliação da Novelis, entre outras iniciativas menos votadas.

ALIAS – A Gestão João Ribeiro trouxe a GV (maior investimento - R$ 1bi e 360 milhões; única que está empregando na cidade); a Martifer que fez toda estrutura dos estádios da Bahia, do Grêmio e outros da Copa; a Thermojet de tecnologia em alto fornos; ampliações da Gerdau e da Novelis; a americana Dart - maior fornecedora de embalagens de isopor do mundo; Spani Atacadista, Expresso Mirassol, Gelog Transportes, Incomisa - maior fabricante de torres de transmissão elétrica do Brasil; KTE do Brasil - do Grupo LG, Vitta Química, Mundo Animal, Plascar, Somarsil  e ampliação da Zodiac. Até o Shopping Pátio Pinda  foi iniciado naquela gestão. 

INELEGIBILIDADE PARA LULA – Filha do ex-deputado Roberto Jefferson, delator do mensalão; a deputada federal Cristiane Brasil que, agora manda no PTB, protocolou pedido de emenda constitucional que pode por fim as pretensões de retomada do poder por Luiz Inácio Lula da Silva. O texto proíbe a recandidatação por períodos descontinuados para cargos do Executivo, desde prefeitos até presidente da República.

LULA E VITÃO – É difícil frear as pretensões de Lula. Mesma situação de Vitão em Pinda... Por pior que estejam os governos, os dois ganham. Para Vito Ardito é ainda mais fácil. Ao que estou informado, praticamente todos os partidos de peso estão com ele, cerca de 18. Até o “partido da boquinha” estaria comendo na mão de Lerário. Restam, ainda, e, por enquanto, à oposição, o PMDB (com defecções, dependendo da “janela”); o SOLIDARIEDADE do Paulinho faz força; o moribundo PPS; o PRP e outrozinhos menos votados. Com tantos candidatos a ‘azeitonas’ nos partidos coligados, ninguém tira a reeleição de The Swimmer. Nadará de braçada neste mar de almirante...

CADEIRAS – Considerando a possibilidade de coligações, as vagas em Pinda ficarão mais ou menos assim: PSDB 4 a 5 cadeiras; PDT, 2; PR, 2; DEM, 1; PTB, 1; PMDB, 1 ou 2. Ando sonhando muito com o Saudoso Gravatão. Ele fala comigo em sonhos...

ALIÁS, NUMA DELEGACIA... – De longe, quem via, pensava tratar-se de uma sessão espírita. Diante do delegado, porém, o homem se explicava... Dizia que a assinatura da falecida num documento de transferência de ações se dera num ato de para-psicografia... Nem Chico Xavier foi capaz de tamanha façanha.

DECEPÇÃO – Fui até a Câmara de Pindamonhangaba assistir à última sessão a convite do Presidente Felipe César, e, a contragosto de alguns... Estava curioso para ver se de fato Professor Osvaldo (PMDB), Magrão (ainda no PPS) e Ricardo Piorino (PDT) iam pedir a constituição de uma CEI para investigar denúncia do Procurador Municipal Antonio Florencio quanto ao que seria ‘uso indevido do veículo oficial da prefeitura pela secretária de assuntos jurídicos Synthea Telles de Castro Schmidt’. Houve defecção! Piorino não assinou o requerimento. Alguns procuradores denunciam que estão sendo perseguidos.

O QUE RESTA – Há duas alternativas. O Ministério Público por coerência abrir a investigação do uso do carro, como fez com três vereadores da Câmara, ou ainda, o professor Osvaldo oficiar ao Prefeito Vito e à Secretária Sinthea, cobrando esclarecimentos sobre a imputação de procurador Antonio em 15 dias úteis. Osvaldo tem demonstrado coragem em defesa dos interesses da cidade.

LOVE LETTERS – Alguns vereadores, estranhamente, estão recebendo verdadeira carta de amor contendo oferta de disponibilidades. Quem diria...    

CITAÇÃO – Um Oficial de Justiça aguardou pacientemente a chegada do Vereador Eric para a sessão desta segunda-feira. Não quis dizer do que se tratava. Mas só pode ser por causa da ação 1004902-17.2014.8.26.0445. A informação, de acesso público, vem do site do TJSP. Nos autos da Ação por Improbidade Administrativa aguardava-se “cumprimento” do mandado 445.015/015381 pelo oficial Adriano Bitencourt Roma... Ao que tudo indica o processo agora vai seguir.

SENSIBILIDADE – O Vereador Magrão foi sensível aos apelos deste Colunista quanto à necessidade de preservar os indicativos de Pindamonhangaba nos acessos à Cidade. Um deles, pelo menos, corre o risco de ser encoberto pela duplicação do viaduto que transporá a Via Dutra. Que a prefeitura e a operadora CCR entrem em acordo para alocar as letras em espaço com o mesmo destaque atual. 

SERENO – Somente elogios a forma sábia, serena e transparente com que conduz a sessão da Câmara o vereador Felipe César (PMDB). Nasceu pra coisa.

SUGESTÃO 1 – Gosto muito do jovem Rafael Goffi (PSDB). Acho que pode surpreender nas urnas. Por isso mesmo, sugiro que retire a enorme faixa em que identifica espalhafatoso prédio da Fortunato Moreira como “Escritório Político”. De certo que despoluiu ao retirar outra que tinha a cabeçorra de seu padrinho Ramalho. Mas, não tendo sequer mandato, pode ser alvo de representação. Aliás, já ouvi comentários de gente que pretende representar.

SUGESTÃO 2 – Não presta asfalto na cobertura da cabeceira Yassuda do Anel Viário. O calor e o peso das carretas pedem concreto armado.


FAVORITA DA COLUNA - Já está rolando, entre as 26 candidatas inscritas que vestem, manequins acima de 44, a fase classificatória do “Concurso Miss Plus Size 2015”. Se os quesitos simpatia e cortesia com o público forem preponderantes na escolha, a vencedora, na opinião deste Colunista, será a polidíssima recepcionista da Câmara Municipal de Pindamonhangaba, Samara Lemes, agora cedida à Justiça Eleitoral.

José Carlos Cataldi é jornalista, radialista e advogado. Foi fundador da CBN e consultor jurídico da Rádio Justiça do Supremo Tribunal Federal. É detentor da Ordem do Mérito Judiciário – grau de comendador; Atuou nas Empresas Globo, Radiobrás (Presidência da República); TV Rio/Record; Redes Manchete e Brasil de Televisão; foi 4 vezes Conselheiro Federal e Presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB. e-mail: josecarloscataldi@hotmail.coBlog:http://pensandovoce.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário