sexta-feira, 11 de setembro de 2015

PRO VALE

SINTOMAS - Linhas de ônibus sem integração, congestionamentos, inexistência de ciclovias, calçadas esburacadas. São alguns sinais de que o espaço viário não é bem utilizado. Os congestionamentos, e, como consequência o aumento dos tempos de viagens, são realidade nas cidades brasileiras. Três das nossas capitais, afora São Paulo, já aparecem entre as 10 metrópoles mais congestionadas do mundo. Levantamento Measuring Congestion Worldwide da empresa TOMTOM, mostra o Rio de Janeiro em terceiro lugar, Salvador em quinto e Recife em sexto. O arquiteto e urbanista Ayrton Camargo e Silva, atual diretor presidente da Estrada de Ferro Campos do Jordão e autor do livro “Tudo é passageiro - Expansão urbana, transporte público e o extermínio dos bondes em São Paulo” diz, ao analisar a pesquisa, que “A crise de mobilidade ocorre em função da incompatibilidade entre as viagens diárias feitas pelos modos motorizados e o espaço viário disponível para elas”... As grandes e médias cidades passam por crise de mobilidade. Pequenos municípios também, já esboçam sinais de colapso nos sistemas de locomoção. Ayrton sugere prioridade aos veículos de maior capacidade para atingir equilíbrio: “Enquanto as viagens crescem a cada ano, o sistema viário não. Motivo pelo qual deveria ser dada prioridade para nele circularem os modos de maior capacidade, exatamente o que não acontece hoje nas cidades.”...

FALTA PLANEJAMENTO – Trazendo o problema para o nosso lado, aí por conclusões deste Colunista, Pindamonhangaba está crescendo sem nenhum planejamento. O transporte é caótico. Cuida-se da questão da moradia de baixa renda MRV, mas, não se pensa em escola nas proximidades, no alargamento das ruas, no aumento de efetivos de Policia e Bombeiros... Pinda só tem um carro de combate a incêndios e nenhuma escada magirus para alcançar o alto dos novos espigões... Lembrai-vos da Boate Kiss e reflitam!

FINALMENTE – Parece que a prefeitura vai parar de enxugar gelo na cabeceira Yassuda do Anel Viário. A obra dessa vez tem pinta de profissional. Provável que o pavimento não afunde mais. Vamos torcer.   

TREM DA ALEGRIA – Soube que uma ‘staf da alta’ no município lotou um carro oficial para levar colegas a São Paulo, onde ingressariam na era digital. Teria aproveitado a carona para levar coisas para uma parente, desagradando outros caronas pela demora do uso privado do bem público. Caso foi parar no MP. Xiii!!!

EXISTEM PIORES – Para quem pensa que autoridades e vereadores que usam veículos oficiais para fins particulares são usurpadores, existem parlamentares e pessoas públicas ainda piores. Os deputados federais que representam Brasília consumiram combustível suficiente para dar 8 voltas ao mundo. Ao todo, gastaram o suficiente para rodar 322 mil kms... Consolo para o Eleitor Pindense que votou mal, mas, pode escolher melhor em 2016.

ALIÁS – Soube que um vereador que não olha o próprio rabo, dado a fazer fofoca dos outros; andou falando o que não devia de um colega lá na Colméia, na rota do Ribeirão Grande. Disse que o ex-amigo teria ameaçado uma líder comunitária. Parece que o agravado fez ou vai fazer B.O... Diria o baiano do show de facas em Salvador, Bahia: - “Quero ver sangue. Quero ver porrada!”.  

IPTU VERDE – Volto ao assunto para que a sociedade civil cobre do prefeito. O Vereador Roderley Miotto (PSDB) superou o impedimento levantado pelo jurídico da Câmara, transformando em indicação autorizativa o projeto do IPTU VERDE. Premia com descontos na tributação municipal, empreendimentos imobiliários que, a exemplo do Reserva Anauá, reaproveitam recursos naturais. Vários municípios brasileiros praticam isso. Agora é esperar a grandeza do alcaide.

MENGO E PINDA, 2 PAIXÕES – O rubro negro Genésio Gonzaga, ao que imagino, veio de Juiz de Fora, Minas; disposto a incorporar-se à cultura e às tradições de Pindamonhangaba. Assumiu há 35 anos o Serviço de Alto Falantes da Cidade (hoje Gonzaga Som) por onde já haviam passado Percy Lacerda, Jota Marcondes, Alceu Faria, Armin Hein, Francisco Piorino, Fernando Rezende, Jair Marcondes, Delorges Cozzi, entre outros famosos. Nestes 35 anos, Gonzaga já ajudou muita gente a encontrar documentos, mandar recados, cativar paixões, toda sorte de utilidade pública e informação publicitária. A Cidade deve muito a Genésio Gonzaga. A Câmara deveria reconhecer isso publicamente. Afinal, são 35 anos servindo qualidade.

BRONCA LIVRE – Vale a pena ler de novo... As redes sociais funcionando como termômetro da Cidade: Danyelly Cris postou revolta, após assistir sessão da câmara em que um vereador teria dito que faria de tudo para tirar o ônibus da ABC do Araretama porque estaria dando prejuízo à Viva Pinda... AINDA NÃO CONSEGUI PERGUNTAR QUEM FOI AO VEREADOR PIORINO. TALVEZ ME CONTE QUEM É... // Marlene Leite sugere que os vereadores de Pinda sigam o exemplo do vereador José Carlos Ferraz, da cidade de Silveiras. Apresentou projeto reduzindo os subsídios dos edis a um salário mínimo nacional. BOA IDÉIA... // Madalene Codinhoto publica aviso da prefeitura: “informamos que devido a vazamento na piscina não haverá aulas de hidroginástica e natação. LOGO NA CIDADE DO PREFEITO NADADOR...

NATAL E ANO NOVO – Restam poucas acomodações para os pacotes de festas do Hotel Colonial Plaza. Tanto para o Natal, quanto para o Ano Novo. Já reservei. Repito que a ceia é farta. O ambiente aconchegante. Até Papai Noel comparece...


José Carlos Cataldi é jornalista, radialista e advogado. Foi fundador da CBN e consultor jurídico da Rádio Justiça do Supremo Tribunal Federal. É detentor da Ordem do Mérito Judiciário – grau de comendador; Atuou nas Empresas Globo, Radiobrás (Presidência da República); TV Rio/Record; Redes Manchete e Brasil de Televisão; foi 4 vezes Conselheiro Federal e Presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB. e-mail: josecarloscataldi@hotmail.coBlog:http://pensandovoce.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário