quinta-feira, 8 de agosto de 2013


PENSANDO EM VOCÊ

Por José Carlos Cataldi

QUE LOUCURA! – Geraldo Alckmin impetrou mandado de segurança contra o CADE para ter acesso aos documentos, com os quais a multinacional alemã Siemens, acusa o governo de São Paulo de cartel e ação ilícita nas obras do metrô da capital. Não conseguiu a liminar!!! O Governador nega o aval à formação de cartel na licitação de linhas de trem e metrô desde 2000, envolvendo governos de Covas, dele e Serra. Sugere-se que substitua a indignação por uma interpelação judicial, Governador. Só assim sua versão virá à tona e permitirá o debate.

FIQUE ESPERTO – Não se pode confiar em mais ninguém. Nem nos prepostos da Caixa, de colete, com a inscrição “Posso Ajudar?”. A Polícia Federal desarticulou quadrilha especializada em clonar cartões de crédito e débito de correntistas da Caixa Econômica Federal. Suspeitos eram terceirizados do banco, e trabalhavam no atendimento aos clientes. Golpistas agiam desde julho de 2012, e, segundo o delegado Fabrício de Souza Costa, do Grupo de Repressão a Crimes Cibernéticos, causaram prejuízo de ao menos 5 milhões aos clientes, a quem pretensamente ajudavam e à próprio instituição, QUE TERÁ DE INDENIZAR. A operação policial intitulada "Posso Ajudar", cumpriu oito mandados de busca. Ouviu nove suspeitos, que fingiam auxiliar clientes idosos, deficientes ou com dificuldade de manusear os terminais de autoatendimento. Decoravam suas senhas, clonavam cartões e faziam saques ou transferências. Aonde vamos parar? Já fui contra. Mas, só a pena de morte pode dar jeito na crise moral deste País!

MENSALÃO EM PAUTA – Recursos apresentados pelas defesas de todos os 25 réus condenados na ação penal do mensalão começam a ser julgados a 14 de agosto. Entre os condenados, o ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, os deputados federais José Genoino (PT-SP) e João Paulo Cunha (PT-SP), além do empresário Marcos Valério. Os ministros do STF terão de decidir se são cabíveis embargos infringentes propondo novo julgamento. Joaquim Barbosa decidiu monocraticamente que não. O Supremo analisará os pedidos dos 25 condenados com sua composição completa, incluindo dois novos ministros: Teori Zavascki e Luís Roberto Barroso. O mensalão desviou recursos públicos para compra de apoio parlamentar no primeiro mandato do ex-presidente Lula.

SER OU NÃO SER? – Muitas pessoas me perguntam sobre a possibilidade do atual prefeito de Pinda vir a perder o processo que tramita no TSE? Acho difícil. Mas, por hipótese, admitamos que perca. Acredito que não deixará de recorrer, e pleitear permanência no cargo até apreciação do recurso final, através de cautelar inominada. Meus amigos do TSE, a quem jurei não pedir mais nada, informam que já há 883 mil 222 brasileiros com direitos políticos cassados...

POR HIPÓTESE – Imaginemos que, por algum motivo, haja uma nova eleição em Pindamonhangaba. Penso que dentre os candidatos do passado, apenas Casé e Gugu Melo estariam em condições de concorrer. Um nome forte, fora daquele  contexto, poderá ser o do Presidente da Câmara, vereador Ricardo Piorino.

MAIS UMA QUADRA COBERTA – A Assessora Regional do Deputado Federal João Dado (PDT) esteve com o Prefeito Vito Ardito Lerário (PSDB) para agendar um encontro. O Deputado antecipa à Coluna que, atendendo ao Vereador Tuninho da Farmácia, de seu partido, disponibilizou verba de 250 mil reais, através de emenda, para a cobertura da Quadra do Bairro do Bosque. Agora só depende da vontade política do prefeito.

THAT’S A QUESTION – Carros já circulam com adesivos indicando: “Porque um vereador ganha mais que um professor?”. Boa pergunta! Já vi vários... Principalmente no Posto Dez de Julho, onde Aryzinho Galvão coordena a indignação popular. Vi alguns também em Taubaté e Tremembé. Inclusive à porta dos presídios...

TRANSPORTE DO POVÃO – Logo mais, às 19 horas, a Câmara de Pindamonhangaba precisa estar lotada para discutir o Transporte Público da Cidade. Na audiência entre vereadores, prefeito, empresários e munícipes estarão temas como: redução de tarifa (proposta de Felipe César); bilhete único; novas linhas e a legitimidade da empresa Viva Pinda estar atuando em monopólio.

COLUNÃO: - Aos Amigos Santistas! Pensei que a partida era de doze. Mas o Barcelona teve piedade. Perdeu pelo menos 4 gols feitos na goleada de oito./////- Metade do 13º dos aposentados começa a cair em conta no dia 26./////- Em breve você não vai mais pagar tarifa de interurbano entre as cidades da Região Metropolitana. Tomara que seja logo./////- Bela iniciativa do Vereador Tuninho da Farmácia, criando Unidade Odontológica Comunitária móvel em Pindamonhangaba./////- Só ouço comentários positivos a respeito do Hospital 10 de Julho, a mais nova unidade da UNIMED-Pinda./////- Denerval Melo, incansável lutador pela classe dos Advogados, traz ao Vale o curso de peticionamento eletrônico ainda este mês. Pode ser em Pinda ou Taubaté./////- Outra do nosso Grande dirigente da Federação das Associações de Advogados: desconto de 20 por cento no almoço e jantar na Churrascaria Aquarius do Shopping Colinas, com a apresentação da carteirinha da OAB./////- Pena que o queridíssimo Cacaio não tenha vivido o suficiente para festejar os 150 anos da Santa Casa, entidade que fez crescer e amava tanto. Éh! Meus Amigos estão indo embora...

José Carlos Cataldi é jornalista, radialista e advogado. Foi fundador da CBN. Atuou nas Empresas Globo, Radiobrás (Presidência da República); TV Rio/Record; Redes Manchete e Brasil de Televisão; foi 4 vezes Conselheiro Federal e Presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB. e-mail: josecarloscataldi@hotmail.com - Blog: http://pensandovoce.blogspot.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário