quarta-feira, 31 de julho de 2013


NA HORA DO CRÉDITO VOCÊ PREFERE CADASTRO POSITIVO OU NEGATIVO?

A partir de amanhã todos os bancos poderão fazer o “cadastro positivo” dos clientes. Mas, para divulgar este meio de agilização do crédito, para quem sempre paga contas em dia, é preciso autorização do interessado.

Há protestos. Ainda ontem ouvia críticas de ONGs de defesa do consumidor à medida, aprovada pelo congresso em 2010, e, somente agora, posta em prática, após estruturação. Acham que isso vai apenas deixar o consumidor no foco das cansativas propostas de financiamento e negócios pela internet e love letters, aquelas chatíssimas cartinhas de amor...

Particularmente acho o cadastro positivo menos invasivo. Não é  irresponsável como os Serasas da vida, onde o nome do sujeito vai parar num painel de maus pagadores sem nenhum motivo. Pelo menos, na nova modalidade, existe a manifestação de vontade do consumidor em liberar suas informações cadastrais.

O cadastro funcionará da seguinte forma: quando uma pessoa, ou empresa, desejar buscar crédito em uma instituição financeira, ou estabelecer relação comercial com outra parte, poderá autorizá-la a acessar seus dados no cadastro positivo. Se for "bom pagador", o tomador terá o crédito mais rápido e ainda solicitar taxas de juros mais baratas.

Só vejo vantagem no cadastro positivo.

Falei e disse!

Leia abaixo a Coluna Dirigida ao Vale do Paraíba!

Nenhum comentário:

Postar um comentário