quarta-feira, 31 de julho de 2013


HOJE NO JORNAL DA CIDADE

PENSANDO EM VOCÊ

Por José Carlos Cataldi

SEM VITRINES??? - Vamos ver se agora, sem vitrines, a mobilização popular continua, ou se os grupos que protestavam nas ruas vão esperar a copa de 2014 para voltar a cobrar. Se o movimento esmorecer, tudo pode voltar como ‘Dantes no Quartel de Abrantes’. O projeto que torna a corrupção crime hediondo, por exemplo, apesar de estar pronto para ser votado na Câmara dos Deputados, pode fazer água. Não há consenso entre os parlamentares. Nem entre especialistas. O próprio ministro Gilson Dipp, presença do STJ na comissão que propôs mudanças ao Código Penal afirma que jamais foi pensado, pelo grupo, tratar a matéria como crime hediondo. Amigos! O Papa Romano foi embora. A Copa das Confederações foi enterrada. A tendência é deixar a poeira baixar, apagado o último holofote que nos focava, antes da Copa do Mundo. Os próprios políticos, em risco, pela queda na popularidade apostam nisso. Fiquem ligados...

SOLIDARIEDADE – Percebendo a arrogância e prepotência do governador do Rio de Janeiro, manifestantes foram às ruas de São Paulo semana passada, em protesto solidário, contra o uso particular de helicóptero público por Sérgio Cabral. O protesto que começou pacífico na Avenida Paulista, se estendeu pela Avenida 23 de Maio. E, ai incluiu o governador Geraldo Alckmin, criticado porque, segundo eles, também teria feito uso do helicóptero público. Pelo menos uma vez, para buscar o neto no aeroporto.

DIGNIDADE – Este colunista recebeu, via postal, a 26 de julho de 2013, mensagem da Comissão Nacional de Anistia do Ministério da Justiça que reafirma decisão da 20ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro: “Anistia. Jornalista. Radiobrás. Demissão. Readmissão com fundamento no Art. 8º, § 5º, ADCT. Perseguição política devidamente comprovada (...) Declaração da condição de anistiado político, oficializando em nome do Estado Brasileiro, o pedido de desculpas ao Sr. José Carlos Santos Cataldi – Art 1º, I, da Lei 10559/2002” (...) Por unanimidade. Ministros Conselheiros José Carlos Moreira da Silva Filho, Narciso Patriota Fernandes Barbosa, Mário Miranda de Albuquerque, Ana Maria de Oliveira e Ana Maria Guedes.

CANDIDATURA - O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, em entrevista ao jornal O Globo, afirmou que o Brasil não está preparado para ter um presidente negro e que não será candidato no próximo ano. Ele nega que tenha envolvimento com qualquer partido e que almeje envolvimento com a política. Segundo o presidente da Corte, ainda há bolsões de intolerância muito fortes e não declarados no Brasil.

TERÁ SIDO O PAPA? – Estava com saudade do Irani. Escrevia esta coluna,  lamentando sua ausência, quando recebi o seguinte e-mail: “Quero dizer que ninguém comprou meu silêncio nem me assustam os processos judiciais que respondo, pois tenho convicção do que escrevi e a certeza que a Justiça me dará razão no frigir dos ovos. Nos próximos textos que tenho em mente, espero explicar o que motivou meu retorno. Medo é uma palavra que não consta em meu dicionário. Não nos calemos diante da corrupção, do caudilhismo e dos conchavos políticos”(...) Parece o discurso do Papa Francisco. Mas é o grito de volta do Irani Lima. Se Benvindo!

E A VILA SANTO ALEIXO? – Recebi material da Universidade de Taubaté, documentando a parceria que a UNITAU dedica ao restauro da Basílica do Senhor Bom Jesus de Tremembé, marcando o jubileu de 350 anos. Louvável! Mas porque a UNITAU não dedica a mesma atenção à Vila Santo Aleixo? Local histórico, que abrigava o Cardeal Arcoverde, do Rio de Janeiro, em suas constantes visitas a Taubaté, onde veraneava... Salvo Melhor Juízo é ou foi acervo da Universidade...

GRAÇA COMEMORA – Taubaté receberá verba federal do Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde. Após reunião com o Ministro da Saúde, a vereadora Graça anunciou os investimentos. Além da ampliação das UBS, Graça conseguiu o compromisso de Alexandre Padilha para a implantação do SAMU, UPA 24 HORAS e Hospital Municipal. E Pinda, quando vai agir, Isael???

TRANSPORTE DO POVÃO – A Câmara de Pindamonhangaba realizará dia 08 de agosto, às 19 horas, Audiência para discutir o Transporte Público da cidade. Temas como redução de tarifa (proposta de Felipe César); bilhete único, novas linhas e a legitimidade da empresa Viva Pinda estar atuando em monopólio, serão destaque entre munícipes, vereadores, prefeito da cidade, secretários e empresários.

COLUNÃO: Poderosa produtora de vídeos e notícias está se instalando no segundo andar da Avenida Nossa Senhora de Bonsucesso 1030. A julgar pelo investimento no prédio, tem gente apostando em capital multinacional. Ou será de algum ricaço de Pinda?/////- Aliás, tem gente colocando um carro em aposta ou desistindo de um, quanto a uma possível mudança no quadro político em Pindamonhangaba. Se houver, muitos terão de calçar de novo a sandália da humildade./////- Denerval Melo, incansável lutador pela classe dos Advogados, traz ao Vale o curso de peticionamento eletrônico. Dia 12 de agosto, em Taubaté, das 18:30 às 22:30./////- Cacaio e Camilo dão os últimos retoques na grande festa de 150 anos da Santa Casa de Pindamonhangaba – a melhor do Brasil! Basta ver no SBT o estado em que estão as congêneres no resto de São Paulo e do País. Parabéns!

José Carlos Cataldi é jornalista, radialista e advogado. Foi fundador da CBN. Atuou nas Empresas Globo, Radiobrás (Presidência da República); TV Rio/Record; Redes Manchete e Brasil de Televisão; foi 4 vezes Conselheiro Federal e Presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB. e-mail: josecarloscataldi@hotmail.com - Blog: http://pensandovoce.blogspot.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário