terça-feira, 9 de julho de 2013


GOVERNO DESISTE DA IMPORTAÇÃO DE MÉDICOS CUBANOS...

Diante de muitas críticas, o governo desiste da importação de médicos cubanos para interiorizar a medicina. Mas, como tudo feito impulsivamente, sem maiores reflexões, o governo federal sofrerá novo bombardeio ao “Programa Mais  Médicos”. Mesmo tendo desistido de importar, frise-se, um lote de 6 mil curandeiros de Havana.

Vai impor mais dois anos ao curso de medicina, com especialização a serviço do SUS na interlândia brasileira, e, caso não consiga preencher todo o plantel para o atendimento, convocará estrangeiros, que não precisarão prestar exame de suficiência nos Conselhos de Medicina.

A presidente está cutucando vespeiro. Devia, com humildade, levantar as reais falhas do serviço público de saúde no país. Acatar que administra mal a verba que disponibiliza, superior,  ao arrecadado com o turismo ou a exportação de níquel.

Mas, para responder demagogicamente à “Voz das Ruas”, descarta os cubanos, porém, mantém potencial a convocação de espanhóis e portugueses, que darão o máximo de si, obviamente depois de chegarem aqui, para vir para as capitais o mais rápido que puderem, com medo da malária e outras mazelas tropicais com que nunca se depararam na vida.

Devia vincular os médicos recém formados ao serviço militar e ou civil obrigatório. Mas, tudo agora é feito ao comando do desespero eleitoreiro, sem qualquer consulta. O Planalto está se acostumando a lançar balões de ensaio e colher opiniões jurídicas depois. E, nesta iniciativa, pior que a do plebiscito. O inciso Um do Artigo 37 da Constituição Federal, afirma que estrangeiro, a exceção de professores visitantes, não podem ocupar cargos públicos permanentes.

Mais um tiro sem pontaria.

Falei e disse!

Nenhum comentário:

Postar um comentário