quinta-feira, 4 de julho de 2013

FIM DO VOTO SECRETO É VITÓRIA DA CIDADANIA


De uma boa intenção, que era garantir o voto consciente contra o poder dominante, o sigilo nas votações foi deturpado pelos políticos brasileiros. Transformado em escudo, para tomada de posições impopulares, sem risco de enfrentamento com a opinião pública.

Por isso o Povo protestou e conseguiu vitória parcial. A PEC sobre o voto secreto, um dos tópicos do plebiscito proposto pela presidente da república, caiu na Comissão de Constituição e Justiça. Detalhe é que nem estava na pauta. Foi posta as pressas no cenário de discussões, por causa da pressão popular.

O texto, um dos muitos que estavam esquecidos, é de autoria do senador Paulo Paim, do PT gaúcho. Prega sessões abertas, mesmo para julgamentos de parlamentares por quebra de decoro e cassações. Mas, não definitivo. O fim do voto secreto ainda precisa passar pelo plenário, e alterar o regimento interno, para que as composições da mesa diretora e das comissões especializadas também se deem por voto aberto.

De qualquer forma, as votações-relâmpago de projetos que visam a moralizar a política, como ontem, viraram cenas corriqueiras no plenário e comissões do Congresso. A intenção é mostrar serviço e diminuir os desgastes dos políticos. O que o Povo agradece.

Agora falta mobilização para derrubar o plebiscito e evitar que se gaste dinheiro à toa. Há quem defenda o referendo popular, depois da votação da reforma política. Mas nem isso é necessário. Os movimentos populares estão sinalizando o que o Povo quer: Fim da corrupção. Fim das mordomias, decência na condução da coisa pública e menos impostos.

Falei e disse!

Nenhum comentário:

Postar um comentário